segunda-feira, 20 de outubro de 2008

O horário de verão

O horário de verão
Enéias Teles Borges


Por mais que eu me esforce não consigo enxergar, num plano global, qual a vantagem da implementação anual do horário de verão. É sabido que a economia de energia elétrica, ao que parece, é a justificativa principal para essa medida. A pergunta que faço é essa: caso tudo (tudo mesmo!) seja considerado, compensa essa alteração?

No plano particular é horrível! Adiantar o relógio em uma hora é algo simples, falando pelo lado operacional, mas o corpo não reage com essa simploriedade.

Hoje mesmo eu me levantei às cinco horas da manhã - já pelo horário de verão. Significa que pelo horário costumeiro eu me levantei às quatro horas da matina. Nem preciso dizer que está sendo perigoso dirigir neste dia. As pessoas estão com sono o que torna uma aventura o guiar no trânsito de São Paulo. O que dizer das pessoas que vi agora nas lanchonetes? Estavam todas meio grogues e olhando para o vazio.

No plano familiar como fica? Saí de casa e vi todos desconectados. Até o nosso cachorro de estimação ficou olhando lá de longe. Devia estar se perguntando: “O que aconteceu? Por que madrugaram? Por que os humanos estão mudando o rumo natural das coisas?”

Definitivamente eu não gosto do horário de verão. Não possuo dados estatísticos, mas tenho quase certeza de que no plano global é um sacrifício grande para resultados pífios!

Daqui a alguns dias estaremos acostumados com o novo horário e lá vem outra mudança! É hora de atrasar o relógio em uma hora. São duas mudanças por ano que mexem demais com o “relógio biológico”.

Um dos meus desejos atuais é pela revogação desta lei. Dados recentes mostram que aproximadamente 46% das pessoas se sentem incomodadas com essa implementação. Acredito que o número crescerá e que algum dia alguém haverá de propor uma mudança ou pelo menos mostrará, de forma bem definida, que compensa continuar utilizando o critério de mudança no fuso horário.

Por hora é tentar acostumar o corpo logo e agüentar mais essa pílula indigesta.

Brasil: bom início de horário de verão!
-

Um comentário:

Cleiton Heredia disse...

O Brasil é o único país equatorial do mundo que adota o horário de verão.

Muitos falam da economia de energia, mas este não é o principal motivo. O horário de verão no Brasil existe como uma forma de evitar sobrecarga e garantir a segurança do sistema.

Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico): "Durante os meses do verão ocorre um aumento na demanda de energia, o que é particularmente percebido por volta das 18h, quando as pessoas retornam para seus lares e ligam luzes, chuveiros, condicionadores de ar, fornos, etc. Esse também é o horário em que a iluminação pública é acionada. O aumento brusco da demanda pode ter impacto negativo na estabilidade do sistema elétrico".

"Ao se adotar o horário de verão brasileiro ocorre um deslocamento na entrada da iluminação pública (devido à iluminação natural, ainda presente), que passa a não mais coincidir com a chegada das pessoas em casa após o trabalho. Por causa de fatores como este o aumento da demanda se dá de forma mais gradual, o que melhora a segurança do sistema", segundo o ONS.

Sei que acordar mais cedo é um "pé no saco", mas considero um preço baixo que temos que pagar para evitar aqueles blackouts que tanto podem transtornar nossas vidas.

Com o aumento da população mundial e a escassez dos recursos naturais, uma simples mudança de horário duas vezes por ano ainda é "café pequeno" em comparação com aquilo que poderá vir pela frente.

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails