quinta-feira, 28 de abril de 2011

Acredite

As pessoas precisam acreditar em Deus justamente porque Deus não existe. Eu não preciso acreditar que a minha mãe existe: porque ela existe.”

Fonte: DeusILUSÃO.

Nota: Antes que me seja perguntado: sigo firme no "agnosticismo teísta".

Enéias Teles Borges

5 comentários:

Bruno Zehetmeyr disse...

Interessante como o ateísmo filosófico tenta desesperadamente se eximir da fé, mas acaba se perdendo no meio do caminho.
Segundo o autor da frase, as pessoas precisam acreditar em Deus, como se o "acreditar" fosse um ato que não lhe é pertinente, mas logo em seguida ele afirma: "porque Deus não existe", ou seja, ele precisa acreditar nisso, senão estaria pondo em descrença o próprio conceito puro científico.
Aí ele cita a mãe, que deve estar viva, senão não existiria. E o autor é enfático na sua afirmação:"Porque ela existe!". Ou seja, a menos que ele estivesse olhando para ela ou ouvindo sua voz ao telefone no momento em que escrevia o texto, ele está claramente expressando sua fé de que nada de mau (um acidente, um enfarte, etc...) aconteceu à sua progenitora desde o último contato que teve com ela, o que é estranho pois, de um jeito ou de outro, isso acaba invalidando o texto, senão hoje, no futuro.

Cleiton Heredia disse...

Interessante como os teístas tentam desesperadamente anular qualquer manifestação da lógica ateísta.

Bruno Zehetmeyr disse...

A refutação faz parte de qualquer processo do conhecimento. Se isso é visto como desespero, aconselho outros entretenimentos, como truques com baralho.

Cleiton Heredia disse...

Bruno,

Caso não tenha percebido, "desesperadamente" é a mesma palavra que você usou primeiro em seu texto, ou seja, o conselho que me dá serve também para você. Bem, eu sei muitos truques com baralho, e você? (rs)

Bruno Zehetmeyr disse...

Cleiton, acho que você não compreendeu bem os textos então. Minha referencia à desespero é com relação ao fato de sempre o ateísmo tentar se desvincilhar da fé, o que obviamente (espero), é uma refutação. O seu uso para a palavra desespero já foi com relação a minha refutação, o que é uma coisa absolutamente diferente e também não acrescentou nada de novo, apenas desviou o foco.
Ja minha insinuação ao baralho foi só uma ironia mesmo.

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails