segunda-feira, 6 de junho de 2011

Segredo no cofre

O indivíduo comprou um cofre e modificou o segredo dele. Ficou preocupado com duas possibilidades: (1) a de perder o bilhete no qual o segredo do cofre estava anotado e (2) com os valores que tinha guardado nele. Pensou e julgou achar solução brilhante: havia um jeito de não perder o segredo do cofre e, de quebra, manter seguros os pertences dentro dele. Qual seria essa maneira de proceder, de acordo com a fantástica ideia? Simples: ele pegou o bilhete, com o segredo, e guardou dentro do cofre.

Resultado: sua mente lhe pregou uma peça. Ele não tinha decorado o segredo. Agora estava diante de um cofre com valores e com a senha (segredo), tão importante, trancafiada lá dentro...

Não parece coisa de tapado (bitolado)? Isso mesmo! É como se a cabeça do homem fosse um cofre e dentro dele existisse algo inestimável: o cérebro. O segredo, tão importante para acessar o tesouro, foi aprisionado, na cabeça, junto com o cérebro. Quem assim procede fica igual na ilustração acima: diante de um cofre fechado, com valor inestimável e a senha (segredo), tão importante, trancafiada lá dentro, junto com o cérebro.

Na ilustração, do cofre, existe uma saída: contratar um especialista para abri-lo. No caso da senha, dentro do cérebro, existiria alternativa?

Parece bobagem? Creia-me: é possível enxergar tais cenas na vida real. Especialmente nos centros de difusão da FCFA (Fé Cega e Faca Amolada).

Enéias Teles Borges
Postagem original: 07/05/2010

3 comentários:

Ykhro disse...

É verdade (muito bem feita a comparação)!
Nesse caso, a Faca não vai servir para sequer perfurar o cofre feito de massa cinzenta!
Mas eles poderão Fazer Combinação Formando Adeptos.

CH disse...

Ótima analogia Enéias. Vou começar a citá-lo por ai. Rs.

Abraços.

Aquam Dixit disse...

É bem o que acontece mesmo. Quem não tem sabedoria, acaba fazendo o que não deve. Um colega meu da web me mostrou um exemplo que o deixou indignado, fica no site --> http://www.igrejainternacional.com/2009/07/os-perigos-da-cultura-japonesa/

Revoltante pro meu colega, e com razão! Falta de sabedoria e abitolagem tremenda. Onde fica o "EXAMINAI TUDO, retende o bem" ??

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails