sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Mistério em Marte

Uma cratera, num formato que é bem diferente do usual, no caso de colisão de objetos vindos do espaço, é considerada um mistério por pesquisadores. Tal depressão foge ao que seria imaginado e/ou teorizado. Penso noutro ponto: seja lá o que ocorreu em Marte poderia acontecer, de forma parecida, na Terra. O que daria certa razão à extinção de espécies. É claro que a teoria diluviana, de alguns cristãos, tem lá suas conclusões. Não podemos, porém, desprezar as outras. Tudo questão de honestidade...

Origem de cratera oval na paisagem marciana ainda é um mistério

A depressão tem 380 km por 140 km, e uma borda que se eleva a até 1.800 metros
 
Orcus Patera é uma enigmática depressão de forma elíptica perto do equador de Marte, no hemisfério oriental do planeta, entre os vulcões Elysium e Olympus. Sua origem continua a ser um mistério. Uma nova imagem da estrutura foi divulgada apela Agência Espacial Europeia (ESA).

A depressão tem 380 km por 140 km, e uma borda que se eleva a até 1.800 metros sobre o terreno circundante. Seu fundo tem uma depressão que vai de 400 metros e 600 metros.

O termo "patera" é usado para crateras vulcânicas profundas e irregulares, mas não se sabe se Orcus realmente foi criada por um vulcão.

Entre as origens possíveis mencionadas na nota divulgada pela ESA, está a do impacto de um corpo vindo do espaço, que teria deixado uma cratera circular, posteriormente deformada por forças de compressão.

Uma alternativa seria a fusão de diferentes crateras de impacto, causada pela erosão do terreno entre elas.

A agência europeia considera como mais provável a hipótese de um impacto oblíquo, no qual um astro pequeno teria atingido a superfície num ângulo raso, muito próximo da horizontal.


Nota: Quem imaginaria, há quinhentos anos, que o homem teria essa visão além do alcance? Muitas teorias, especialmente as religiosas, foram formuladas sem o conhecimento atual. Como teriam sido construídas, com as informações presentes?

Enéias Teles Borges
-

Nenhum comentário:

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails