terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O idiota, o imbecil e o otário

Ontem eu retornava para casa seguindo pelo corredor norte-sul (na Capital Paulista) e depois que passei pelo túnel Anhangabaú o trânsito travou. Reparei num carro que estava à frente. Era um veículo de transporte rápido (espécie de van) e tinha colada na parte de traz a seguinte frase: “Tudo aquilo que algum idiota diz que é urgente é algo que algum imbecil não fez em tempo útil e querem que você, o otário, se desenrasque para fazer em tempo recorde!”

Enquanto eu seguia pacientemente (será?), pela via congestionada, meditava a respeito dessa frase, bem comum nos bastidores daqueles que de fato fazem a “correria”. Excluindo os eventos que de fato fogem à rotina a frase está coberta de razão. As palavras idiota, imbecil e otário servem como ênfase, desabafo e ironia.

Vejamos:

(1) Quando o suposto idiota anuncia urgência em algo trivial está clamando, por não pensar, para que seja feita com pressa a tarefa que poderia ter sido programada de forma antecipada pelo dito imbecil.

(2) Aquele é chamado de idiota por não notar que a urgência não existiria e que só existe porque foi “fabricada” pela ação desordenada de alguém. Este, o imbecil, é o suposto alguém que não cumpriu seu mister de forma aprazada.

(3) O otário é aquele que enfrenta a loucura do dia-a-dia para superar um recorde. Por que superar? Bastaria apenas receber a sua tarefa dentro dos princípios de uma organização elementar. Como isso seria possível se ele, o otário, está nas mãos do imbecil que é resguardado pelo idiota?

É claro que existem circunstâncias internas e externas que proporcionam quebras da rotina, mas de uma maneira geral a ausência de planejamento tende a formar um triunvirato das trapalhadas, espécie de “os três patetas" atuais: o idiota, o imbecil e o otário...

Enéias Teles Borges
Postagem original: 23/01/2009

5 comentários:

Cleiton Heredia disse...

Historinha interessante...

Só me pergunto porque sempre temos a tendência de achar que nós somos os otários e sempre os outros são os idiotas e os imbecis.

Anônimo disse...

Assumindo que os otários estão na base da pirâmide, então, sou um otário, infelizmente.

ZEZINHO NASCIMENTO disse...

Eu vejo isto mais assim: otário é quem confia em todo mundo e aceita tudo que lhe é imposto (ou por ignorância ou por não querer buscar seus direitos ou, ainda, por ser obrigado a aceitar); idiota é o ser humano que não raciocina bem (não planeja nem organiza suas ações e tem medo de tudo, como, por exemplo, de sair de casa, porque pode ser atropelado); imbecil, constantemente chamada de irresponçável, é a pessoa que faz a coisa errada, mas, sabendo o que está fazendo ou, também, por falta de atenção.

ceu disse...

obrigada!!!!

ceu disse...

OI

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails