Deus não erra
É claro, segundo o ponto de vista do crente, que a divindade, objeto de sua adoração é infalível. Jamais cometeu e jamais cometerá erro. Eventual aparência de erro será, sempre, decorrente de interpretações humanas. Os teólogos erram ao analisar atitudes divinas. A divindade jamais erra, afinal ela é infalível.
Ciência infalível
De igual modo é impossível dizer que a ciência erra. É claro que nos atemos à definição clássica, a saber: "A ciência é o ramo de conhecimento sistematizado como campo de estudo ou observação e classificação dos fatos atinentes a um determinado grupo de fenômenos e formulação das leis gerais que os regem". É óbvio, portanto, que a ciência é infalível. Os cientistas erram, precipitam-se. A ciência jamais erra, afinal ela é infalível.
Guerra de titãs
Apesar de aparentemente contraditórias a religião e a ciência são, muitas vezes, colocadas lado a lado. Existem os que consideram uma o complemento da outra. E quando existem choques de ideias? Partindo do pressuposto de que ambas são infalíveis, resta claro que existem teólogos e cientistas que erram. Deus e a ciência errando? Jamais!
Deus e a ciência estão aí, infalíveis segundo seus defensores. Cada um poderá escolher o titã que lhe agrade. Tentar abraçar os dois seria temerário...
Enéias Teles Borges
-
Nenhum comentário:
Postar um comentário