quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O ateu é teimoso?

Qual seria o sentido do termo teimoso no contexto do teísmo e do ateísmo? O teimoso é obstinado, pertinaz, insistente. Quer dizer que ele advoga posições injustificáveis? Significa que ele sustenta seu ponto de vista e que não abre mão dele a não ser que seja convencido do contrário?

Ontem eu conversava com o criacionista que defende de forma radical seu ponto de vista. Para ele é impossível o diálogo com o ateu em face de sua teimosia "atéia". Eu fiquei curioso em saber porque ele considera o ateu um teimoso. Sua resposta foi direta e sem espaço para refutação: "diante de tudo que se vê fica claro que existe um criador que fez tudo isso. O ateu não aceita simplesmente porque é teimoso".

Notaram o que significa teimosia para esse criacionista e muitos que são igualmente ortodoxos? Seria possível dizer que ele, criacionista, é igualmente teimoso - diante do arrazoado ateu? Dizer não é difícil. Complicado é convencê-lo que, à luz do seu raciocínio, ele também é um teimoso...

Enéias Teles Borges
Postagem original: 04/12/2009

4 comentários:

Ricardo disse...

O ateu não é teimoso, é sensato. Teimoso é o religioso, que teima em acreditar no inacreditável. (rs)

Sobre o ombro de gigantes disse...

Caro Eneias,


Penso que no dia que um teísta acordar e se questionar "por que creio", certamente será primeiro sintoma da crise.
Não há mais retorno. Buscar uma justificativa científica ou mesmo filosófica; para uma crença é a antítese da adesão e anuência.
Conheço pessoas de grande simplicidade intelectual que simplesmente acreditam e simbolizam a verdadeira fé, sem retóricas. Essas, eu assumo; possuem o melhor que se pode adquirir da comunhão.
Em outro grupo; teístas teimosos representantes da intelligentsia se encarregam de justificar o que é simplesmente natural ao ser - acreditar. Este grupo viverá em eterna crise.
A ruptura ateísta com o simples acreditar é o fim da crise. Essa pode ser uma explicação.

Unknown disse...

Acho que ninguém pode falar que sabe a verdade de tudo. Há muitos mistérios ainda, e religioso ou não, temos muito a aprender.

Abraço a todos

Mariza :-)

carlos disse...

Especificamente a Palavra de Deus diz que o tal é orgulhoso.(Salmos 10.4)

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails