segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Em respeito à memória

Em respeito à memória
Enéias Teles Borges


O dia de finados, lembrado anualmente todo dia 02 de novembro, é a grande referência de respeito à memória dos que aqui não mais estão. Para muitos aqueles que se foram passaram dessa para outra forma de vida. Para outros tantos a morte terrena é o fim de tudo e para milhares trata-se de um sono cujo despertar é chamado de ressurreição.

Não importa a concepção escolhida, mas a reverência e respeito dedicados aos que não estão no mundo dos vivos. Não é questão de crer em que estágio está ou deixa de estar o falecido, mas respeitar quem não tem como agradecer nem como se defender. Sagrado mister é não permitir que a memória de um ausente seja maculada por pessoas inescrupulosas.

Multidões dirigiram-se a muitos cemitérios. Muito choro, pouco riso, muito comércio, muita gente...

Cantos de pessoas de fé foram ouvidos. Palavras de consolo foram direcionadas aos ouvidos carentes de refrigério. No dia dos mortos muita vida se quer oferecer aos que clamam por uma realidade mais dócil, por um mundo menos conturbado. As pessoas querem que a vida dure eternamente e por esse motivo sofrem no dia de finados. Esse dia é a maior prova existente da fragilidade humana. O dia da memória dos mortos é o dia da verdade para muitos. Dia de reflexão, dia de medo! As pessoas suspiram, param, ponderam...

Quem não pára e pensa nesse dia? Quem não se conscientiza da brevidade da vida? Quem não sente uma pontinha de medo?

Esse blog não poderia deixar de postar uma mensagem direcionada aos que no último dia 02 de novembro respeitaram a memória dos seus queridos.

Aguardemos um futuro melhor. Quem sabe tudo adiante será maravilhoso... Não podemos deixar de ter pelo menos um fio de esperança.

Bom dia Brasil!
-

Um comentário:

Ricardo disse...

Eita! Respeito por quem não pode se defender? Como assim "por quem"?

Morto não é "quem", mas já foi um "quem". Ou não?

Por via das dúvidas essa noite vou dormir de luz acessa.

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails