sexta-feira, 25 de abril de 2008

Legado das nossas misérias

Machado de Assis em sua fantástica obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, costurou uma frase que, analisada em seu contexto e aplicada na atualidade, é uma pérola: “legado das nossas misérias”.

Olhando o Brasil, à luz da mídia e tendo a massa como caixa de ressonância, causa forte impressão o episódio envolvendo o assassinato da criança de seis anos (Isabella), tendo a sua madrasta e seu pai como protagonistas principais.

A mídia, escudada pelo apoio de muitos do povo, investigou, julgou e condenou o casal em tempo recorde.

Deixo bem claro que não estou querendo fazer a apologia do casal, longe disso! Incomoda o profundo desrespeito aos princípios básicos da Justiça.

O efeito do homicídio na sociedade é imensurável, mas nem por isso as etapas do ordenamento jurídico devem ser desconsideradas. Há que se atentar para o princípio do contraditório. Uma investigação perfeita conduzirá ao (s) assassino (s) e legitimará a prisão preventiva e posterior condenação. Nada deve ser feito diferente disso sob risco de se rasgar a Constituição Federal do Brasil.

Por que, afinal, existe essa reação?

O povo está cansado da violência e tem sede de justiça imediata. Coloca, inclusive, esse crime na mesma vala comum dos muitos crimes que ocorrem no país. O caso em tela causa comoção, mas não deve ser confundido com crimes que ocorrem no trânsito e em assaltos – por exemplo. Uma situação como essa, ocorrida numa família da classe média, requer punição, claro, mas deve ser observada sob o ponto de vista da raridade. Isso mesmo! Não acontecem crimes assim todo dia, mas todo dia acontecem crimes tidos como comuns.

Eis que a sede de justiça (ou vingança) fez a massa protestar, pichar e querer linchar.

Por quê?

“Legado das nossas misérias”.
.
.
.

Um comentário:

André Henrique disse...

Concordo com a idéia de legado de nossas misérias.Falei desse caso nomeu blog e concordo que a mídia fez seu julgamento atencipado e nela está uma das raízes da revolta popular.

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails