domingo, 5 de outubro de 2008

A vida...

A vida...
Enéias Teles Borges


Alguns dizem que ela é colorida e gostosa de ser vivida. Outros dizem que ela é composta de poucos momentos felizes. Outros perguntam o que ela é. Outros passam por ela como se não existisse. Alguns a consideram um acidente de percurso. Outros a enxergam como um “péssimo gosto da matéria”. Há aqueles que dizem que ela existe para que glorifique seu criador. Outros afirmam que ela surgiu por acaso...

A vida se manifesta no planeta terra! Em forma vegetal e animal. Animais racionais e irracionais. Os racionais perguntam o que ela é e de onde veio. Os irracionais passam por ela ou deixam que ela passe por eles. Os humanos não apenas a possuem. Muitos querem entender o seu sentido, vislumbrar a sua origem e torná-la eterna. Não eterna enquanto dure, mas que dure eternamente.

Existem aqueles que dizem que ela nunca morre, mas que vai e volta, saindo de um corpo e retornando em outro num estágio de aprimoramento. Outros acreditam piamente que ela haverá de se tornar num sono e num despertar eterno.

A vida...

Como eu queria entendê-la em sua essência. Seria maravilhoso poder me despir das muitas informações milenares e submergir num mundo sem informações... Só para poder entender a sua origem e o seu propósito. Seria bom não ter acesso aos que dizem saber de onde ela veio e para onde irá... Sejam criacionistas, sejam evolucionistas...

Seria fabuloso poder esquecer, ainda que por fugaz momento, o muito que foi inserido em minha cabeça, só para poder permitir que a vida me conte um pouco da sua verdadeira história.

Às vezes penso que tentar entender a vida hoje é como olhar o céu, à noite, numa cidade iluminada. A luminosidade que permite o caminhar noturno oblitera a visão de céu, não permitindo ao observador ver a luz que está nos céus como ela é...

As explicações dadas à vida são confusas. Quem sabe a vida nem precise de explicação? Será que basta apenas viver? O que é viver?

A vida...

-

Um comentário:

Cleiton Heredia disse...

Excelente texto!
Muito poético e inspirador.

Também não sei o que de fato é a vida. A única coisa que sei é que ela composta de um passado imutável, de um futuro incerto, e de um presente que pode fazer toda a diferença nestes dois.

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails