segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O FRIO E O INFARTO AGUDO

Gosto do frio. Não o frio polar. Digo o frio que se abate sobre São Paulo, no mês de inverno. Frio como o de hoje. Não gosto do calor. Sinto-me mal. Eu só não sabia que o frio é um agente complicador. Que aumenta o risco de infarto agudo do miocárdio.

O frio e o risco do infarto

"Os brasileiros acostumados com dias ensolarados comemoram a passagem do inverno e do frio. E eles têm, pelo menos, mais um motivo para isso: períodos de temperaturas mais frias estão relacionados com um aumento no risco de infartos agudos do miocárdio. Esta é a conclusão de um estudo feito no Reino Unido, no qual os pesquisadores verificaram que uma redução em 1º C, na temperatura externa, em um dia esteve associada com cerca de 200 infartos a mais do que a média anual. "

"A pesquisa, publicada no British Medical Journal, foi feita a partir da análise de dados de 84 mil pacientes admitidos em hospitais com episódios de infarto, entre 2003 e 2006. Os dados foram comparados com temperaturas diárias das regiões em que eles moravam. Foram avaliadas 15 áreas na Inglaterra e no País de Gales. Os resultados foram ajustados para levar em conta fatores como poluição do ar, episódios de gripe, sazonalidade e tendências de longo prazo. O estudo identificou uma associação da redução em 1º C na temperatura média diária com um aumento cumulativo de 2% no risco de infartos, por um período de 28 dias, sendo o maior risco nas duas semanas subseqüentes à queda de temperatura."

"O maior risco foi observado em até duas semanas após a exposição a temperatura mais baixa. Embora o aumento no risco possa parecer pequeno, isso não é verdade, pois em uma região como o Reino Unido, onde ocorrem cerca de 146 mil infartos por ano, mesmo uma pequena elevação resulta em um impacto significativo. E o risco é maior em pessoas mais velhas, com idades entre 75 e 84 anos, e em indivíduos com histórico de doenças cardiovasculares. Um detalhe curioso é que embora os autores não tenham observado um aumento no número de infartos em temperaturas mais elevadas, eles sugerem que o risco aumenta com a queda de temperatura que, às vezes, ocorre no verão. "

"Mas antes que os brasileiros, incluindo as mulheres, se apavorem com a chegada do próximo inverno e com as quedas intensas de temperatura no verão ficam registradas aquelas velhas recomendações e cuidados maternos: em caso de frio aqueça-se. Um casaquinho ou blusinha não faz mal a ninguém."


Nota: Um dos meus sonhos para o futuro é morar em Campos do Jordão. Ficar entre essa cidade com clima frio e a outra maravilha paulista, que é a cidade de Ubatuba. Essa notícia não tirou meu sonho, mas colocou uma "pulga atrás de minha orelha"...

Enéias Teles borges - Editor
-

Nenhum comentário:

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails