
Convites permanentes à reflexão. Fomento de ponderações racionais construtivas. Textos de Filosofia, Teologia e Direito. Tentativas constantes de análise do mundo sob as perspectivas filosófica e teológica.
sábado, 19 de abril de 2014
sexta-feira, 18 de abril de 2014
quinta-feira, 17 de abril de 2014
Nada fomos, nada somos e nada seremos...
Nada do que se
acredita é possível ser comprovado. Absolutamente nada! Nossa geração vai
passar crendo numa coisa ou outra. Ambas sem provas. Ateísmo e Teísmo não
possuem respostas. A ciência humana está no comecinho e a religião parou no
tempo.
O ser humano, se
depender de si, está perdido.
A não ser que os
alienígenas (divinos ou não), se é que existem, venham nos dar uma mão.
O que sei é todos nós
morreremos. De velhice ou não. Todos nós morreremos.
Sabem qual a
diferença? Alguns morrerão com esperança e outros não. Nada mais do que a
esperança como diferencial.
No fundo sabemos que
voltaremos ao nada. Falta coragem, à humanidade como um todo, assumir que é
nada.
Não condeno quem tem
esperança. Eu já tive. Era bom. Hoje sei que não é real. Se existe um Ser
Supremo ele não é um Ser Pessoal.
Olhemos em volta. A
prova está ao nosso lado. Está em nós. Mal nascemos e iniciamos a contagem
regressiva para a morte...
quarta-feira, 9 de abril de 2014
terça-feira, 4 de março de 2014
segunda-feira, 3 de março de 2014
sábado, 1 de março de 2014
quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014
segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014
Relembrando meu passado...

Durante anos eu acreditava que essa frase se aplicava à minha comunidade. Depois pensei que se aplicasse à igreja invisível. Hoje não penso mais em nada assim...
sábado, 22 de fevereiro de 2014
quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014
segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014
domingo, 16 de fevereiro de 2014
A verdade...
Não é exatamente o que queremos que ela seja.
Ela é o que é. Não adianta Teístas e Ateístas digladiarem. Todos
trabalham com hipóteses e anseios. A fé não é tangível. Não serve de
prova. As hipóteses também não. Aí não seriam hipóteses.
Devemos aceitar a realidade. O que desejamos e cremos não é,
necessariamente, a verdade. Talvez estejamos extremamente longe dela. O
que podemos ter é esperança. Mesmo que ela seja a última a morrer. A
esperança, claro, não é imortal.
Enéias Teles Borges
terça-feira, 11 de fevereiro de 2014
sábado, 1 de fevereiro de 2014
sábado, 25 de janeiro de 2014
sexta-feira, 17 de janeiro de 2014
sexta-feira, 3 de janeiro de 2014
quarta-feira, 1 de janeiro de 2014
domingo, 15 de dezembro de 2013
quinta-feira, 12 de dezembro de 2013
sexta-feira, 6 de dezembro de 2013
Cura da alma...
Sobre a cura...
Há momentos de penúria em nossa vida. De dor intensa e indescritível. Temos a sensação de que estamos no limite. É o limite, não é o fim. Sabe-se, porém, que o fim está perto. Hora de recuar ou empurrar o fim para mais longe. Chamamos isso de cura.
Cura da alma.
Há momentos de penúria em nossa vida. De dor intensa e indescritível. Temos a sensação de que estamos no limite. É o limite, não é o fim. Sabe-se, porém, que o fim está perto. Hora de recuar ou empurrar o fim para mais longe. Chamamos isso de cura.
Cura da alma.
Enéias Teles Borges
terça-feira, 3 de dezembro de 2013
segunda-feira, 2 de dezembro de 2013
Assinar:
Postagens (Atom)


























