terça-feira, 1 de julho de 2008

Parar na frente não é desistir...

Eu assisitia a um filme e nele ouvi essa frase, dirigida a uma pessoa que estava em pleno vapor no ramo empresarial e que começava a sentir a força da concorrência naquilo que fazia: "parar quando está na frente não é a mesma coisa que desistir". Faz sentido, não é?

Uma das maiores provas de capacidade e maturidade reside nisso: parar na hora certa. Cito, como exemplo: Pelé que parou no momento certo - ainda estava no auge. É mister saber lidar com a diminuição do vigor, do sucesso e dos aplausos. Saber parar é um exercício necessário aos que pretendem ser "completamente vitoriosos".

Como um cidadão comum poderia parar na hora certa? Observando o que está em volta e buscando saber o momento de passar o bastão para quem está pronto para assumir.

Vale para quem está na presidência da República e vale também para aquele cidadão que insiste em permanecer no poder, ainda que como síndico de condomínio.

Aqui em Caldas Novas é possível enxergar quem está parando na hora certa e quem insiste em se perpetuar no poder.

Enéias Teles Borges

2 comentários:

Cleiton Heredia disse...

Pelé parou na hora certa? Depois que ele fez sua emocionante despedida do futebol, precisou, por questões financeiras, voltar a jogar. Ele foi para os Estados Unidos jogar no time do Cosmos (uma espécie de Harlem Globetroters do futebol). Hoje nenhum craque mediano aceitaria jogar nos Estados Unidos (eles consideram isto como o fim da carreira), porém o grande Pelé teve que ir. E mais, Pelé só parou de jogar futebol, mas continua vivo e ativo no meio esportivo e empresarial.

Na verdade, Pelé nunca parou e nem vai parar, sabe por quê? Porque o homem quando pára, definha e morre. Podemos parar uma determinada atividade, mas só para iniciarmos, imediatamente após, uma outra. Atividade é vida, e nos sentirmos úteis em alguma causa que faça sentido e nos dê prazer e gratificação significa sentir-se vivo. Não basta viver, é necessário sentir-se vivo.

Talvez seja melhor se ao invés de falarmos de parar na hora certa, falássemos em “mudar” na hora certa.

Anônimo disse...

Eu, por exemplo, estou à fim de parar, mas a hora certa não chega (rs).

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails