quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Cautela quanto à questão da cor...

Cautela quanto à questão da cor...
Enéias Teles Borges


O mês de novembro de 2008 será lembrado por dois motivos de alcance mundial: a conquista do Campeonato Mundial de Fórmula 1 e pela vitória democrata nos Estados Unidos da América. Os vitoriosos são Lewis Hamilton e Barak Obama. Duas pessoas que têm no sangue os traços da raça negra.

Na cidade de São Paulo há uma data especial: 20 de novembro: “consciência negra”. Feriado municipal. Alguns o chamam de feriado da “Marta” numa alusão à ex-prefeita.

Podemos observar que esse mês de novembro está trazendo novidades que envolvem a questão da cor num momento histórico. Houve conquista especial? Sim, houve, mas a cautela deve ser o prato principal a ser servido no mundo.

Não houve vitória da raça negra! Houve conquista de dois homens que são negros, mas que poderiam ser brancos. É algo interessante, estimulante e que tende à integração humana. Não houve choque de raças. Quem sabe houve vitória de talentos que poderiam advir de qualquer raça?

Movimentos surgirão em prol da política. Pessoas entendendo que o Brasil precisa de um Presidente negro. O Brasil precisa de um bom governante, independentemente da cor da pele. Ponto final!

Eu tenho em minhas veias sangue de índio, negro e branco. Vale dizer que sou a favor da cidadania e do equilíbrio entre os humanos. A busca ao equilíbrio é a minha bandeira e isso é Justiça! Não luto por uma raça e sim pela humanidade!

O que espero?

Que a vitória de Lewis Hamilton abra portas para os menos favorecidos sendo pretos, brancos e outros...

Que a conquista de Barak Obama denote, especialmente no final do seu mandato, que os seres humanos, não importando a cor da pele, podem fazer o melhor para o mundo. Que seu governo seja para o povo americano e não para um grupo específico de pele negra...

Que o mês de novembro seja visto como o da valorização do ser humano, sem preconceitos e sem racismo!
-

Um comentário:

Cleiton Heredia disse...

A vitória de Lewis Hamilton abrirá as portas para ELE e para aqueles que o rodeiam.

A conquista de Barak Obama representa para os AMERICANOS o desejo de continuar no topo do mundo como uma superpotência imperialista.

Em um mundo cada vez mais individualista, onde cada um só sabe visar os seus próprios interesses em detrimento dos interesses dos demais, a questão racial passa a ser secundária.

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails