quarta-feira, 25 de maio de 2011

Sobre a criação divina...

Aprendi, ao longo de minha vida e mais adiante, na faculdade de Teologia e até meus quase quarenta anos de idade, que as consequências do pecado ficaram adstritas ao nosso planeta Terra e, talvez, ao sistema solar. Fora daqui a vida seria diferente. Eu já não via muito sentido na existência de outros planetas no sistema solar. Não havia vida neles. O argumento de que o efeito do pecado teria se transferido para todo o sistema solar servia, a grosso modo, para justificar o fato de que outros planetas próximos não fossem habitados. Seria algo mais ou menos assim: com a entrada do pecado na Terra, Deus teria interrompido o processo de criação no sistema solar ou, quem sabe, o processo de degeneração na terra teria afetado nosso sistema e em razão disso os demais planetas teriam ficado num estágio de total deserto. Existiam alguns que sugeriam que todo o Universo estaria afetado pelas mazelas humanas. Este último argumento nunca prosperou. Só nosso sistema solar teria sido afetado pelo pecado de Adão e Eva.

Aprendi, também, que existiam planetas habitados e que seus habitantes, sem pecado, viveriam numa harmonia igual seria a nossa, não existindo o pecado por aqui. Há, ainda hoje, quem sustente tudo isso (a maioria), inclusive a "teoria religiosa da circunscrição do pecado" (apenas no sistema solar).

Por que menciono esse assunto? O faço em razão de mais uma descoberta científica, na campo da astronomia, que dá conta da existência de uma estrela que está "sugando" um planeta. Isso conspira contra todo o meu aprendizado, não é?

Sugiro a leitura do texto abaixo.

"O Telescópio Espacial Hubble descobriu sinais de que uma estrela semelhante ao nosso Sol está lentamente "devorando" um planeta próximo, longe do Sistema Solar.

Astrônomos já haviam concluído que estrelas são capazes de engolir planetas que as orbitam, mas esta é a primeira vez que o fenômeno é constatado tão claramente.

Embora o planeta esteja longe demais para ser fotografado pelo telescópio, os cientistas criaram uma imagem dele baseada em análises das informações coletadas pelo Hubble.

A descoberta foi divulgada na publicação científica The Astrophysical Journal Letters.

Os pesquisadores dizem que o planeta, chamado Wasp-12b, pode ainda existir por mais dez milhões de anos antes de ser completamente engolido por seu sol, o Wasp-12.

O planeta está tão próximo da estrela que completa uma órbita em apenas 1,1 dia terrestre e tem temperaturas em torno dos 1.500º C.

Atmosfera "vazando"

A grande proximidade entre o Wasp-12b e a estrela levou a atmosfera do planeta a se expandir a um raio três vezes maior que a de Júpiter. Material proveniente dela está "vazando" para a estrela.
"Nós vimos uma nuvem imensa de material em torno do planeta que está escapando e será capturada pela estrela", disse a astrônoma Carole Haswell, da Open University, na Grã-Bretanha. Ela lidera a equipe de especialistas que identificaram o fenômeno.

A detecção da nuvem pelo Hubble permitiu que os cientistas tirassem conclusões sobre como ela foi gerada.

"Identificamos elementos químicos nunca vistos antes em planetas fora no nosso Sistema Solar."

A Wasp-12 é uma estrela-anã localizada na constelação de Auriga (também conhecida como Cocheiro). O Wasp-12b havia sido descoberto em 2008."


Nota: O argumento, de que essa descoberta é especulação, soa temerário. Não dá para dar murro em ponta de faca. A ciência está aí, desnudando mitos e forçando surgimento de novos conceitos. É preciso reconstruir alicerces e num processo complexo. Recriar alicerce, sem destruir o que há por cima, não é tarefa fácil, mas não é impossível. Humildade, eis o cimento que colaborará para a sedimentação de uma teoria religiosa sem preconceitos.

Enéias Teles Borges
Postagem original: 24/05/2010

2 comentários:

Cleiton Heredia disse...

Esta descoberta só complicaria os criacionistas adeptos da circunscrição do pecado a este sistema solar caso este planeta que está sendo devorado fosse habitado e todos ali se transformaram em churrasquinho.

Caso contrário, o que impede o Criador de querer sumir com alguns planetas inóspitos? De repente tudo pode fazer parte de algum processo de reciclagem cósmica que desconhecemos.

O processo de morte de uma estrela também já foi mencionado para se fazer o mesmo questionamento, mas a resposta dos paladinos da fé foi que aquilo que nos entendemos como morte da estrela pode ser na verdade algo semelhante à semente que precisa morrer para poder germinar.

A fé sempre encontrará saídas para se manter viva.

Anônimo disse...

meu nome é enilberty. bem primeiramente quero dizer que essas ideias malucas religiosas senpre foram defendidas pela falsa Igreja que denomina Catolicismo, numca pela verdadeira rligião da biblia. outro ponto interesante é que a biblia diz claramente que por exemplo a TERRA É REDONDA,e existe vidas em outros planetas sim a biblia é bem clara so que a biblia não da detalhes afinal não é uma enciclopedia. se a verdadeira religião force pregada desde a idade media o conhecimento da ciencia estaria a frente uns quinhetos anos a frente sem nuhun problema hoje em dia as pessoas se gabam de ter formação teologica mas no final é uma grande enganação pra se proprio alguem que estudou com ocoração e a razão trabalhando junto como a biblia encina saberia disso e jamais se declararia agnostico.descupe pelos erros de português não sou muito bom nessa materia mas sou bom em estudo das escrituras. RELIGIÃO BIBLIA SOMENTE E NÃO DENOMINAÇÃO CONPETITIVA.

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails