segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Cerveja faz bem ou mal à saúde?

A pergunta:

Todo mundo já experimentou pelo menos um golinho? Aqueles que não gostam falam que faz muito mal, que retarda o cérebro e coisa e tal. Os que amam dizem que é muito bom até para pedra no rim. Mas agora eu queria saber a verdade se alguém souber por favor me diga.

A resposta:

Desde que seja ingerida com moderação e somente por maiores de idade, parece que esta bebida é altamente benéfica. Além de prevenir doenças, quem bebe cerveja têm maior agilidade mental do que os abstêmios, são mais felizes e menos propensos aos suicídios, segundo vários estudos difundidos.

Além de ajudar o sistema cardiovascular, é boa para evitar a trombose e tem efeitos sobre a coagulação do sangue. Assim mostrou um estudo apresentada por Ramón Estruch, do serviço de medicina interna do Hospital Clínico de Barcelona. Todos estes dados foram apresentados no IV Simpósio sobre Saúde e Cerveja, em maio deste ano em Bruxelas.

E isso não é tudo. Asseguram que a cerveja não engorda (cuidado com os petiscos) e possui prolactina, uma substância com propriedades anti-inflamatórias, segundo um estudo apresentado por Ascensión Marcos, professora do Conselho Superior de Investigações Científicas. Marcos explicou que a bebida pode ter efeitos contra a osteoporose, alergias ou outras patologias inflamatórias, já que seu consumo aumenta os linfócitos, células imunológicas que ajudam a destruir microorganismos invasores, destroem vírus e respondem a tecidos estranhos, como nos transplantes.

A essa altura, a pergunta é: qual a dose recomendável?

Estruch assinalou dois copos diários para as mulheres e quatro para os homens, preferencialmente nas refeições(batata frita fora) e não todos os dias. Já Marcos recomenda uma lata diária para mulheres e duas para os homens.


Nota: Curioso como as pessoas perguntam o que, de uma forma ou de outra, já possui a resposta. Eu pergunto: qual a resposta que se quer? Faz bem? Faz mal? Eu posso advogar para qualquer dos lados. Até inovo: água potável faz bem ou faz mal? Experimente beber vinte litros de água por dia e depois responda se faz bem ou se faz mal... Moderação, eis o segredo para o sucesso. Nem o exagero dos que anarquizam, nem o excesso de zelo dos fanáticos da fé cega e da faca amolada...

Enéias Teles Borges

Um comentário:

Cleiton Heredia disse...

A cerveja só faz bem a saúde se for SEM ÁLCOOL.

A ciência cada vez está mais convencida de que o etanol existente em todas as bebidas de teor alcoólico não deve ser ingerido nem de forma moderada.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estudos apontam que o "consumo baixo ou moderado de álcool" resulta em uma redução no risco de doenças coronárias. Porém, a OMS adverte que "outros riscos para a saúde e o coração associados ao álcool não favorecem uma recomendação geral de seu uso".

Foi comprovado que o consumo moderado de álcool está associado a um maior risco de doença de Alzheimer e outras doenças senis, angina de peito, fraturas e osteoporose, diabetes, úlcera duodenal, cálculo biliar, hepatite A, linfomas, pedras nos rins, síndrome metabólica, câncer no pâncreas, doença de Parkinson, artrite reumática e gastrite. O consumo moderado também pode dificultar a memória e o aprendizado, e até piora a pontuação em testes de QI.

Um estudo sobre vinhos publicado na American Journal of Clinical Nutrition descobriu que vinhos sem álcool possuem os mesmos benefícios do vinho comum, e que o álcool pode reduzir os benefícios.

O mesmo pode ser dito da cerveja, cujo álcool pode reduzir seus possíveis benefícios.

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails