quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Fé ou cegueira?

Tenho ido e voltado ao tema. Impossível não fazer assim. A internet nos proporciona leituras novas e atuais. Textos e mais textos são publicados diariamente. Estamos num país livre e num mundo globalizado. Escrever e ler são opções e, claro, atos livres - não obrigatórios.

Não podemos confundir as coisas. Liberdade para ler e escrever são exercício do direito comum a todos. Exigir que as pessoas aceitem certas demandas é o uso indevido das próprias razões, num extrapolar violentíssimo! Refiro-me aos pseudo-sábios! Indivíduos que conseguem enxergar lógica em fatos de fé e ausência de lógica em fatos embasados pela ciência, mas que se mostram contrários ao que tais sábios querem que sejam. Notem: aquilo que querem que sejam! Querer é algo razoável, mas o querer não transforma ato de fé em ato sólido/ato de verdade! Quanto a isto eu digo: ponto final!

Não venham, portanto, impor “esta lógica” no grito!

Alguns indivíduos ficaram tão acostumados a “enxergar” loucura nas pessoas que ousam pensar de forma diferente, que estão indo além do permitido. Querem, a fórceps, impor uma maneira de pensar. Esquecem-se, muitas vezes, que os anos de chumbo ficaram no passado histórico. Instam em querer que a sociedade pensante viva como se tivesse sido induzida, desde nova, a acreditar num caminho, como se este fosse o único.

Isto é fé ou imposição da cegueira? Tratam os demais como cegos e como se (eles) fossem os únicos possuidores de visão microscópica e/ou telescópica. Pousam até de cientistas da fé, como se fosse possível coadunar ciência com crendices. As convicções bitoladas são tão absurdas que os conduzem a um estado de cegueira brutal! Não se quer aqui dizer que a outra vertente é a correta, não é isto! Precisamos criar condições para o debate e principalmente para a aceitação de pontos de vista divergentes. Teístas e ateístas não precisam digladiar continuamente. Caso seja este o fito, que pelo menos seja com respeito. Importante: respeitar não é tolerar. Respeitar é admitir que do outro lado existem seres pensantes e éticos.

Lamentável que o radicalismo venha justamente de quem tem a fé como único fator válido e conclusivo. A ciência só tem valor quando substancia as idéias pré-concebidas. E, em caso de divergência, a fé sempre prevalecerá! É assim mesmo que deve ser?

Caso assim seja só resta uma interrogação: fé ou cegueira?

Enéias Teles Borges

Postagem original: 16/04/2009
-

Um comentário:

CH disse...

1 Coríntios 02:13-14
“…e que pregamos numa linguagem que nos foi ensinada não pela sabedoria humana, mas pelo Espírito, que exprime as coisas espirituais em termos espirituais. Mas o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, pois para ele são loucuras. Nem as pode compreender, porque é pelo Espírito que se devem ponderar.”

1 Coríntios 01:20-21
“Onde está o sábio? Onde o erudito? Onde o argumentador deste mundo? Acaso não declarou Deus por loucura a sabedoria deste mundo? Já que o mundo, com a sua sabedoria, não reconheceu a Deus na sabedoria divina, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura de sua mensagem.”

1 Coríntios 03:18-20
“Ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se julga sábio maneira deste mundo, faça-se louco para tornar-se sábio, porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois (diz a Escritura) ‘ele apanhará os sábios na sua própria astúcia’.”

Ou seja: a sabedoria do homem é loucura por natureza e o que está na bíblia vem de Deus e é sábio.

Assim, qualquer cristão pode limitar-se à bíblia, sentir-se sábio e autorizado a ensinar quem quer que seja, pois tem para si que o único e verdadeiro conhecimento sobre a realidade vem da revelação e o resto é loucura.

Tal cegueira oriunda dessa visão, uma vez que tentam aplicar a parca noção de realidade que possuem a tudo o que encontram pela frente pois isso "lhes é suficiente" e pobre de quem falar que estão errados, pois não basta estarem certos, é preciso que todos ao seu redor saibam que estão certos.

Quanta guerra pela paz de espírito!

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails