quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O que é Deus?

O que é Deus? Quem é Deus? Existe? Ou é mera invenção humana? O que significa Deus?

Se algum desconhecido me perguntar diretamente se eu acredito em Deus e exigir apenas Sim ou Não como resposta, eu não saberia o que dizer. Pelo simples fato de que eu não saberia sobre que Deus essa pessoa estaria falando.

Sinceramente não creio que haja uma palavra mais mal compreendida, confusa e multi signficativa do que Deus.

A palavra "deus" deriva da palavra grega "teo", que por si só pode significar não apenas um tipo específico de deus monoteísta, mas também qualquer tipo de divindade ou "princípio" divino.

Quando um brasileiro usa a palavra Deus, não há como saber superficialmente se ele está se referindo a uma concepção de Deus Panteísta como o da maioria das religiões espiritistas, a um específico deus de um panteão qualquer, ao Deus monoteísta ao estilo Judáico-Cristão, ou mesmo a alguma idéia mais abstrata tal como uma simples Consciência Universal, uma Inteligência Oculta ou mesmo as simples leis de causa e efeito da natureza.

Importante a leitura completa do texto. Basta teclar em: (deus).

Nota: Trata-se de uma forma, bem didática, de mostrar o que é (seria) deus.

Enéias Teles Borges
Editor do blogue "Convictos ou Alienados?"
-

Um comentário:

Ricardo disse...

Deus não é nada para alguns, mas é tudo para muitos. Para mim, que faço parte do primeiro grupo, Deus é sinônimo para os diversos e casuais eventos do dia-a-dia. Nada mais do que isso.

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails