segunda-feira, 12 de outubro de 2009

A fé católica e o seu vigor


Acabamos de chegar de Ubatuba. A viagem de volta foi demorada. Algo esperado. Feriado longo, sol em Ubachuva e outros ingredientes que certamente forçaram o congestionamento na serra. Refiro-me à serra da rodovia Oswaldo Cruz que liga Ubatuba a Taubaté.

Quando entramos na rodovia Presidente Dutra tivemos que encarar um trânsito imenso, composto, em sua maioria, por ônibus de turismo. Muitos carros oriundos da cidade de Aparecida. Lá correram os festejos da fé católica em seu dia especial. O feriado é católico, mas ateus e protestantes o aproveitaram - de uma forma ou de outra.

A fé católica é algo notável. Eu comentava com a minha família que o católico exercita a sua fé com muito mais vigor que os protestantes. Talvez os pentecostais cheguem perto. Os conservadores protestantes não vivem uma fé tão ardente.

Lamentavelmente qualquer tipo de fé corre ao lado do comércio. Já viram os muitos pontos de vendas em Aparecida?

Nem por isso deixo de respeitar, a despeito de não compactuar, com o pensamento católico - que tem deixado sua marca história e atual no Brasil.

Parabéns aos católicos pelo exercício da sua fé. Não penso nem creio da mesma forma, mas respeito o vigor deste gigante da fé cristã!

Enéias Teles Borges

4 comentários:

Cleiton Heredia disse...

Desculpe discordar, mas não considero uma peregrinação em massa para um determinado lugar em um feriado religioso que se dá uma vez por ano como uma demonstração do vigor da fé católica.

No meu entender, o vigor da fé católica se mostra na aceitação cega por parte de seus fiéis de alguns dogmas e preceitos em completo desacordo com a Bíblia.

Mas não adianta os protestantes tentarem se gabar de possuir uma religião 100% Bíblica, pois a aceitação do dogma trinitariano os iguala aos católicos (a trindade também não está na Bíblia).

Porém, isto não quer dizer que eu não respeite a fé de católicos e protestantes. Respeito tanto quanto eu quero que respeitem o meu direito de não acreditar em muita coisa do que dizem e ensinam.

H K Merton disse...

Parabéns por sua postura respeitosa e ecumênica verdadeiramente espiritualista, nestes tempos em que a "modinha" vigente é falar mal da Igreja Católica. - Quando existem e também quando NÃO existem razões para isso.

Ao amigo Cleiton, que por certo não conhece a Igreja por dentro, venho humildemente trazer uma informação: saiba que existem muitas igrejas dentro da Igreja. A comunidade dos cegos e alienados é real, sim, mas há também a dos vivos, a dos revolucionários, a dos místicos e a dos muitos e muitos verdadeiros santos (vivos e contemporâneos nossos) que a todo momento abrem mão de todo o conforto e até de suas próprias vidas pelo bem dos seus próximos. Todos juntos constroem uma só Igreja Católica, que subsiste há dois mil anos.

Reduzir uma instituição tão antiga e tão imensa quanto esta, - para criticá-la, - é uma prática tão comum quanto lamentável. Por isso mesmo, mais uma vez meus parabéns ao responsável por este blog. Virei "seguidor"!..

Anônimo disse...

Email, pauloluiz41@hotmail.com
O que é o inferno.
Quando crianças, nós estávamos sujeitos a receber de nossos pais algum tipo de ameaça para nos amedrontar quando não obedecíamos as suas ordens, ou quando fazíamos alguma peraltice. Diziam eles que o bicho papão vinha nos pegar, ou ainda, papai do céu chora se você fizer arte, e muitas outras expressões folclóricas. Isso aplicado em crianças tudo bem, são apenas fantasias infantis, quando a pessoa cresce estas figuras apagam do seu cérebro, não deixando nenhum resquício de preocupação.
Não sei como é em outras partes do planeta onde não acreditam na Bíblia Sagrada, mas aqui no nosso país, onde a maioria acredita, foi criado á figura do diabo o representante do mal o qual lhe deram vários nomes tal como satanás belzebu e muitos outros. Ele é um sujeito mau, ostenta na cabeça um par de chifres, segundo dizem as religiões, ele é tenebroso, horripilante é também cheio de artimanhas as quais usa para atrair os seres humanos descuidados Seu reino se chama inferno, cujos portões estão sempre abertos para receber os pecadores os quais perecerão lá eternamente. Se falarmos isso hoje para uma criança com um mínimo de inteligência ela irá rir e levar na brincadeira, se por acaso ela acreditar no momento, quando ela se desenvolver, se tornar adulta verá que esta figura diabo e inferno, não passa de uma coisa ridícula. Se fosse no tempo da idade média, até se podia aceitar que as pessoas acreditassem, mas hoje no século vinte um, uma época com grande avanço nos conhecimentos, grande avanço na tecnologia e um tremendo avanço nos meios de comunicação, é uma vergonha ter pessoas adultas acreditando em uma coisa tão bizarra quanto a figura do diabo cuja morada é o inferno.. Será que ainda não perceberam que a figura diabo foi criada para amedrontar e atrair as pessoas para as religiões. Quando falam que o problema com o diabo é depois da morte ai que o medo cresce e toma proporções gigantescas, porque o medo da pós-morte é terrível para os seres humanos, porque o medo é terrível. Porque temos o raciocínio, podemos pensar no futuro. Os animais, por exemplo, não tem esta preocupação porque eles não raciocinam. Os seres humanos sim raciocinam e temem a morte. As religiões aproveitam deste medo mórbido para atrair mais e mais adeptos. No futuro quando a mente humana estiver mais desenvolvida, a inteligência estar mais aprimorada, religião será coisa do passado.
Na minha modesta opinião, Deus ou o diabo os quais representam o bem e o mal. Estas figuras estão com toda certeza dentro da nossa própria consciência. Nós podemos ser Deus, e também ser o diabo tudo depende do nosso procedimento. Se agirmos com decência, dignidade, amor ao próximo, e não sermos egoístas, maledicentes e hipócritas, seremos a essência de Deus. Se formos indecentes, indignos, maldosos, Hipócritas, egoístas e maledicentes fatalmente teremos a essência do diabo. Esta é a verdade nua e crua o resto é tudo fantasia, não tem nenhum sentido pratico, portanto, religião não nos levará a nenhum paraíso glorioso povoado por anjos com suas liras entoando cânticos celestiais. Se levarmos uma vida exemplar, correta, de trabalho e honestidade. A única coisa que poderemos conseguir será uma exuberante paz de espírito, a qual nos dará coragem e tranqüilidade para enfrentar a morte. Assim iremos para o túmulo em paz com a consciência de dever cumprido. Quem teve uma vida descente e produtiva para a humanidade nunca temerá a morte. A morte somente será temida por aquele que têm a consciência pesada por não ter cumprido seu dever de maneira exemplar e correta.
Paulo Luiz Mendonça.

Anônimo disse...

Não adianta nada.

Não adianta nada amar a Deus sobre todas as coisas.
Se você deixa seu semelhante abaixo de todos os seus interesses.
Não adianta nada ser freqüentador assíduo dos templos religiosos.
Se você continua a ser egoísta, não estendendo a Mão a um necessitado.
Não adianta nada pagar o dízimo com toda fidelidade.
Se você nega ao seu semelhante o pão para saciar-lhe a fome.
Não adianta nada não trabalhar no sábado por que é dia reservado ao senhor.
Se você usa neste dia o trabalho dos seus semelhantes.
Não adianta nada sair de porta em porta procurando almas para salvar.
Se você esquece os seus afazeres e o progresso da sua própria vida.
Não adianta nada se especializar na leitura da Bíblia.
Se você não se preocupa com os acontecimentos e progressos da humanidade.
Não adianta nada aparentar-se bem vestido para impressionar.
Se você internamente demonstra que a hipocrisia se faz presente.
Não adianta nada estar sempre no templo aprendendo coisas maravilhosas da Bíblia.
Se você no dia a dia deixa de praticá-las.
Não adianta nada aprender, não julgueis para não ser julgado.
Se você faz isso diariamente com seu semelhante.
Não adianta nada estar sempre orando e fazendo pedidos.
Se você mantêm suas mãos na inércia sem ajudar a ninguém.
Não adianta nada se preocupar em ser salvo no dia do juízo final.
Se você não procura engrandecer o aprimoramento progressivo do seu espírito.
Se algum dos itens acima lhe servir, vista a carapuça. Se nenhum deles se encaixar com sua conduta, então você deve sentir-se como um ser humano iluminado, portanto jogue a no lixo.
Paulo Luiz Mendonça

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails