quinta-feira, 26 de maio de 2011

Uma estrela, seis planetas ou mais...

Na última década a descoberta de planetas fora do sistema solar literalmente explodiu. O número saltou de cerca de 50 para mais de 500 neste período. A descoberta de mais um não seria novidade não fosse pelo fato desta vez a sonda espacial Kepler, lançada pela Nasa em 2009, ter achado um sistema solar singular com seis planetas orbitando em torno dele.

“Sabemos há anos que sistemas multiplanetários são razoavelmente comuns. Ano passado um grupo europeu encontrou um com seis planetas (que não transitam). O que é realmente surpreendente é quão perto eles estão um dos outros. Os cinco planetas mais perto da estrela formam o sistema mais compacto já encontrado. Todos eles tem uma translação [tempo em que demora para dar uma volta em torno da estrela] menor do que 50 dias”, explicou ao site astrofisicos o astrônomo Jonathan Fortney, da Universidade da California em Santa Cruz.

Recomendo a leitura completa da reportagem e a ampliação da imagem, teclando no link (Astrofísicos).

Nota: É certo que somos finitos. É certo que a Astronomia avançará nos próximos séculos. É certo que infelizmente eu não poderei ver tal avanço que se manifestará daqui a cem, duzentos anos. Écerto, também, que existe muita vida lá fora. Vida real, em sua plenitude. É certo, mais ainda, que o que nos foi transmitido não coaduna com a realidade do Universo real. Assim como o postulado de Galileu não foi aceito por muitos do seu tempo, muitos, hoje, recusam-se a enxergar que o que nos foi ensinado pela tradição está eivado de mitologia, sonhos, davaneios...

Enéias Teles Borges

Nenhum comentário:

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails