quinta-feira, 17 de março de 2011

É errado usar a razão?

É errado usar a razão?

Pois parece que é. Pelo menos para aqueles que são membros da comunidade da FCFA (Fé Cega, Faca Amolada). Costumam dizer: "Pensar, estudar e ler demais não fazem bem. Quem age assim se afasta da fé..." Ou então: "Leram a Bíblia sem o uso da fé, usando apenas a razão humana e vejam só: afastaram-se da religião..."

Estou exagerando? Podem ter certeza que não.

Quando alguém diz que começou a questionar, a raciocinar e por isso afastou-se das crenças antigas, logo vociferam: "Não disse que isso iria acontecer? Quem mexe com fogo sempre se queima..."

Em rápidas e resumidas palavras, pergunto: quando alguém investiga e abandona a fé (crença), o problema está com a investigação ou com a fragilidades dos postulados das culturas religiosas?

É errado usar a razão?

Enéias Teles Borges

4 comentários:

Bruno Zehetmeyr disse...

Enéias, não vejo problema algum em usar a razão. O problema que eu vejo é somente chegar a conclusão de que quem usa a razão chegará a mesma conclusão que você, e colocar todos que possuem uma opinião diversa no mesmo balaio. Lembre-se que muitos que não acreditavam em um Deus, leram a Bíblia utilizando a razão e passaram a crer. Temos que tomar cuidado para não sermos exatamente o que criticamos nos outros.

Enéias Teles Borges disse...

Bruno,

Minha postura, como agnóstico teísta, precisa ser enfática contra qualquer corrente que advogue ser dona da verdade (teísta ou ateísta). O que tem me chamado a atenção é o seguinte: à medida que o homem avança, utilizando a razão, ao contrário do que acontecia no passado (da idade média até metade do século XX), o número de descrentes tem aumentado (digo percentualmente)- ao contrário dos que aderiram à fé sem questionamentos. Por que o uso da razão, quase sempre, faz a pessoa repensar os conceitos arraigados? Todos os meus colegas, inclusive do SALT, que resolveram "reestudar" mantiveram o teísmo, mas passaram a descrer da forma como antes acreditavam (a leitura da Bíblia com uso de 100% da razão derruma muita coisa...)

Abraços/Enéias

Bruno Zehetmeyr disse...

Enéias,

Não discuto suas idéias. Costumo ler seu blog, e em muitas coisas concordo, e em outras discordo, como é de se esperar entre pessoas que usam seu dicernimento próprio.
Mas como sou uma pessoa que não costuma poupar ninguém daquilo que penso e vejo, não posso me furtar de dizer que lí seu comentário, e não vejo essa linha de raciocínio no restante de seus textos, muito bem escritos por sinal. Vejo sim um flertamento com a linha ateísta, por qualquer motivo, seja aceitação em um meio elitista ou algo mais presente. Veja, talvez você não acredite quando eu digo que isso não me encomoda pelo meu ponto de vista cristão. Seria fácil e plausível pensar assim. Meu ponto de vista com relação à isso é que vejo pouco de agnosticísmo verdadeiro em seus textos.

Grande abraço

Enéias Teles Borges disse...

Bruno,

Gosto disso. Franqueza na opinião. Conto com sua leitura constante.

Enéias

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails