sábado, 2 de outubro de 2010

Livre arbítrio, maldade, incompetência ou acaso?

O blogueiro pergunta:

A situação em vigor no Universo, notadamente no Sistema Solar e mais: na Terra, é decorrente de qual das proposições abaixo?

1. Livre arbítrio: um ser poderoso cheio de amor e justiça cria seres pensantes e permite a esolha entre o bem existente e o mal em potencial. Nos céus um ser opta por se afastar do bem e leva muitos com ele. Posteriormente a raça humana também o segue. O Universo ficou maculado pelo pecado. A situação chegou a esse ponto em razão da concessão do livre arbítrio e o seu pleno exercício...

2. Maldade: um ser poderoso que poderia perpetuar o bem, cria seres pensantes, mesmo sabendo que no futuro eles fariam a opção pelo mal. Sabedor do sofrimento que haveria de vir, criou e assiste ao espetáculo tenebroso...

3. Incompetência: criou mas não consegue suster. Deu errado, muito errado. Morte e mais morte. Decrepitude e mais decrepitude. O caos se instalou e o projetista não consegue corrigir o rumo...

4. Acaso: tudo o que está por aqui não veio de um ser inteligente. Veio, sabe-se lá de onde ou quem sabe do nada! Está aqui é palpável e é obra do acaso...

Você arriscaria mais alternativas? Escolheria alguma das que estão acima?

Enéias Teles Borges
Postagem original: 15/10/2009

4 comentários:

Joseane disse...

Diante do rumo que a religião tomou sou mais propensa acreditar na quarta opção.
Muito bom esse espaço. Conheci através do Koyaanisqatsi.

Cleiton Heredia disse...

Sua pergunta é uma excelente oportunidade para utilizarmos a lei da parcimônia ou economia, também conhecida como "Navalha de Occan".

O dilema que propõe é o mesmo que perguntarmos para uma pessoa que acaba de ver uma caixa de sapato abandonada na calçada: O que você acha mais provável em relação à caixa de sapatos observada?

1- A caixa está vazia.
2- A caixa contém 20 mil reais.
3- A caixa contém 20 mil reais e a coroa da rainha.
4- A caixa contém 20 mil reais a coroa da rainha e o segredo da vida eterna.
5- A caixa contém um duende verde que criou o universo e que poderá te realizar três desejos quaisquer.

Assim como a Navalha de Occan apontaria para a opção 1 acima, apontaria também para a opção 4 de sua postagem, pois todas as outras alternativas são teorias com hipóteses desnecessárias, já que não existem evidências de nenhuma delas.

Porém, cabe lembrar que embora a lei da parcimônia seja um critério racional de escolha entre várias alternativas, ela não deve ser utilizada como prova da veracidade da alternativa elegida.

Para saber de fato o que há na caixa, só abrindo-a. Quanto ao seu dilema, não existe, humanamente falando, uma forma definitivamente irrefutável de se chegar a um veridito final.

Alexandre - Condor disse...

Digamos que eu oscilo entre o item 1 e 2. Explico: Procuro acreditar no primeiro item, mas quando me decepciono, me pego pensando no segundo item.

Altamirando Macedo disse...

Depende de qual lado do prisma, é visto as proposições.
Se do lado criacionista, a aposta será no 1, com louvores.Se do lado evolucionista, a aposta será no 4, com restrições.
O cego que está sobre o muro é indiferente a quem criou ou não, o quê.¨Se foi, era. Se vai ser, será¨!

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails