segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Violência: legalizada e lucrativa


No último sábado, por puro acidente, vi um pedaço de uma luta livre num canal fechado. Fiquei horrorizado com o que vi. No ringue um lutador brasileiro batia no rosto do oponente que estava caído e lhe arrancava sangue do rosto. Isso se prolongou por um tempo até que o árbitro da peleja apontasse o vencedor.

Fiquei sabendo que tais lutas estão sendo transmitidas por um canal aberto de televisão. Uma barbaridade! Os embates nos remetem aos gladiadores, às lutas violentíssimas do passado.

Sem falso moralismo:

De que adianta combater a violência nos estádios de futebol e outras arenas de esportes? De que adianta combater a violência nas ruas, no trânsito e afins?

Estamos diante da violência legalizada e lucrativa.

Notei, vendo aquela luta no ringue, que os expectadores vociferavam por sangue e mais violência. Homens e mulheres unidos pelo desejo de ver a truculência avalizada pela mídia.

Alguns podem dizer que não é possível comparar a luta livre com outros esportes, pois a regra ali é esta: vence quem lutar melhor e machucar mais o oponente. Regra é regra. Pergunto: é possível estabelecer regra para a prática da violência?

Quem não concordar com o meu ponto de vista deve ser respeitado. Deve, também, deixar de reclamar dos efeitos de tal violência no cotidiano. Violência sempre haverá de gerar violência. Ainda que seja uma violência legalizada e lucrativa.

A violência virou negócio. Os violentos viraram ídolos. Tomara que os fãs não tentem trazer para o dia-a-dia o exemplo dos ricos e violentos ídolos.

Enéias Teles Borges

4 comentários:

Alexandre - Condor disse...

Enéias, pela primeira vez, discordo um pouco de seu ponto de vista! Rs
Acredito que no UFC está em jogo a disputa entre lutadores preparados, com habilidades em várias artes marciais , muito bem pagos e que estão lá por livre e espontânea vontade. Bem diferente da violência das ruas que quase sempre é praticada de forma covarde e a troco de nada.
A competição é sangrenta, concordo! Mas os lutadores sabem do risco e podem desistir da luta muito antes.
Assisto o UFC há bastante tempo e se você notar a atitude de pessoas como o atual campeão Anderson Silva verá um cara pacífico e equilibrado, bem diferente daquele lutador sanguinário do Ringue.
Concordo que o esporte é violento e rentável, mas é pura demonstração e aplicação de artes marciais e tudo está restrito ao ringue, pois quase nunca os lutadores estão envolvidos em confusões fora dali.
Portanto discordo quando você compara a violência dos ringues à violência urbana.
Mil vezes mais violento do que UFC são as vaquejadas e rodeios, pois ali a violência é praticada de forma covarde com seres inocentes e indefesos.
Mas concordo que o UFC deve ser restrito a canais fechados.
É apenas minha opinião! Grande abraço!

Altamirando Macedo disse...

Enéas,

Perdôe-os pois não sabem o que fazem, nem os que lutam nem os que assistem. São os atletas de Cristo.

Alexandre,

Publiquei na "Toca do Condor" um comentário sobre evolução. Aqui falo de nôvo sôbre, aproveitando seu gancho.
Nós ainda estamos evoluindo e alguns trogloditas estão em menor escala, é natural.
Sou fã de touradas espanholas e torço pelo touro. Se as lutas entre bestas humanas executasse a sublimação do ultimo ato, a morte, eu torceria por ela também.
O sublime é apanhar na cara e isto o povão deve ver em canal aberto, já que é seu ópio.
Abraços.

Alexandre - Condor disse...

Altamirando,

Já eu não curto touradas, pelo touro que sempre se dá mal, mas pulo de alegria quando, antes de morrer o touro ferra o toureiro!Rs
No UFC gosto da arte marcial em sí, técnicas como esquivas, chaves de braço e etc.
Aprecio a atitude dos atletas pós luta e o comportamento deles fora do ringue. Na maioria são controlados, humildes e ajudam muitos carentes a ter um destino melhor, icentivando a prática esportiva. Vide o histórico de caras como: Anderson Silva, Rodrigo Minotauro e Victor Belfort.
Mas entendo que ver uma luta extrema entre dois brucutus cause ojeriza em alguns. Por isso, entendo quem é contra e respeito.

Reinaldo disse...

Enéias, perfeito o seu post e está na marcação corretíssima - Comportamento.

Não estamos falando sobre regras, homens preparados, touro, vencedor, dinheiro, divertimento, etc, etc...

Estamos falando de comportamento e como podemos influenciar os outros e a nós mesmos.

Vivemos num mundo violento como se precisássemos de fato nos defender de algo. Quem sabe de um ET, ou de um leão a solta, ou de um crocodilo em nosso quintal!

Não, nos defendemos e brigamos com nós mesmos, nosso ego, nossa ignorância, nossa ira desenfreada e principalmente por causa da nossa ganância e egoísmo.

A violência é uma doença da alma muito lucrativa.

Alguém aqui iria num sábado ou domingo num hospital do câncer, prestar solidariedade a algum doente internado?

Comportamento sem violência é uma Utopia para a nossa natureza. Somos animais, alguns racionais, outros irracionais.

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails