quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Política e reflexões - II

Livre escolha

Enquanto muitos, por terem algum tipo de religião, acharem-se com mais discernimento que os outros e, por esse motivo, sentirem-se no dever de sugerir o candidato "A" ou o "B", estaremos em má situação. O verdadeiro crente não indica candidato e, sim, incentiva a livre escolha...

Deus e o diabo

Para muitos deus está com Dilma e para outros está com Serra. Para alguns o diabo está com Dilma e para outros está com Serra. Existem pessoas agradecendo a deus, tanto de Dilma, quanto de Serra. Vamos deixar deus fora disso? Não seria sacrilégio envolvê-lo na briga de dois, que são iguais no que presta e no que não presta?

Candidatos criacionistas?

O Brasil, país cristão, está em festa. Os dois candidatos, Serra e Dilma, creem na existência de deus. Foram vistos, no último dia 12/10, na cidade de Aparecida. Os dois na igreja! Estavam na igreja? Logo não são ateus. Pelo menos esse é o tipo de argumento que se usa por aqui. Um viva para os candidatos criacionistas!

Deus anda com picaretas?

Já que a Bíblia foi trazida à baila: quando Jesus disse "a César o que é de César e a Deus o que é de Deus", ele não estava a favor de Roma. Estava se referindo à necessária separação das coisas. Deus (religião), César (política). Por quê? Simples: o estado teocrático estava prestes a ruir, como ocorreu quando Jerusalém foi ao chão. No Brasil: à religião o que é da religião e à política o que é da política.

Dirijo-me ao cristianismo: quando a religião se intrometeu deu no que deu. A idade das trevas. Inquisição, fogueira, maldade e tudo em nome de deus. Dilma é tudo o que o dizem dela, mas Serra também é. Caso tenhamos que agir corretamente não temos opção. Serra ou Dilma? Tudo farinha do mesmo saco! O problema é trazer religião para um debate em que os dois são ateus. Ateus mesmo. Tudo o que apresentam é para a galera. Se alguém disser que Serra não é ateu o mesmo argumento servirá para Dilma.

Uma pena que eu assumi compromisso de NUNCA anular meu voto. Não tenho em quem votar. São duas pragas que assolarão o Brasil. Resta-nos escolher quem destruirá menos. O debate em tela é esse: o verdadeiro cristão, o verdadeiro mesmo, não deve sugerir um ou outro candidato e sim dizer, de forma honesta, "use sua consciência e esolha o que lhe parece melhor". Para muitos o melhor será Dilma e para muitos o melhor será Serra. É questão de respeito deixar que as pessoas esolham votar livremente. Será que nem isso nós conseguimos?

Será que queremos cometer o sacrilégio de dizer que deus está com um com o outro? Desde quando deus anda com picaretas?

Nota: São opiniões minhas, postadas no meu mural e nos murais de amigos (Facebook).

Enéias Teles Borges - Autor
-

2 comentários:

Altamirando Macedo disse...

A religião é de natureza política. Se existe oposição existe política.Porisso há Deus e o Diabo, háo o bem e o mal. Jesus foi castigado por motivos políticos. As cruzadas se iniciaram com propósitos religiosos e tornou-se comercial e política. Hoje somos regidos por uma política religiosa. Será que Deus anda com picaretas, ou os picaretas andam com Deus?

Patrícia Rodrigues Ruiz disse...

Bem, eu disse com os meus botões que não iria mais tecer comentários no seu blog, pela minha...digamos fé cega e faca amolada , atributos que me conferistes diante de um comentário irrefletido sobre outra questão.
Porém, já que o assunto está muito frutífero, dou o meu pitaco: a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.
Na verdade, eu vou anular o meu voto.
Aborto não é uma questão religiosa. è questão de vida ou morte.
Morte para uns, vida para outros e outras, ainda que vida sofrida e sequelada.Pois as consequências de um aborto clandestino são nefastas.Considero uma canalhice apoiar-se nessa delonga para manifestar uma verve religiosa inexistente e atrair os incautos que tem uma fé sincera e genuína.
Agradeço-lhe pois com as suas contribuições ao meu modesto pensar, afio a minha retórica para enfrentar a banca de um possível mestrado a fazer, se o vento soprar a favor. Meus respeitos e meus cumprimentos.

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails