sábado, 13 de agosto de 2011

Sem esperança: viver ou vegetar?

O que é um homem sem esperança? O que é viver sem esperança? Viver sem esperança é viver ou vegetar? É melhor viver sob uma esperança, ainda que sem fundamentos aparentes, do que viver a realidade nua e crua? Em que se baseia a esperança humana?

Muitos entendem que a esperança está escudada em forças do além. Forças transcendentais que guarnecem a vida humana. As pessoas são propensas a crer em algo. Isto não quer dizer que a crença seja baseada em algo verdadeiro e sim que o ser humano carece de algo que vem de fora.

A revista Época desta semana tem, como reportagem de capa: “a fé faz bem à saúde”. É claro que os tendenciosos de sempre dirão que “deus” incutiu no interior da mente humana essa propensão para a fé. Outros dirão que o ser humano é um medroso natural, teme a morte, não a aceita e busca, incessantemente, uma solução para o fim. Esta busca é uma forma de fé.

Não importa se a discussão é promovida por teístas ou ateístas: a esperança é essencial, pois ao que tudo indica, viver sem ela não é viver e sim vegetar...

A questão não está adstrita ao fim da vida. Ela se estende ao que se quer que venha depois. De onde veio esse desejo de ter algo além desta realidade nua e crua? De deus? Da racionalidade humana?

Seriam felizes aqueles que conseguem viver à parte disso tudo? Sim, porque existem pessoas que passam por essa vida como se ela fosse obrigação ou rotina chata. Querem mais é que tudo termine! O sossego de muitos está na convicção que depois da morte virá o nada e com o nada a tão sonhada inconsciência...

Sem esperança: viver ou vegetar? Não seria interessante viver como se fôssemos eternas crianças e que Papai Noel sempre viria, no dia 24 de dezembro, deixar um presentinho no pé de meia? Não seria maravilhoso viver, sabendo que no Grande Natal, o eterno Papai Noel, desceria nas nuvens para presentear-nos com a eternidade em campos floridos e ao som de harpas? Não seria fabuloso saber que depois dessa vida mudaríamos para um estágio superior, até atingir uma perfeição inefável?

Não crendo em nada para depois desta vida, como viver? Não seria vegetar desesperadamente? Não seria esse desespero que invade a alma o grande originador da fé? Da fé que faz bem à saúde? Se ela faz bem à saúde por que não exercitar uma, qualquer que seja?

Viva com fé, meu amigo, pois ela faz bem! Quem tem fé tem esperança! Quem tem esperança vive! Vive um sonho! Quem não gosta de sonhar?

Enéias Teles Borges
Postagem original: 24/03/2009

2 comentários:

Cleiton Heredia disse...

Será que os ateus "de carteirinha" abaixo relacionados não viveram (ou vivem), mas apenas vegetaram (ou vegetam)?

Alfred Hitchcock
Bill Gates
Carl Sagan
Charles Darwin
Drauzio Varella
Fernando Henrique Cardoso
Friedrich Nietzsche
Jack Nicholson
James Randi
Lance Armstrong
Karl Marx
Marie Curie
Mark Twain
Marlon Brando
Mao Tse Tung
Oscar Niemeyer
Richard Dawkins
Sigmund Freud
Thomas Edison

Sua premissa é verdadeira: "Todo ser humano precisa de esperança para viver e esta esperança se manifesta na fé".

A esperança do crente se manifesta em sua fé em Deus. E o ateu? Tem este esperança? O ateu tem fé?

Eu entendo que sim! O ateu tem esperança de ser feliz, de amar, de ser amado, de prosperar, de crescer em conhecimento, de partilhar este conhecimento, de contribuir de alguma forma significativa neste mundo para que sua vida aqui não tenha sido em vão, ou seja, tem a esperança de viver no sentido mais pleno desta palavra. Esta é a fé do ateu!

O crente em Deus olha para a esperança (a fé) do ateu e dá risada: "Coitado! E depois disto tudo? Morreu, acabou! Ele não tem a esperança da vida eterna que só vem mediante a fé em Deus."

Por outro lado, o ateu olha para a esperança (a fé) do crente e também dá risada: "Coitado! Este coloca toda sua esperança na vida eterna quando finalmente passará a viver plenamente, mas nem percebe que está desperdiçando a única vida que realmente terá."

Quem está certo?

Bem, isto não importa! O que realmente importa é cada um procurar ser feliz a sua maneira com a esperança que um dia escolheu abraçar, e não ficar atazanando a vida daqueles que são felizes com outro tipo de esperança.

Por isto amigo, descubra onde quer depositar sua esperança (fé) e seja muito feliz com ela.

Anônimo disse...

Maravilhosa é a esperança. Entendo também o que é desespero. Esse sentimento momentâneo que nos assalta quando tudo quer parecer perdido, acabado, sem solução. Ou o sentimento decepcionado. que quase sempre esta ligado a seres humanos. Estes são falíveis. O proprio Dus nos adverte para não confiar nos homens (seres humanos).
Mas esperar é a exaltação. Ação preciosa que só os sábios compreendem em toda profundidade: Tente:
http://www.leiaabiblia.com.br/busca/que+esperam

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails