sexta-feira, 16 de abril de 2010

QUESTIONANDO A TEORIA PLANETÁRIA

Questionando a teoria planetária
Enéias Teles Borges


A teoria planetária dominante, segundo a qual os planetas sempre orbitam em torno de seu sol na mesma direção, imitando a rotação da própria estrela, foi questionada pela descoberta de novos exoplanetas (aqueles que estão fora do nosso Sistema Solar), afirmaram astrônomos esta terça-feira.

"Esta é uma verdadeira bomba que lançamos no campo dos exoplanetas", afirmou o astrônomo Amaury Triaud, do Observatório de Genebra, referindo-se aos planetas situados fora do Sistema Solar. A equipe de Triaud anunciará suas descobertas em uma reunião, esta semana, da Royal Astronomical Society (RAS), em Glasgow, Escócia.

Sua ideia revolucionária se baseia na descoberta de nove novos exoplanetas, o que eleva o registro destes a 452 desde que o primeiro foi descoberto, em 1995. No entanto, estes últimos são especialmente úteis, pois não foram descobertos indiretamente pelo cálculo da atração gravitacional que sofrem do sol, mas porque passaram diretamente na frente dele.

Estes eventos de "trânsito", raramente capturados, são muito aguardados, porque podem fornecer muito mais informações sobre o planeta. Mas, depois de comparar os novos resultados com as observações anteriores dos exoplanetas em trânsito, Triaud e seus colegas astrônomos, Andrew Cameron e o veterano caçador de exoplanetas Didier Queloz, ficaram assombrados.

Eles descobriram que seis dos 27 exoplanetas que eles vinham estudando orbitavam no sentido oposto ao de sua estrela quente.
 
Texto completo no [Universo Online].
 
Nota: É claro que as descobertas da ciência, mesmo que mudando conceitos anteriores, devem ser tratadas como avanço. Humildade, para admitir mudanças, é o mínimo que se espera. Por outro lado não devemos considerar essas inquietantes descobertas à luz da da estupidez de muitos. Não há motivo para desmerecer o avanço da ciência, não há razão para insinuar, em razão do texto acima, uma vitória do criacionismo sobre o ateísmo, que "está sempre mudando". Vamos devagar. Devagar se vai longe...[ETB]
-

3 comentários:

Eder Barbosa de Melo disse...

Olá Eneias texto pertinente, passando para convidar a aconhecer o http://recortecotidiano.blogspot.com/ tenho observado que temos idéias semelhantes, depois passo pra comentar com calma alguns de seus posts, excelente conteúdo! Abraço.

Anônimo disse...

Caro Eneias,

Teu selo está aqui! Faça o download do selo:

http://4.bp.blogspot.com/_XAHh5v7KnSA/S8oM71tsEoI/AAAAAAAAAGs/pcsGLda5mDE/s320/selo_haruhi_2010_gde.jpg


REGRAS:

1. O indicado deve postar o Selo no blog e responder a pergunta: Para você, o que é um «alquimista das idéias»?

2. Em seguida, indicar até 2 (dois) Blogues de sua escolha (postando os links deles).

3. Avisar aos donos dos blogs indicados, através de comentário. Não se esqueça de enviar o link do selo pra eles (acima)

(Pode faze-lo também por e-mail, enviando o selo como anexo)

Todo o programa está explicitado no post de lançamento: http://digialchemist.blogspot.com/2010/04/lancamento-do-selo-haruhi-suzumiya-que.html

Abraços

Digi-Alchemist

Danilo Sergio Pallar Lemos disse...

Bem desenvolvido e pertinente seu texto de cunho cientifico,pois enfoca o ignorado,porem a ser refletido e observado.
www.vivendoteologia.blogspot.com

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails