terça-feira, 15 de julho de 2008

Ênfase: filantropia ou pilantropia?

O blog publicou ontem na íntegra o texto do blog do Josias sob o título “filantropia ou pilantropia?

As visitas ao blog cresceram e muito. A referida postagem alcançou pico elevado. Repercussões vieram de vários cantos. Entre as quais aquelas do lugar freqüentado pelos corporativistas de plantão, os mesmos que alardeiam em seus “matinais” as reportagens que “descem a madeira” em outras instituições religiosas. Sequer entram no mérito para saber se os noticiários estão (ou não) eivados de falácias. Simplesmente publicam e comentam.

Quando a “paulada” vem sobre a instituição à qual são vinculados o que fazem? Os corporativistas, que são nojentos por natureza, propõem justificativas. Entre elas aquela de dizer que o eventual investigado agia por conta própria. A instituição nada tem que ver com isso! E no caso das outras instituições? Não seria algo similar?

Não adianta! A essência da ética está em tratar com justiça a todos, inclusive (quem sabe principalmente) os de casa. Não prevalece insinuar que bandidos existem apenas no quintal do vizinho. Os energúmenos estão por ali e por aqui!

O blog (convictos ou alienados?) não fugirá a algo bem simples, que namora com o trivial: sustentar o compromisso com a realidade fática, ainda que tal medida faça doer no corpo e na alma. Ainda que conduza da decepção para a revolta!

Que fiquem calados os que se dizem do bem, mas que não passam de biltres alojados no berço da covardia. Medrosos que sequer têm coragem de assumir o que são: coniventes e tácitos promotores dos atos dantescos desses facínoras!

Os que colaboram, via omissão ou conivência com bandidos, são piores que os “de cujos morais”. Lugar de quem se omite é aquela vala na medida exata: no meio dos excrementos. É no esgueirar em direção ao esgoto. É no lixo – depósito final das indescritíveis mazelas humanas...

Bom dia Brasil!
-

Nenhum comentário:

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails