quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Desemprego em massa

A crise mundial, que completa dois anos este ano, poderá deixar sem emprego mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo até o final de 2009, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (28) pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Segundo a agência das Nações Unidas, no cenário mais otimista, este ano terminaria com 18 milhões de desempregados a mais do que no final de 2007, com uma taxa global de desemprego em 6,1%.

A entidade aponta, no entanto, que um cenário mais realista aponta para a perda de 30 milhões de empregos – número que pode chegar a mais de 50 milhões no pior cenário imaginado, com uma taxa de desemprego global de 7,1%.

Nesse cenário, cerca de 200 milhões de trabalhadores, a maioria em países em desenvolvimento, podem ser levados à pobreza extrema. De acordo com o levantamento, a crise pode fazer com que 45% dos trabalhadores do mundo sejam incapazes de ter uma renda familiar superior a US$ 2 diários por pessoa.

"A mensagem da OIT é realista, não alarmista", afirmou em nota o diretor-geral do órgão, Juan Somavia. "Nós estamos enfrentando uma crise global de emprego. Muitos governos estão conscientes e ativos, mas uma ação internacional mais decisiva é coordenada é necessária para evitar uma recessão social global", apontou.

[G1]

Nota do Editor: Eis uma estatística alarmante. Desaquecimento provocando desemprego em massa é o grande tormento no céu escuro da economia mundial. O reflexo disso no Brasil certamente será péssimo e de proporção impossível de ser calculada. O mundo caminha para o caos, independentemente de profecias, até porque isso é óbvio! O mundo para criacionistas e ateus é o mesmo: rumo ao brejo....

Enéias Teles Borges
-

Um comentário:

Cleiton Heredia disse...

Será que esta crise, em parte, não é o resultado da absurda concentração de riqueza nas mãos de muito poucos?

Quando temos 20% da riqueza mundial nas mãos de um milionésimo por cento das famílias (0,001%), as coisas só poderiam terminar em crise mundial mesmo.

Se tiraram o dinheiro das mãos da grande massa populacional que faz a economia girar, e o colocaram nas mãos de muito poucos, o resultado que se seguirá a esta crise de empregos será uma rápida desvalorização deste capital acumulado de forma gananciosa.

A coisa está feia, mas não acho que tudo está perdido e só nos resta aguardar pelo caos total. Na história humana sempre houve crises de todos os tipos, e sempre soluções surgiram para contorná-las.

Certos estão os chineses que possuem um mesmo ideograma para as palavras CRISE e OPORTUNIDADE. Esta mentalidade pró-ativa em fase às dificuldades é que fazem deles um candidato a futura primeira potência mundial.

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails