sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Por que morrer?

Uma senhora, conversando comigo, disse-me algo mais ou menos assim: "houve um tempo em que eu tinha certeza que jamais ficaria velha. Hoje estou com rugas. Minha tia, com 70 anos, anda com medo de morrer. Por que precisamos morrer?"

É claro que meu tempo de tentativa de "evangelizar" ficou num passado distante e eu apenas lhe disse: "houve quem não nascesse. Nós nascemos e, portanto, estamos no lucro. Não está bom?"

Curiosamente muitas pessoas reclamam dessa vida curta e difícil. Mesmo assim querem continuar vivendo muito tempo. Não importa se a vida continuará ruim. Não é curioso o apego humano à vida? Por quê?

A resposta a esta pergunta passa por teístas e ateístas. A realidade: morrer é certeza na vida humana, e o que nos compete é pensar mais ou menos assim: "não adianta sofrer em razão do inevitável. Já que não há como evitar, convém viver, enquanto ainda é possível". O que seria viver? Aí varia de pessoa, para pessoa...

Enéias Teles Borges

3 comentários:

Alexandre - Condor disse...

O medo de morrer é gerado pela incerteza do que virá.
Até aqueles que dizem ter certeza de que vão viver após a morte, temem estarem errados.
Alguns ateus temem a morte porque amam viver e não querem que isso acabe, pois não haverá outra vida, segundo eles.
Já os religiosos temem, mesmo que inconscientemente, que os ateus estejam certos.

Eduardo Montanari disse...

Viver para sempre não é uma benção, mas uma tortura. O homem não tem esse direito. Para aprender-mos temos que aprender a passar pelas coisas e deixá-las, inclusive a vida.

Danilo Sergio Pallar Lemos disse...

Um questionamento que percorre séculos, porem tem varias respostas. Mas sabermos que toda vida tem seu início e fim, e se é preciso estar pronto para o momento final da carreira pois assim alcançaremos os lauréis.
www.vivendoteologia.blogspot.com

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails