domingo, 26 de junho de 2011

O lixo e as moscas

O lixo

O lixo é durável. Tem aumentado dia após dia. Acumular lixo é um problema da humanidade. Confome o tipo de lixo, maior ou menor tempo será a sua decomposição. Fato é que o lixo costuma durar por muito tempo. Pelo menos mais tempo que duram as moscas...

As moscas

As moscas têm vida curta. Ajuntam-se sobre e entre o lixo. Moscas morrem, moscas nascem e hospendam-se no lixo. As moscas duram pouco tempo. Menos tempo que o lixo...

A política, o lixo e as moscas

A política, em muitos casos e especialmente no Brasil, costuma parecer uma fábrica de lixo. Existem partidos que se adonam do poder. O poder como se esse fosse lixo. Lixo durável. Os membros dos partidos são como moscas. Duram pouco, bem menos que o lixo. Curiosamente os partidos se sucedem e parecem lixo sucedendo lixo...

Moral da história

A realidade é que o lixo parece ser sempre o mesmo, apesar da mudança das moscas...

Enéias Teles Borges
Postagem original: 26/08/2010

O futebol e a fé

Na noite de quarta-feira, 05/05/2010, eu assisti ao jogo entre Corinthians e Flamengo. Sou botafoguense e a despeito de não gostar do Corinthians, torci pelo time mosqueteiro. Não sei bem se torci pelo Timão ou se torci contra o Flamengo. Fato é que fiquei ali, como de costume, de olho na TV. Confesso que fiquei com pena da torcida corintiana. Muita expectativa, ano do Centenário... A diretoria fez os torcedores acreditarem que seria possível realizar o sonho. Não foi dessa vez. Que os corintianos tenham paciência e sigam esperando ( faz parte do mundo do futebol). Como botafoguense eu também espero. É título que ainda não temos.

O objetivo da minha postagem não é falar do jogo e sim atentar para o comportamento dos torcedores durante a partida. A televisão mostrava a reação das pessoas que torciam pelas duas equipes. Os semblantes eram semelhantes. O que mudava era a cor da camisa. Os flamenguistas de vermelho e preto e os corintianos de preto e branco. Os semblantes eram de sofrimento, de tensão. Muitos rezavam. Pediam a deus para que ajudasse seu time do coração. Acredito que, ao final da partida, os torcedores da equipe carioca tenham agradecido pela bênção. A torcida do Flamengo é maior que a torcida do Corinthians. Será que a quantidade de orações, da torcida maior, pesou na balança divina? Seria a única razão plausível, certo? Afinal as orações partiram das duas torcidas. Mais oração, feita por mais torcedores, gerou a bênção para um e não para o outro. Caso assim seja o meu Botafogo haverá de sofrer. As orações botafoguenses serão, em quantidade, menos eficientes do que aquelas elevadas aos céus por times com torcidas maiores...

Sabemos, sendo racionais, que nada disso é verdade. O que deus teria que ver com futebol e torcida? Dizem que deus é brasileiro e logo: seremos campões na África do Sul. É assim mesmo? Claro que não! O que me chama especial atenção é justamente isso: o que o futebol tem a ver com a fé? Penso que nada. Mas quero ver alguém convencer um devoto torcedor do contrário. Quem ganha agradece a deus e quem perde certamente pedirá forças à divindade. Forças para continuar torcendo e rezando, até que a vitória venha. Quando a vitória vier, certamente se dirá: “graças a deus...”

E assim o futebol estende suas mãos e se apega à fé. É mais um tentáculo desse imenso polvo. Sim, aquele polvo FCFA (Fé cega e Faca Amolada).

Enéias Teles Borges
Postagem original: 06/05/2010

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Na igreja e no campo de futebol

O filho queria ver o jogo e o pai lhe disse:

- Primeiro iremos à igreja!

- Por quê? Indagação do garoto.

- Porque Deus existe e nos protege. Lá é o melhor lugar. Lá poderemos vê-lo face à face!

Foram à igreja e de lá ao jogo de futebol.

Depois do esporte o pai perguntou:

- Não foi importante ir à igreja primeiro?

- Não tenho certeza, respondeu o menino. No campo de futebol eu não tive chance de ver os jogadores face à face. Mesmo assim, vendo de longe, parecia mais face à face do que Deus na igreja...

Moral: há uma grande diferença entre ver algo face à face e imaginar que exista algo que possa ser visto face à face (e ainda querer que os outros também vejam)...

Enéias Teles Borges
Postagem original: 26/07/2009

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Portas: de padres e de médicos

Vitor Hugo, em sua obra “Os Miseráveis”, falando a respeito dos médicos e dos padres, disse que a diferença entre a porta da igreja e a do consultório era apenas uma: uma porta nunca era trancada e a outra permanecia sempre aberta. Isto é, não havia diferença entre a disposição de médicos e padres no exercício das respectivas vocações.

O que vemos hoje? Por força de inúmeros fatores os padres, pastores e afins, bem como médicos e similares, não representam mais o último estandarte da abnegação. Estamos num mundo em que os habitantes são contados aos bilhões. Era de se esperar que o aumento da população e suas conseqüências haveriam de mudar a imagem, hoje nostálgica, dos padres e dos médicos.

Naturalmente cito médicos e padres para exemplificar. A tônica é: não há mais a possibilidade de relacionamento personalizado entre as pessoas. As relações entre indivíduos e profissionais estão mecanizadas; mesmo entre pacientes e médicos, líderes religiosos e membros leigos.

É da vida, diriam muitos. Não deveria ser assim, anelo de outros tantos. Fato é que em meio à multidão estamos perdidos e sem rumo. Até mesmo no interior, nas quase raras cidades pequenas, não se verifica mais aquele calor humano. As cidades podem ser pequenas em número de habitantes, mas são iguais no contexto da globalização. A indiferença está globalizada. Uma pena...

Interessante observar como essa indiferença chegou às congregações da fé. O entendimento que os membros tinham era bem simples: comunhão com Deus durante a semana, cada indivíduo e cada família. Nos finais de semana os membros se reuniam para a comunhão com Deus e (principalmente) para a comunhão dos fiéis. Os membros, irmãos de fé, queriam saber das alegrias e tristezas dos outros, historiar as graças e os infortúnios próprios. Esse procedimento contribuía para o fortalecimento das congregações, dando fôlego para a nova semana, até o outro reencontro.

Hoje não é mais assim. Durante a semana a correria é total. Não há mais comunhão individual e familiar. Os eventos de finais de semana são transformados numa espécie de resumo (supletivo) da comunhão com Deus. Não sobram tempo e interesse para a comunhão dos fiéis...

As reuniões semanais transformaram-se em espetáculos indutores e enganadores. Induzem a crer numa realidade inexistente e, portanto, alienante. Enganam: os líderes fingem que ensinam e os membros fingem que recebem ensinamentos. É um espetáculo triste! Multidões dirigindo-se aos locais de culto para buscar algo que sempre esteve e sempre estará nas suas próprias casas. Grupos gigantescos buscando na igreja aquilo que ela não tem e nunca teve pretensão de possuir...

É uma mentira que se repete semanalmente e tudo em nome de Deus!

O ideal seria que as portas das igrejas jamais fossem fechadas ou como a dos médicos, que ficassem sempre abertas ou vice-versa.

Mas como uma porta da igreja poderia ficar sempre aberta se não mais existe igreja? Afinal o que é igreja?

Enéias Teles Borges
Postagem original 13/06/2008

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Dia do Orgulho Heterossexual

Às vésperas da Parada Gay, marcada para domingo (26), a  Câmara Municipal de São Paulo discute nesta quarta feira  (22) a aprovação, em segunda discussão, do projeto de lei 294/ 2005, do vereador Carlos Apolinário (DEM), ligado a uma igreja evangélica, que institui, no Município de São Paulo, o Dia do Orgulho Heterossexual.

A lei determina que a data deverá ser comemorada todo terceiro domingo do mês de dezembro. O PT e o PPS buscam evitar a aprovação do texto, chamado pelo vereador Ítalo Cardoso (PT) de "provocação".


Nota: Não sei se é provocação. Sei que comportamento assim pode ser interpretado de diferentes formas, aí começa, efetivamente, o problema. Quem está propondo o Dia do Orgulho Heterossexual o faz simplesmente por isso ou por se opor ao Dia do Orgulho Homossexual?

Enéias Teles Borges

terça-feira, 21 de junho de 2011

O velho IAE não merece isso!

Lamentavelmente a situação constrangedora insta em persistir. A despeito do esforço dos poucos e interessados defensores da Colina Iaense, os ladrões de galinha seguem usufruindo o benefício da negligência dos líderes do UNASP/SP. Imaginem, meus amigos, que houve mais um prejudicado. Pela segunda vez, refiro-me à mesma pessoa, furtaram um notebook. Imaginem perder dois equipamentos de uso particular e profissional, num espaço de tempo que não foi tão grande assim...

Aconteceu como vem acontecendo com todos: uma rápida saída do local e quando retornou, a bolsa com tudo o que dentro havia, tinha sido surrupiada (fica a sensação que existem raposas cuidando do galinheiro). Mesmo modus operandi.

De pouco ou de nada adiantou a Notificação Extrajudicial enviada aos diretores, professores e afins. Que vergonha! Será que a Instituição precisará aprender, na prática, o que significa “Responsabilidade Objetiva”? Será que o barulho promovido pela minoria, que lança mão do alheio, haverá de seguir prevalecendo em razão do silêncio dos omissos diretores e funcionários?

O velho IAE não merece isso!

(Adventismo Histórico)

Enéias Teles Borges

Juiz anula casamento gay

O juiz da 1º Vara da Fazenda Pública de Goiânia (GO), Jeronymo Pedro Villas Boas, determinou a anulação do primeiro contrato de união estável entre homossexuais firmado em Goiás, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de reconhecer a união entre casais do mesmo sexo como entidade familiar.

Leia mais no Dia Online.

Nota: Nada contra o proceder "moralista" do magistrado. Nós precisamos de "moralistas". O que não entendo é a postura dele, como Operador do Direito. De que adianta insurgir-se contra interpretação do Supremo Tribunal Federal (STF)? Todos sabemos o produto final desta decisão. Imaginem se virar moda os juízes singulares, que precisam ter plena liberdade de ação, começarem a dizer o que o STF pode ou não decidir? Algo mais está em jogo, não apenas a questão homossexual, mas o respeito a hierarquia - no Judicário do Brasil.

Mais: Tribunal de Justiça de Goiás cassou a decisão singular

Enéias Teles Borges

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Quanto mais sangue melhor!

A campanha do “quanto mais sangue melhor” está no ar. Bandeirantes e Record colocaram "na tela" Faccioli e Datena. Quem conseguir mostrar melhor o “mundo cão” alcançará maior audiência. Está no ar a grande disputa: qual dos dois trará, com maior eficiência, o terror das grandes e pequenas cidades para “cativar” o telespectador?

No ar: “Quanto mais sangue melhor!”

Enéias Teles Borges

Coelho da cartola...

Os conglomerados da fé têm tirado coelho da cartola. Sim, isso mesmo! Não tem sido fácil convencer seus membros que eles estão no lugar certo. Cada centro de difusão tem se comportado como pavão, na tentativa de atrair adeptos. Vale qualquer coisa. O último procedimento eficaz é mostrar o poder de compra dos seus líderes. Anda na moda possuir avião particular para deslocamento dos chefes pregadores da palavra. Quanto maior e mais caro o avião, mais se prova que Deus abençoa a igreja, na pessoa do líder, óbvio...

A conversa de que o fiel nasceu para ser a cabeça e nunca ser a cauda tem falhado. Parece, grosso modo, que os líderes são a cabeça, pois vivem como se nobres ricos fossem. Os membros parecem caudas que se arrastam pelo chão. Ainda assim muitos insistem em crer nos discursos malucos que descem dos púlpitos. Acreditar segue sendo mais fácil do que pensar. Ocorre que os membros começam a refletir e a comparar. As dificuldades para sobreviver continuam as mesmas, por mais que destinem dízimos e ofertas aos centros de difusão de fé. O céu parece cada vez mais distante. Por dois milênios a cristandade ouviu que Cristo estaria às portas e até agora nada!

Por essa e por outras os bispos, pastores, padres e afins precisam tirar, a todo instante, coelho da cartola. Não tem sido fácil ludibriar os antes inocentes membros.

Uma coisa é certa: eles, os tais líderes, sempre dão um jeitinho. Sempre conseguem manter suas fontes de renda no contexto da fé. O problema é a disputa dentro do cristianismo. Arrecada mais aquele que consegue provar melhor que o seu centro de difusão de fé é o único, o verdadeiro, o remanescente de Deus na Terra...

Enéias Teles Borges

sábado, 18 de junho de 2011

Buraco negro suga uma estrela...

Astrônomos acreditam ter resolvido o mistério de uma das maiores explosões espaciais jamais registradas. Eles afirmam que a explosão em uma galáxia distante aconteceu depois que um buraco negro massivo devorou uma estrela. A energia liberada foi detectada primeiramente pelo satélite Swift no dia 28 de março e foi confirmada depois por telescópios.

Alguns cientistas acreditaram que o clarão era uma explosão de raios gama de uma estrela em colapso, porém a queima de um evento como este dura normalmente apenas poucas horas. Ao invés de desaparecer, a explosão cósmica continuou a queimar e a emitir radiações de alta energia por dois meses e meio.

Duas equipes concluíram que uma estrela do tamanho do Sol foi sugada por um buraco negro gigante do mesmo jeito que uma mosca não consegue escapar de um sapo.Assim que o buraco negro abocanhou a estrela, um feixe de energia foi jorrado em direção a Terra e isto pode ter sido registrado pelos telescópios. O banquete estelar ocorreu em uma galáxia a 3,8 bilhões de anos luz. Um ano luz corresponde a cerca de 9,66 trilhões de quilômetros.

“Isto foi totalmente diferente de qualquer coisa vista”, disse Joshua Bloom, astrônomo da Universidade da Califórnia, em Berkeley, que liderou uma das equipes do estudo publicado no periódico científico Science. Bloom classificou o evento como algo extremamente raro.

"Isso acontece porque o buraco negro rasga a estrela, sua massa gira em espiral e este processo libera muitíssima energia", explicou o cientista.

Cerca de 10% da massa dessa estrela se transformou em energia irradiada, como raios X e gama, que podiam ser vistos na Terra, uma vez que o feixe de luz apontava para a Via Láctea, segundo o estudo.

Ao repassar o histórico de explosões na Constelação de Draco, onde foi observado o fenômeno, os cientistas determinaram que o acontecimento foi "excepcional", já que não encontraram indícios de outras emissões de raios X ou gama.

Buracos negros são como roda moinhos, núcleos super densos das galáxias que consomem tudo por perto em pouco tempo. Como eles crescem permanece um mistério. Cientistas acreditam que a observação do clarão pode ajudar na melhor compreensão de como as galáxias se formam. 

Em repouso

O mais fascinante, segundo Bloom, é que o fenômeno começou em um buraco negro em repouso, que não estava atraindo matéria. "Isto poderia acontecer em nossa própria galáxia, onde há um buraco negro que vive em quietude e que fervilha ocasionalmente, quando absorve um pouco de gás", garantiu. No entanto, Bloom ressaltou que seria uma surpresa ver outro fenômeno similar no céu na próxima década.

“Não é o tipo de coisa pela qual se deva perder o sono”, disse o pesquisador Andrew Levan da Universidade de Warwinck, na Inglaterra, e que liderou a outra equipe de estudo.

A explosão é algo "nunca visto" até agora na longitude de onda dos raios gama, por isso o mais provável é que só aconteça "uma vez a cada 100 milhões de anos, em qualquer galáxia", calculou o cientista.

O estudo estima que as emissões de raios gama, que começaram entre os dias 24 e 25 de março em uma galáxia não identificada a cerca de 3,8 milhões de anos luz, vão se dissipar ao longo do ano.

"Acreditamos que o fenômeno foi detectado em seu momento de maior brilho, e se realmente for uma estrela destruída por um buraco negro, podemos dizer que nunca voltará a ocorrer nessa galáxia", concluiu Bloom.

Fonte: Astrofísicos.

Nota:
Um buraco negro devorando uma estrela conspira muito contra as teorias criacionistas cristãs que conheço. Aonde estaria a prefeição tão falada? Como explicar mundos sendo destruídos fora do nosso contexto? Não dá para dizer que isso não é destruição, assim como não há como dizer que é culpa do pecado humano.

Enéias Teles Borges

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Ambos somos ateus...

“Afirmo que ambos somos ateus. Apenas acredito num deus a menos que você. Quando você entender por que rejeita todos os outros deuses possíveis, entenderá por que rejeito o seu.” Stephen Henry Roberts

Nota: Existem frases que resumem o tudo, que encantam os que pensam, desnudam a realidade para os que instam em não querer enxergá-la, fazem um chamamento para a verdade real, constrangem os omissos, revitalizam as pessoas de bem e trazem o senso de plena coerência para o mundo vil e tenebroso no qual vivemos. A frase acima é uma delas. Quem possui coragem suficiente para tentar ver tudo o que ela tem e quer mostrar?

Enéias Teles Borges
Postagem original: 01/12/2009

Medo da luz...

Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz. (Platão)

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Eu seria cristão...

Eu seria cristão, sem dúvida, se os cristãos o fossem vinte e quatro horas por dia. (Mahatma Gandhi)

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Não posso acreditar num Deus...

Não posso acreditar num Deus que quer ser louvado o tempo todo. (Friedrich Nietzsche)

Nota: Os centros de difusão da Fé Cega e da Faca Amolada (FCFA) são os principais responsáveis pela antipatia que cresce contra as pessoas de forte cultura religiosa. Os muitos deuses com suas múltiplas e bizarras formas são oriundos daqui mesmo, da Terra, e são muito, mas muito aborrecedores da peciência de quem quer conviver com a lucidez.

Enéias Teles Borges

Marcha da maconha, no Supremo Tribunal Federal

O motivo do julgamento é uma ação da Procuradoria-Geral da República (PGR) que pede a liberação das manifestações. A PGR argumenta que a proibição fere dispositivos previstos no artigo 5º da Constituição que garantem a liberdade de expressão e de reunião.

(Universo Online)

Nota: Enquanto o mundo "pega fogo" o STF separa tempo, porque é obrigado, para julgar algo, previsto em Lei, mas que causa uma certa sensação de desconforto...

Em tempo: Marcha da Maconha, deferida no STF.

Enéias Teles Borges

Ensino religioso obrigatório é ameaça

O deputado estadual e católico Márcio Pacheco (PSC) afirmou que a proposta tem como objetivo “dar às crianças pobres as mesmas oportunidades que as crianças abastadas têm”. “As escolas boas não oferecem só matemática e português. Vejam quantos judeus matriculam seus filhos em escolas judaicas e quantos católicos colocam seus filhos em colégios católicos. Querem que tenham uma educação completa. Mas essa opção só é dada a quem pode pagar e o que estamos discutindo aqui é que essa opção seja dada aos que não podem”, argumentou Pacheco.

Texto completo: Último Segundo.

Nota: O que é um Estado Laico? Será que as pessoas entendem mesmo o sentido de tudo isso? Sou contra o ensino religioso obrigatório na rede pública, a não ser que o ateísmo seja pregado na mesma proporção. Em tempo: sou agnóstico teísta.

Enéias Teles Borges

Trânsito engarrafado e assaltos por atacado

Quem enfrenta o trânsito pesado em São Paulo, Capital, está convivendo com mais um grave e perigoso aborrecimento: arrastão promovido por meliantes na Marginal Pinheiros, nas imediações da bela Ponte Estaiada. Não há como fugir. Trânsito travado e pavor. O que fazer neste mundo cão? [ETB]

Reportagem

Nem as operações realizadas pela Polícia Militar na Marginal do Pinheiros têm inibido a ação de criminosos contra motoristas parados em congestionamentos. Na noite de segunda-feira, sete pessoas foram atacadas por ladrões que quebraram os vidros dos veículos para furtar bolsas e celulares. O número de vítimas só não foi maior porque uma testemunha conseguiu parar uma equipe da corporação. Ninguém foi preso.

No mês passado, outros três crimes semelhantes foram registrados na via. No caso de anteontem, depois de a PM ser chamada, a corporação enviou até um helicóptero Águia para o local, entre as Pontes Ary Torres e do Morumbi, na curva da Usina de Traição.

Segundo a empresária Diva Ramalho, que estava em uma S10, um assaltante estourou o vidro do veículo e colocou todo o corpo para dentro. "Em segundos, ele fez um ?rapa?. Levou bolsa que estava no chão, jaqueta, óculos. Dei graça a Deus quando ele foi embora", disse. Um casal gritou por socorro e acabou espantando os criminosos. De acordo com a empresária e outras vítimas, a maioria dos criminosos usou pedras e barras de ferro para quebrar o vidro dos carros.

O delegado titular do 34.º Distrito Policial (Morumbi), Vilson Genestreti, disse ontem que bandidos se aproveitam do afunilamento da Marginal para assaltar motoristas. "Aconteceu esse. E outros já aconteceram, mas estamos investigando."

Universo Online.

Enéias Teles Borges

terça-feira, 14 de junho de 2011

O cansaço está batendo na porta...

- O que faço com ele?
- Deixo entrar? 
- Não? 
- Como faço para que ele saia de perto da porta? 
- O cansaço está batendo na porta e não sei como impedir que ele entre...

Enéias Teles Borges

Depressão pós-parto, no homem...

Por mais que a chegada de uma criança traga felicidade, a vida de qualquer casal sofre uma avalanche de mudanças –em especial aos pais de primeira viagem. O bebê que acaba de chegar requer atenção, energia, afeto e cuidados específicos o tempo todo. Ao fim do dia pai e mãe estão exaustos -e ainda terão uma madrugada de mamadas que os espera. Como nessa fase a ligação entre a mãe e o bebê é mais forte do que nunca, é natural que o homem, em algum momento, sinta-se excluído, mesmo que nem se dê conta disso.

Leia mais no Universo Online.

Nota: Temas assim precisam ser aprofundados. Especialmente nos centros culturais, incluindo os de cultura religiosa. Há muito o que se aprender a respeito do homem (refiro-me ao macho mesmo!).

Enéias Teles Borges

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Seria o sorriso de Deus?

Astrônomos encontraram um segundo e enorme buraco negro no centro de uma galáxia incomum, vizinha à Via Láctea. A galáxia conhecida como Markarian 739 or NGC 3758 fica a 425 milhões de anos-luz de distância da constelação de Leão. Apenas cerca de 11 mil anos-luz separam núcleos dos buracos negros, e formam, perantes as lentes dos telescópios Chandra e Swift, da Nasa, uma formação que parece um rosto sorridente, com a dupla de núcleos acima de um arco.

Astrônomos já sabiam que o núcleo oriental da Markarian 739 continha um buraco negro ativo e que gera muita energia. O estudo, que será publicado no periódico científico The Astrophysical Journal Letters, mostra na parte ocidental há outro buraco negro ativo. Isto faz da galáxia um dos casos mais próximos e claros de galáxia com dois buracos negros.

(Último Segundo)

Nota: Seria o sorriso de Deus? Algo que esmaga, que suga, que faz explodir, que acaba com estrelas e planetas... Podem crer: existem pessoas que dizem ser o sorriso de Deus. Que Deus seria esse?

Enéias Teles Borges

domingo, 12 de junho de 2011

Quase além do Sistema Solar

Nas palavras do astrônomo Eugene Parker, da Universidade de Chicago, a fronteira do Sistema Solar possui atividades energéticas intensas, como se fosse uma "banheira de hidromassagem agitada".

Vários fragmentos de campos magnéticos passam como uma espécie de "vento" pelas sondas. Este processo está formando bolhas de magnetismo com dezenas de milhares de quilômetros de largura. As sondas Voyager, da agência espacial americana Nasa, estão atravessando um 'mar magnético' para tentar sair do Sistema Solar.


Nota: Aprendemos, na infância e na adolescência, que a ação do homem, pecador que é, jamais iria além do Sistema Solar, pois Deus não permitiria que as ações de seres sob o pecado saissem deste contexto. Tempos distantes, mitos em queda...

Enéias Teles Borges

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Na Colina do Velho IAE, quem diria?

Caros amigos e amigas,

O longo texto abaixo deve ser entendido como desabafo. Opinem, caso considerem importante opinar, especificamente sobre o tema que foi tratado.

Enéias Teles Borges

São Paulo, 31 de maio de 2011.


Notificação Extrajudicial – UNASP/SP

Prezados Diretores e Funcionários

Sirvo-me da presente para trazer ao conhecimento dos senhores o que adiante seguirá. Destaco, como introdução, que o fito primordial da presente Notificação Extrajudicial é simples e objetivo: conclamar a Instituição a uma reflexão e, num segundo momento, chamar à ação.

1. No dia 30 de maio do corrente ano, ocorreu neste Centro, mais uma vez, um episódio altamente constrangedor. Causa mal-estar não apenas o fato em si, mas a reincidência que, deletéria, insta em não ser combatida de forma peremptória.

2. Minha filha, Aline Maia Borges, que estuda nesta instituição há longos anos, desde o período pré-escolar, que concluiu o ensino médio no ano de 2010 e que no momento segue no Curso Técnico de Música, de Piano e de Violão no Conservatório Musical, foi surpreendida ao notar que sua bolsa foi violada. De tal ato resultou a subtração de valor em dinheiro, Bilhete Único utilizado no deslocamento da Faculdade “PUC” até este lugar de educação quase secular. Também foi furtado o seu aparelho dispositivo móvel celular.

3. É bom que se frise que o prejuízo material é o de menor importância neste momento. Ocorre que além de não ter sido a primeira vez é possível, numa singela mensuração, detectar que fatos nocivos e desta magnitude têm surpreendido outras pessoas que militam ou que estudam neste “campus”.

4. Um acontecimento desagradável, como este, traz gosto amaro à boca e à vida de uma pessoa, como no meu caso, que conhece muito bem este centro do saber. Trata-se de instituição de fabulosa reputação, mas que está a permitir arranhões em sua boa fama. Sabe-se que de arranhão em arranhão acaba-se por chegar à má fama indesejável e vexatória.

5. Algo precisa ser feito. Algo efetivo. Não apenas os apelos, não apenas as orações, não apenas a conscientização. Resta claro que esforços precisam ser envidados imediatamente. Não apenas em face da urgência, mas em razão dos princípios e postulados defendidos pela comunidade adventista. De que adianta “educar para a eternidade”, desprezando pontos importantes da educação do cotidiano? Quem não consegue se destacar no pouco (educação terrena), como lograria sucesso no muito (educação para a eternidade)? Seria, indubitavelmente, a essência da contradição, acreditar que a ineficácia no ínfimo não avilta a suposta eficácia dirigida às alturas...

6. Minha história na Instituição tem longa data: afinal além do ensino médio eu cursei a Faculdade de Teologia nesta escola. Minha esposa é enfermeira pós-graduada neste magnífico lugar, minhas duas filhas passaram todo o ensino regular nesta Colina e a mais nova segue usufruindo a qualidade ímpar deste meio tradicional, ao se dedicar ao aprendizado adstrito à boa música.

7. O que esperar, então, das pessoas que fazem parte deste contexto? Não importa se são funcionários ou alunos, visitantes ou afins. Todos os que ousam pisar o calçadão deste “lugar único” têm a obrigação de procurar viver à altura das tradições locais. Cumpre à Instituição adotar medidas preventivas e eficazes para que tal tradição seja inteiramente respeitada. Sem medo e sem omissão. O exercício da Lei se faz necessário. É sabido que a Lei existe para proteger os bons dos atos danosos promovidos pelos maus. Há, portanto, que se inibir a ação de pessoas que atentam contra os bons costumes e que têm praticado atos antijurídicos asquerosos. Não se discute o “quantum” material e sim o absurdo moral que acaba prevalecendo.

8. Creiam-me: é vergonhoso saber que tem ocorrido além da conta. Uma vez é muito, o que dizer de reiteradas vezes? Não é razão para que todos os que habitam este centro de excelência se sintam, como eu, profundamente envergonhados? Não é desagradável saber que as pessoas precisam se deslocar o tempo todo, inclusive rumo aos banheiros, lanchonetes, levando seus pertences, tão somente pelo medo da ordinária subtração? Eu ficaria satisfeito se soubesse que não sou único nesta escalada contra o mal. Seria importante que fosse dado um basta, de cima para baixo, da direção para os dirigidos. Ou será que os mais graduados estão se safando destes miseráveis ladrões de galinha? Sei, simplesmente porque sei: que os que possuem cargos já passaram, entre os muros do UNASP, por um momento estranho assim, em que alguém (ou mais de um), qual rato de esgoto que se esgueira, e com ares de vitorioso, tenha lançado mão do que não lhe pertence.

9. Saliento e saliento de novo: o menor problema é o dano material. Há que se tomar atitude coletiva. Afinal um delinquente não se inicia no mundo do crime praticando atos vultosos. Um ladrão de meia tigela de hoje, se não coibido, será o grande assaltante de amanhã. Razão pela qual aqueles que permitem os pequenos delitos do presente serão, de forma justificada, taxados merecidamente de culpados quando amanhã, aqueles que estiveram sob suas mãos começarem a praticar, em grande escala, o que “estagiaram” num lugar tão renomado. Aí não haverá diferença entre o bandido e aquele que se omitiu.

10. Tendo em mente tudo isso e crendo que o barulho desta minoria ruidosa e bandida está prevalecendo, principalmente, em razão do silêncio da maioria “do bem”, eu me propus redigir esta “apertada síntese”. O faço em forma de Notificação Extrajudicial (para que no futuro não se diga que não se sabia). Enviarei cópia às pessoas que, querendo, poderão tomar providências para que tais atos não mais se repitam, a saber: ao Reitor, à Diretoria local, inclusive à do Conservatório Musical, ao chefe de segurança e mais algumas pessoas de notável senso crítico e vontade de fazer as coisas certas, simplesmente porque assim devem ser feitas (refiro-me, por exemplo, ao pastorado da igreja, do campus e afins).

11. Faço questão de deixar claro que não ataco a reputação deste renomado Centro. Ao contrário disso eu me uno contra quem está jogando na lama tal conceito, que foi erguido a contar de 1915. Insurjo-me contra os que consideram os fatos ocorridos como inevitáveis e “comuns nos dias de hoje”. O erro (por menor que seja), jamais poderá ser tratado como algo corriqueiro em nosso meio e nisso acredito que estamos todos de acordo.

12. Renovo minha satisfação por ter sido aluno desta Escola, por ter sido funcionário na Colina e por ter sido, inclusive de forma pública, uma pessoa que jamais se omitiu no momento em que pessoas com propósitos escusos tentaram promover atos antiéticos e danosos ao velho IAE.

13. Renovo, muito mais, minha esperança de que haja um movimento contra o avanço de tais posturas iníquas. Aí será possível asseverar que, ao contrário da USP e outros centros acadêmicos, houve uma ferrenha luta para coibir a ação dos biltres, dos mesmos ordinários que só fazem, reiteradamente, aquilo que é contra o Direito, porque encontram facilidade para a prática repetitiva dos delitos.

Deixo, de forma atenciosa, meus protestos de estima e de consideração.

Enéias Teles Borges
Pai e Advogado

Fonte:
Cultura e Religiosidade.

Sexo sem grilo, só com camisinha

Qual a ênfase da campanha? Em tese é o sexo seguro. Mas da maneira como as coisas andam no nosso mundo a ênfase haverá de ser transformada para algo mais ou menos assim: "faça sexo à vontade, mas não se esqueça da camisinha..."

Podem me chamar de "quadrado", homem da "idade da pedra", mas uma campanha como esta deveria cuidar para a ênfase ser diferente daquela exposta na mídia...

Enéias Teles Borges

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Terapia do luto...

Sem medo

Segundo Adriana, uma das vantagens da terapia do luto é que o paciente tem um espaço seguro para expressar sua tristeza, sua revolta ou qualquer tipo de sentimento e pensamento sobre a morte, sem receios. O paciente pode chorar, se abrir, deixar de lado o medo de desestruturar os familiares, magoar entes queridos, assustar os filhos e não se preocupa se deve ou não demonstrar suas fraquezas.

"A terapia reassegura ao enlutado que ele não está ficando louco por estar experimentando sentimentos novos, desconhecidos e até contraditórios", resume Adriana, que exemplifica: "Uma viúva que perde o marido, que apresentava demência há anos, fica confusa por se sentir aliviada com sua morte, apesar de profundamente triste". E ela conclui que, no processo, há a preocupação em explicar que cada um tem sua maneira de expressar o luto e não existe certo e errado.

O tratamento


Um paciente da terapia do luto precisa de acompanhamento que varia, geralmente, de três a seis meses. No início do tratamento, o indicado é visitar o profissional duas vezes por semana. Conforme o progresso do paciente, as sessões se tornam semanais e, posteriormente, quinzenais -até que o paciente receba alta. De acordo com a terapeuta Adriana Thomaz, ainda existem poucos especialistas em luto no Brasil (e a maioria atua na capital paulista). Quem sofreu uma perda pode recorrer a outros especialistas. Adriana orienta, porém, que é importante esclarecer o objetivo do tratamento ao médico ou psicólogo e perguntar se ele está apto para fazer esse tipo de acompanhamento.

Reportagem completa no Universo Online.

Nota: De uma forma ou de outra o ser humano vai descobrindo uma maneira de "viver sobrevivendo"...

Enéias Teles Borges

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Presságio - dica de filme

Muito se tem falado, entre ontem e hoje, a respeito de uma forte erupção solar (leia aqui). Lembrei-me do filme Presságio, com Nicolas Cage. Vale a dica.

Sinopse


Ano de 1959. Um grupo de alunos faz alguns desenhos sobre como imaginam que será o futuro. Eles serão guardados em uma cápsula do tempo, que apenas será aberta daqui a 50 anos. Um deles, feito por uma garota, traz uma série de números aleatórios, que ela alega terem sido ditos por alguém que não vê. Meio século depois a cápsula é aberta e este desenho chega às mãos de Caleb Koestler (Chandler Canterbury). O pai dele, o professor de astrofísica John Koestler (Nicolas Cage), percebe que se trata de uma mensagem codificada que prediz as datas e os números de mortos de cada uma das grandes tragédias ocorridas nos últimos 50 anos. John passa a investigar melhor o desenho e descobre que ele prevê mais três catástrofes ainda não ocorridas, a última delas de proporções globais.

Enéias Teles Borges

Segurando a onda...

Palocci caiu. A presidente Dilma sofreu o primeiro baque. O nosso País revê cenas que se tornam cada vez mais comuns. Enquanto a poeira baixa, já se começa a perguntar: qual será o próximo conflito político? Enquanto isso o brasileiro vai segurando a onda...

O futebol do Brasil está em baixa. Ronaldo fenômeno despediu-se da Seleção. Novos ídolos vicejam. O futebol mundial respira o último escândalo na FIFA e no Brasil a confusão dos estádios para a Copa do Mundo segue firme e forte. Enquanto isso o povo via segurando a onda...

Os centros de difusão da Fé Cega e da Faca Amolada (FCFA) seguem com suas profecias mil. Terremotos, vulcões, ano 2012, aquecimento global, chatice... Pastores enriquecem, membros nem tanto. Enquanto isso a massa falida vai segurando a onda...

Segurar a onda é virtude de quem é forte ou força de quem não tem o que fazer, a não ser segurar ou tentar segurar a onda?

Enéias Teles Borges

terça-feira, 7 de junho de 2011

É da vida...

Antes: com saúde e sem dinheiro. Depois: com dinheiro e sem saúde. Novo e sem dinheiro, velho e com dinheiro. É da vida...

Alguns passam por algo bem pior: novos e sem dinheiro e depois: velhos e sem dinheiro. Também é da vida...

Pode acreditar: existem novos com dinheiro, que ficam velhos e com dinheiro. Siga crendo: é da vida...

Conclusão: não importa se novo ou velho, com dinheiro ou sem dinheiro. O trabalho é necessário e obrigatório. Acreditem nisso: é da vida...

Nota: Frases extraídas do meu twitter (eneiastb).

Enéias Teles Borges

Sobre a Parada Gay 2011

"Amai-vos uns aos outros". Esta frase, que será utilizada como lema na Parada Gay, está causando furor nos meios da fé. Seria uma provocação?

A luta contra a homofobia está chegando a um extremo perigoso. Seria bom evitar frases tipicamente cristãs, pelo menos neste momento...


A frase "amai-vos uns aos outros", no contexto que está proposta, trará mais mal que bem. Por que não evitá-la na Parada Gay?


A melhor maneira de ser aceito socialmente não é pelo confronto e sim pelo procedimento inteligente. Deste jeito parece algo forçado...

Nota
: Frases extraídas do meu twitter (eneiastb).

Enéias Teles Borges

Antimatéria: Anjos e Demônios

O Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern) anunciou neste domingo em Genebra que cientistas do grupo conseguiram pela primeira vez obter átomos de antimatéria durante mais de 16 minutos, um tempo suficiente para começar a estudar suas propriedades em detalhe.

"Conseguimos manter os átomos de anti-hidrogênio durante mil segundos. Isso é suficiente para poder começar a estudá-los, mesmo com a pequena quantidade deles que conseguimos captar até agora", disse o porta-voz do chamado experimento Alpha, Jeffrey Hangst, vinculado ao Cern.

O objetivo de produzir átomos de antimatéria é estudar por que a natureza se formou pela matéria, enquanto, durante o Big Bang - fenômeno que deu início ao universo -, a matéria e a antimatéria existiam em quantidades iguais.

Leia mais em Último Segundo.

Nota: Recomendo a leitura do livro Anjos e Demônios de Dan Brown, o mesmo autor do livro O Código da Vinci. Além da boa trama, será interessante ler sobre o CERN, sobre a Antimatéria e afins...

Enéias Teles Borges

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Segredo no cofre

O indivíduo comprou um cofre e modificou o segredo dele. Ficou preocupado com duas possibilidades: (1) a de perder o bilhete no qual o segredo do cofre estava anotado e (2) com os valores que tinha guardado nele. Pensou e julgou achar solução brilhante: havia um jeito de não perder o segredo do cofre e, de quebra, manter seguros os pertences dentro dele. Qual seria essa maneira de proceder, de acordo com a fantástica ideia? Simples: ele pegou o bilhete, com o segredo, e guardou dentro do cofre.

Resultado: sua mente lhe pregou uma peça. Ele não tinha decorado o segredo. Agora estava diante de um cofre com valores e com a senha (segredo), tão importante, trancafiada lá dentro...

Não parece coisa de tapado (bitolado)? Isso mesmo! É como se a cabeça do homem fosse um cofre e dentro dele existisse algo inestimável: o cérebro. O segredo, tão importante para acessar o tesouro, foi aprisionado, na cabeça, junto com o cérebro. Quem assim procede fica igual na ilustração acima: diante de um cofre fechado, com valor inestimável e a senha (segredo), tão importante, trancafiada lá dentro, junto com o cérebro.

Na ilustração, do cofre, existe uma saída: contratar um especialista para abri-lo. No caso da senha, dentro do cérebro, existiria alternativa?

Parece bobagem? Creia-me: é possível enxergar tais cenas na vida real. Especialmente nos centros de difusão da FCFA (Fé Cega e Faca Amolada).

Enéias Teles Borges
Postagem original: 07/05/2010

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails