terça-feira, 7 de setembro de 2010

O capricho de Deus

Ouvi um pregador carismático, no canal Canção Nova dizer que um dia recebeu o chamado divino, mas somente depois de onze anos o atendeu. Segundo ele essa foi a forma ideal. Quanto à demora ele disse: "Deus não retarda, Deus capricha".

Estamos num Brasil de fé. Católico e pentecostal. Pentecostal porque as igrejas tradicionais estão aderindo à moda, incluindo aí um lado da Igreja Católica. Poucos segmentos de fé estão mantendo a tradição ortodoxa. O Brasil é um  país católico e pentecostal. A teologia da prosperidade vence um degrau por dia e está chegando ao topo.

Até mesmo no meio no qual cresci tenho visto muito da tendência carismática. É deus ouvindo a oração humana, subjugado ao determinismo da fé. Ele, dizem muitos, já ouviu a sua oração e já respondeu: "sim ou não ou espere um pouco". É um "deus-atende-tudo-do jeito-que-o-fiel-quer". O crente hoje não pede, ele ordena e deus tem que responder! "Não somos a cauda, somos a cabeça", bradam bispos, apóstolos, pastores, padres e afins...

O deus-alfaiate está na moda. Ele existe porque é confeccionado de acordo com a vontade de cada seita. O Brasil tornou-se, portanto, solo fértil para o exercício da fé cega e da faca amolada (FCFA).

Enéias Teles Borges
-

2 comentários:

Anônimo disse...

Interessante..

Eles inverteram tudo: em vez de obedecer a Deus, querem que este obeceça a eles, feito fantoche.

São poucos, muito poucos os que continuam sinceros. Os próximos dias hão de dizer quem é e quem não é.

Maldito mercado da fé...

Anônimo disse...

Me desculpe, mas Deus não é alfaiate. Deus não me curou apesar de muito pedir. Mas me deu FÉ, ESPERANÇA, família, filhos. Nem sempre Deus atende como pedimos. Querer que Deus nos obedeça não é nem nunca foi ensinamento da Igreja, pelo menos não da Católica, muito menos carismática. Aff...

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails