quarta-feira, 2 de julho de 2008

As crianças aproveitam o que podem...

Aqui em Caldas Novas (GO) eu fico observando as crianças. Ficam a maior parte do tempo que podem dentro das piscinas, correndo e lutando contra a fome e contra o sono. Comer e dormir são vilões para elas. Precisam parar de brincar para comer e para dormir. Quanto desperdício de tempo! Como a água das piscinas é quente o sono vem rápido e a luta contra ele é imensa.


As mães correm para oferecer água. As crianças não querem. Não entendem como é possível desidratar estando dentro da água. As crianças não querem entender nada! Querem brincar. Precisam comer e dormir, mas não estão preocupadas com a lógica! Querem brincar.


E as crianças da fé?


Não são assim? Não lutam contra a lógica? Não querem a lógica! Querem exercitar a fé. Não querem comer do pão da ciência! Querem exercitar a fé.


Será que os adultos, crianças da fé, aproveitam o que podem?
-

2 comentários:

Cleiton Heredia disse...

Enéias,

Até compreendo sua exaltação da lógica científica (mente adulta) em detrimento da fé religiosa (mente infantil). Porém, em uma conversa com uma doutora de uma universidade federal de Manaus, profunda conhecedora da metodologia científica e da filosofia da ciência, pude entender de forma muito clara que a ciência possui vários elementos subjetivos passíveis de interpretação, e até pontos onde a única base de apoio são conjecturas e inferências condicionadas à vontade (fé?) de que as formula.

Afirmar categoricamente que a ciência lida unicamente com a razão madura, e que a fé é um elemento infantil pertecente unicamente aos superticiosos, simplesmente revela nosso conhecimento simplista e generalista daquilo que chamamos de ciência.

Não entenda este comentário como uma crítica, pois antes desta conversa que tive, eu também pensava como você. Até entendo que a mente científica é mais objetiva em sua busca da verdade do que a mente religiosa, mas não me arrisco mais a fazer qualquer tipo de dicotomia muito radical entre razão e fé quando o assunto é a ciência.

Anônimo disse...

Olá, Enéias!

Sua comparação foi muito sábia. Realmente concordo com o fato de que a Fé não pressupõe lógica. Quando se tem fé, o comportamento pode ser como o das crianças brincando dentro da água. Por que se preocupar, por que perder tempo procurando saber o porquê de mistérios que somente a fé revela? Confiança absoluta. "Se o Senhor não edificiar a casa, em vão trabalham os que a edificam. Se o Senhor não guardar a casa, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois aos seus amados dá Ele o sono." (Salmos 127: 1 e 2)

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails