quarta-feira, 15 de junho de 2011

Não posso acreditar num Deus...

Não posso acreditar num Deus que quer ser louvado o tempo todo. (Friedrich Nietzsche)

Nota: Os centros de difusão da Fé Cega e da Faca Amolada (FCFA) são os principais responsáveis pela antipatia que cresce contra as pessoas de forte cultura religiosa. Os muitos deuses com suas múltiplas e bizarras formas são oriundos daqui mesmo, da Terra, e são muito, mas muito aborrecedores da peciência de quem quer conviver com a lucidez.

Enéias Teles Borges

Marcha da maconha, no Supremo Tribunal Federal

O motivo do julgamento é uma ação da Procuradoria-Geral da República (PGR) que pede a liberação das manifestações. A PGR argumenta que a proibição fere dispositivos previstos no artigo 5º da Constituição que garantem a liberdade de expressão e de reunião.

(Universo Online)

Nota: Enquanto o mundo "pega fogo" o STF separa tempo, porque é obrigado, para julgar algo, previsto em Lei, mas que causa uma certa sensação de desconforto...

Em tempo: Marcha da Maconha, deferida no STF.

Enéias Teles Borges

Ensino religioso obrigatório é ameaça

O deputado estadual e católico Márcio Pacheco (PSC) afirmou que a proposta tem como objetivo “dar às crianças pobres as mesmas oportunidades que as crianças abastadas têm”. “As escolas boas não oferecem só matemática e português. Vejam quantos judeus matriculam seus filhos em escolas judaicas e quantos católicos colocam seus filhos em colégios católicos. Querem que tenham uma educação completa. Mas essa opção só é dada a quem pode pagar e o que estamos discutindo aqui é que essa opção seja dada aos que não podem”, argumentou Pacheco.

Texto completo: Último Segundo.

Nota: O que é um Estado Laico? Será que as pessoas entendem mesmo o sentido de tudo isso? Sou contra o ensino religioso obrigatório na rede pública, a não ser que o ateísmo seja pregado na mesma proporção. Em tempo: sou agnóstico teísta.

Enéias Teles Borges

Trânsito engarrafado e assaltos por atacado

Quem enfrenta o trânsito pesado em São Paulo, Capital, está convivendo com mais um grave e perigoso aborrecimento: arrastão promovido por meliantes na Marginal Pinheiros, nas imediações da bela Ponte Estaiada. Não há como fugir. Trânsito travado e pavor. O que fazer neste mundo cão? [ETB]

Reportagem

Nem as operações realizadas pela Polícia Militar na Marginal do Pinheiros têm inibido a ação de criminosos contra motoristas parados em congestionamentos. Na noite de segunda-feira, sete pessoas foram atacadas por ladrões que quebraram os vidros dos veículos para furtar bolsas e celulares. O número de vítimas só não foi maior porque uma testemunha conseguiu parar uma equipe da corporação. Ninguém foi preso.

No mês passado, outros três crimes semelhantes foram registrados na via. No caso de anteontem, depois de a PM ser chamada, a corporação enviou até um helicóptero Águia para o local, entre as Pontes Ary Torres e do Morumbi, na curva da Usina de Traição.

Segundo a empresária Diva Ramalho, que estava em uma S10, um assaltante estourou o vidro do veículo e colocou todo o corpo para dentro. "Em segundos, ele fez um ?rapa?. Levou bolsa que estava no chão, jaqueta, óculos. Dei graça a Deus quando ele foi embora", disse. Um casal gritou por socorro e acabou espantando os criminosos. De acordo com a empresária e outras vítimas, a maioria dos criminosos usou pedras e barras de ferro para quebrar o vidro dos carros.

O delegado titular do 34.º Distrito Policial (Morumbi), Vilson Genestreti, disse ontem que bandidos se aproveitam do afunilamento da Marginal para assaltar motoristas. "Aconteceu esse. E outros já aconteceram, mas estamos investigando."

Universo Online.

Enéias Teles Borges

terça-feira, 14 de junho de 2011

O cansaço está batendo na porta...

- O que faço com ele?
- Deixo entrar? 
- Não? 
- Como faço para que ele saia de perto da porta? 
- O cansaço está batendo na porta e não sei como impedir que ele entre...

Enéias Teles Borges

Depressão pós-parto, no homem...

Por mais que a chegada de uma criança traga felicidade, a vida de qualquer casal sofre uma avalanche de mudanças –em especial aos pais de primeira viagem. O bebê que acaba de chegar requer atenção, energia, afeto e cuidados específicos o tempo todo. Ao fim do dia pai e mãe estão exaustos -e ainda terão uma madrugada de mamadas que os espera. Como nessa fase a ligação entre a mãe e o bebê é mais forte do que nunca, é natural que o homem, em algum momento, sinta-se excluído, mesmo que nem se dê conta disso.

Leia mais no Universo Online.

Nota: Temas assim precisam ser aprofundados. Especialmente nos centros culturais, incluindo os de cultura religiosa. Há muito o que se aprender a respeito do homem (refiro-me ao macho mesmo!).

Enéias Teles Borges

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Seria o sorriso de Deus?

Astrônomos encontraram um segundo e enorme buraco negro no centro de uma galáxia incomum, vizinha à Via Láctea. A galáxia conhecida como Markarian 739 or NGC 3758 fica a 425 milhões de anos-luz de distância da constelação de Leão. Apenas cerca de 11 mil anos-luz separam núcleos dos buracos negros, e formam, perantes as lentes dos telescópios Chandra e Swift, da Nasa, uma formação que parece um rosto sorridente, com a dupla de núcleos acima de um arco.

Astrônomos já sabiam que o núcleo oriental da Markarian 739 continha um buraco negro ativo e que gera muita energia. O estudo, que será publicado no periódico científico The Astrophysical Journal Letters, mostra na parte ocidental há outro buraco negro ativo. Isto faz da galáxia um dos casos mais próximos e claros de galáxia com dois buracos negros.

(Último Segundo)

Nota: Seria o sorriso de Deus? Algo que esmaga, que suga, que faz explodir, que acaba com estrelas e planetas... Podem crer: existem pessoas que dizem ser o sorriso de Deus. Que Deus seria esse?

Enéias Teles Borges

domingo, 12 de junho de 2011

Quase além do Sistema Solar

Nas palavras do astrônomo Eugene Parker, da Universidade de Chicago, a fronteira do Sistema Solar possui atividades energéticas intensas, como se fosse uma "banheira de hidromassagem agitada".

Vários fragmentos de campos magnéticos passam como uma espécie de "vento" pelas sondas. Este processo está formando bolhas de magnetismo com dezenas de milhares de quilômetros de largura. As sondas Voyager, da agência espacial americana Nasa, estão atravessando um 'mar magnético' para tentar sair do Sistema Solar.


Nota: Aprendemos, na infância e na adolescência, que a ação do homem, pecador que é, jamais iria além do Sistema Solar, pois Deus não permitiria que as ações de seres sob o pecado saissem deste contexto. Tempos distantes, mitos em queda...

Enéias Teles Borges

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Na Colina do Velho IAE, quem diria?

Caros amigos e amigas,

O longo texto abaixo deve ser entendido como desabafo. Opinem, caso considerem importante opinar, especificamente sobre o tema que foi tratado.

Enéias Teles Borges

São Paulo, 31 de maio de 2011.


Notificação Extrajudicial – UNASP/SP

Prezados Diretores e Funcionários

Sirvo-me da presente para trazer ao conhecimento dos senhores o que adiante seguirá. Destaco, como introdução, que o fito primordial da presente Notificação Extrajudicial é simples e objetivo: conclamar a Instituição a uma reflexão e, num segundo momento, chamar à ação.

1. No dia 30 de maio do corrente ano, ocorreu neste Centro, mais uma vez, um episódio altamente constrangedor. Causa mal-estar não apenas o fato em si, mas a reincidência que, deletéria, insta em não ser combatida de forma peremptória.

2. Minha filha, Aline Maia Borges, que estuda nesta instituição há longos anos, desde o período pré-escolar, que concluiu o ensino médio no ano de 2010 e que no momento segue no Curso Técnico de Música, de Piano e de Violão no Conservatório Musical, foi surpreendida ao notar que sua bolsa foi violada. De tal ato resultou a subtração de valor em dinheiro, Bilhete Único utilizado no deslocamento da Faculdade “PUC” até este lugar de educação quase secular. Também foi furtado o seu aparelho dispositivo móvel celular.

3. É bom que se frise que o prejuízo material é o de menor importância neste momento. Ocorre que além de não ter sido a primeira vez é possível, numa singela mensuração, detectar que fatos nocivos e desta magnitude têm surpreendido outras pessoas que militam ou que estudam neste “campus”.

4. Um acontecimento desagradável, como este, traz gosto amaro à boca e à vida de uma pessoa, como no meu caso, que conhece muito bem este centro do saber. Trata-se de instituição de fabulosa reputação, mas que está a permitir arranhões em sua boa fama. Sabe-se que de arranhão em arranhão acaba-se por chegar à má fama indesejável e vexatória.

5. Algo precisa ser feito. Algo efetivo. Não apenas os apelos, não apenas as orações, não apenas a conscientização. Resta claro que esforços precisam ser envidados imediatamente. Não apenas em face da urgência, mas em razão dos princípios e postulados defendidos pela comunidade adventista. De que adianta “educar para a eternidade”, desprezando pontos importantes da educação do cotidiano? Quem não consegue se destacar no pouco (educação terrena), como lograria sucesso no muito (educação para a eternidade)? Seria, indubitavelmente, a essência da contradição, acreditar que a ineficácia no ínfimo não avilta a suposta eficácia dirigida às alturas...

6. Minha história na Instituição tem longa data: afinal além do ensino médio eu cursei a Faculdade de Teologia nesta escola. Minha esposa é enfermeira pós-graduada neste magnífico lugar, minhas duas filhas passaram todo o ensino regular nesta Colina e a mais nova segue usufruindo a qualidade ímpar deste meio tradicional, ao se dedicar ao aprendizado adstrito à boa música.

7. O que esperar, então, das pessoas que fazem parte deste contexto? Não importa se são funcionários ou alunos, visitantes ou afins. Todos os que ousam pisar o calçadão deste “lugar único” têm a obrigação de procurar viver à altura das tradições locais. Cumpre à Instituição adotar medidas preventivas e eficazes para que tal tradição seja inteiramente respeitada. Sem medo e sem omissão. O exercício da Lei se faz necessário. É sabido que a Lei existe para proteger os bons dos atos danosos promovidos pelos maus. Há, portanto, que se inibir a ação de pessoas que atentam contra os bons costumes e que têm praticado atos antijurídicos asquerosos. Não se discute o “quantum” material e sim o absurdo moral que acaba prevalecendo.

8. Creiam-me: é vergonhoso saber que tem ocorrido além da conta. Uma vez é muito, o que dizer de reiteradas vezes? Não é razão para que todos os que habitam este centro de excelência se sintam, como eu, profundamente envergonhados? Não é desagradável saber que as pessoas precisam se deslocar o tempo todo, inclusive rumo aos banheiros, lanchonetes, levando seus pertences, tão somente pelo medo da ordinária subtração? Eu ficaria satisfeito se soubesse que não sou único nesta escalada contra o mal. Seria importante que fosse dado um basta, de cima para baixo, da direção para os dirigidos. Ou será que os mais graduados estão se safando destes miseráveis ladrões de galinha? Sei, simplesmente porque sei: que os que possuem cargos já passaram, entre os muros do UNASP, por um momento estranho assim, em que alguém (ou mais de um), qual rato de esgoto que se esgueira, e com ares de vitorioso, tenha lançado mão do que não lhe pertence.

9. Saliento e saliento de novo: o menor problema é o dano material. Há que se tomar atitude coletiva. Afinal um delinquente não se inicia no mundo do crime praticando atos vultosos. Um ladrão de meia tigela de hoje, se não coibido, será o grande assaltante de amanhã. Razão pela qual aqueles que permitem os pequenos delitos do presente serão, de forma justificada, taxados merecidamente de culpados quando amanhã, aqueles que estiveram sob suas mãos começarem a praticar, em grande escala, o que “estagiaram” num lugar tão renomado. Aí não haverá diferença entre o bandido e aquele que se omitiu.

10. Tendo em mente tudo isso e crendo que o barulho desta minoria ruidosa e bandida está prevalecendo, principalmente, em razão do silêncio da maioria “do bem”, eu me propus redigir esta “apertada síntese”. O faço em forma de Notificação Extrajudicial (para que no futuro não se diga que não se sabia). Enviarei cópia às pessoas que, querendo, poderão tomar providências para que tais atos não mais se repitam, a saber: ao Reitor, à Diretoria local, inclusive à do Conservatório Musical, ao chefe de segurança e mais algumas pessoas de notável senso crítico e vontade de fazer as coisas certas, simplesmente porque assim devem ser feitas (refiro-me, por exemplo, ao pastorado da igreja, do campus e afins).

11. Faço questão de deixar claro que não ataco a reputação deste renomado Centro. Ao contrário disso eu me uno contra quem está jogando na lama tal conceito, que foi erguido a contar de 1915. Insurjo-me contra os que consideram os fatos ocorridos como inevitáveis e “comuns nos dias de hoje”. O erro (por menor que seja), jamais poderá ser tratado como algo corriqueiro em nosso meio e nisso acredito que estamos todos de acordo.

12. Renovo minha satisfação por ter sido aluno desta Escola, por ter sido funcionário na Colina e por ter sido, inclusive de forma pública, uma pessoa que jamais se omitiu no momento em que pessoas com propósitos escusos tentaram promover atos antiéticos e danosos ao velho IAE.

13. Renovo, muito mais, minha esperança de que haja um movimento contra o avanço de tais posturas iníquas. Aí será possível asseverar que, ao contrário da USP e outros centros acadêmicos, houve uma ferrenha luta para coibir a ação dos biltres, dos mesmos ordinários que só fazem, reiteradamente, aquilo que é contra o Direito, porque encontram facilidade para a prática repetitiva dos delitos.

Deixo, de forma atenciosa, meus protestos de estima e de consideração.

Enéias Teles Borges
Pai e Advogado

Fonte:
Cultura e Religiosidade.

Sexo sem grilo, só com camisinha

Qual a ênfase da campanha? Em tese é o sexo seguro. Mas da maneira como as coisas andam no nosso mundo a ênfase haverá de ser transformada para algo mais ou menos assim: "faça sexo à vontade, mas não se esqueça da camisinha..."

Podem me chamar de "quadrado", homem da "idade da pedra", mas uma campanha como esta deveria cuidar para a ênfase ser diferente daquela exposta na mídia...

Enéias Teles Borges

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Terapia do luto...

Sem medo

Segundo Adriana, uma das vantagens da terapia do luto é que o paciente tem um espaço seguro para expressar sua tristeza, sua revolta ou qualquer tipo de sentimento e pensamento sobre a morte, sem receios. O paciente pode chorar, se abrir, deixar de lado o medo de desestruturar os familiares, magoar entes queridos, assustar os filhos e não se preocupa se deve ou não demonstrar suas fraquezas.

"A terapia reassegura ao enlutado que ele não está ficando louco por estar experimentando sentimentos novos, desconhecidos e até contraditórios", resume Adriana, que exemplifica: "Uma viúva que perde o marido, que apresentava demência há anos, fica confusa por se sentir aliviada com sua morte, apesar de profundamente triste". E ela conclui que, no processo, há a preocupação em explicar que cada um tem sua maneira de expressar o luto e não existe certo e errado.

O tratamento


Um paciente da terapia do luto precisa de acompanhamento que varia, geralmente, de três a seis meses. No início do tratamento, o indicado é visitar o profissional duas vezes por semana. Conforme o progresso do paciente, as sessões se tornam semanais e, posteriormente, quinzenais -até que o paciente receba alta. De acordo com a terapeuta Adriana Thomaz, ainda existem poucos especialistas em luto no Brasil (e a maioria atua na capital paulista). Quem sofreu uma perda pode recorrer a outros especialistas. Adriana orienta, porém, que é importante esclarecer o objetivo do tratamento ao médico ou psicólogo e perguntar se ele está apto para fazer esse tipo de acompanhamento.

Reportagem completa no Universo Online.

Nota: De uma forma ou de outra o ser humano vai descobrindo uma maneira de "viver sobrevivendo"...

Enéias Teles Borges

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Presságio - dica de filme

Muito se tem falado, entre ontem e hoje, a respeito de uma forte erupção solar (leia aqui). Lembrei-me do filme Presságio, com Nicolas Cage. Vale a dica.

Sinopse


Ano de 1959. Um grupo de alunos faz alguns desenhos sobre como imaginam que será o futuro. Eles serão guardados em uma cápsula do tempo, que apenas será aberta daqui a 50 anos. Um deles, feito por uma garota, traz uma série de números aleatórios, que ela alega terem sido ditos por alguém que não vê. Meio século depois a cápsula é aberta e este desenho chega às mãos de Caleb Koestler (Chandler Canterbury). O pai dele, o professor de astrofísica John Koestler (Nicolas Cage), percebe que se trata de uma mensagem codificada que prediz as datas e os números de mortos de cada uma das grandes tragédias ocorridas nos últimos 50 anos. John passa a investigar melhor o desenho e descobre que ele prevê mais três catástrofes ainda não ocorridas, a última delas de proporções globais.

Enéias Teles Borges

Segurando a onda...

Palocci caiu. A presidente Dilma sofreu o primeiro baque. O nosso País revê cenas que se tornam cada vez mais comuns. Enquanto a poeira baixa, já se começa a perguntar: qual será o próximo conflito político? Enquanto isso o brasileiro vai segurando a onda...

O futebol do Brasil está em baixa. Ronaldo fenômeno despediu-se da Seleção. Novos ídolos vicejam. O futebol mundial respira o último escândalo na FIFA e no Brasil a confusão dos estádios para a Copa do Mundo segue firme e forte. Enquanto isso o povo via segurando a onda...

Os centros de difusão da Fé Cega e da Faca Amolada (FCFA) seguem com suas profecias mil. Terremotos, vulcões, ano 2012, aquecimento global, chatice... Pastores enriquecem, membros nem tanto. Enquanto isso a massa falida vai segurando a onda...

Segurar a onda é virtude de quem é forte ou força de quem não tem o que fazer, a não ser segurar ou tentar segurar a onda?

Enéias Teles Borges

terça-feira, 7 de junho de 2011

É da vida...

Antes: com saúde e sem dinheiro. Depois: com dinheiro e sem saúde. Novo e sem dinheiro, velho e com dinheiro. É da vida...

Alguns passam por algo bem pior: novos e sem dinheiro e depois: velhos e sem dinheiro. Também é da vida...

Pode acreditar: existem novos com dinheiro, que ficam velhos e com dinheiro. Siga crendo: é da vida...

Conclusão: não importa se novo ou velho, com dinheiro ou sem dinheiro. O trabalho é necessário e obrigatório. Acreditem nisso: é da vida...

Nota: Frases extraídas do meu twitter (eneiastb).

Enéias Teles Borges

Sobre a Parada Gay 2011

"Amai-vos uns aos outros". Esta frase, que será utilizada como lema na Parada Gay, está causando furor nos meios da fé. Seria uma provocação?

A luta contra a homofobia está chegando a um extremo perigoso. Seria bom evitar frases tipicamente cristãs, pelo menos neste momento...


A frase "amai-vos uns aos outros", no contexto que está proposta, trará mais mal que bem. Por que não evitá-la na Parada Gay?


A melhor maneira de ser aceito socialmente não é pelo confronto e sim pelo procedimento inteligente. Deste jeito parece algo forçado...

Nota
: Frases extraídas do meu twitter (eneiastb).

Enéias Teles Borges

Antimatéria: Anjos e Demônios

O Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern) anunciou neste domingo em Genebra que cientistas do grupo conseguiram pela primeira vez obter átomos de antimatéria durante mais de 16 minutos, um tempo suficiente para começar a estudar suas propriedades em detalhe.

"Conseguimos manter os átomos de anti-hidrogênio durante mil segundos. Isso é suficiente para poder começar a estudá-los, mesmo com a pequena quantidade deles que conseguimos captar até agora", disse o porta-voz do chamado experimento Alpha, Jeffrey Hangst, vinculado ao Cern.

O objetivo de produzir átomos de antimatéria é estudar por que a natureza se formou pela matéria, enquanto, durante o Big Bang - fenômeno que deu início ao universo -, a matéria e a antimatéria existiam em quantidades iguais.

Leia mais em Último Segundo.

Nota: Recomendo a leitura do livro Anjos e Demônios de Dan Brown, o mesmo autor do livro O Código da Vinci. Além da boa trama, será interessante ler sobre o CERN, sobre a Antimatéria e afins...

Enéias Teles Borges

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Segredo no cofre

O indivíduo comprou um cofre e modificou o segredo dele. Ficou preocupado com duas possibilidades: (1) a de perder o bilhete no qual o segredo do cofre estava anotado e (2) com os valores que tinha guardado nele. Pensou e julgou achar solução brilhante: havia um jeito de não perder o segredo do cofre e, de quebra, manter seguros os pertences dentro dele. Qual seria essa maneira de proceder, de acordo com a fantástica ideia? Simples: ele pegou o bilhete, com o segredo, e guardou dentro do cofre.

Resultado: sua mente lhe pregou uma peça. Ele não tinha decorado o segredo. Agora estava diante de um cofre com valores e com a senha (segredo), tão importante, trancafiada lá dentro...

Não parece coisa de tapado (bitolado)? Isso mesmo! É como se a cabeça do homem fosse um cofre e dentro dele existisse algo inestimável: o cérebro. O segredo, tão importante para acessar o tesouro, foi aprisionado, na cabeça, junto com o cérebro. Quem assim procede fica igual na ilustração acima: diante de um cofre fechado, com valor inestimável e a senha (segredo), tão importante, trancafiada lá dentro, junto com o cérebro.

Na ilustração, do cofre, existe uma saída: contratar um especialista para abri-lo. No caso da senha, dentro do cérebro, existiria alternativa?

Parece bobagem? Creia-me: é possível enxergar tais cenas na vida real. Especialmente nos centros de difusão da FCFA (Fé Cega e Faca Amolada).

Enéias Teles Borges
Postagem original: 07/05/2010

É possível pensar livremente?

Segundo Schopenhauer, “Quando lemos, outra pessoa pensa por nós”. Não queria ele desencorajar o hábito da leitura, mas sim o hábito da leitura desacompanhada do pensamento crítico. Schopenhauer defendia a necessidade de pensar por conta própria, sem se deixar engolir pelo pensamento alheio, diminuindo o risco de nos tornarmos meros papagaios repetidores de idéias alheias.  E quantos papagaios voam livremente por aí! Propagando as idéias alheias e bicando todos os que as questionam, visto que esta é sua única forma de defesa, já que não dominam as idéias que vivem a repetir e são incapazes de justificá-las.

Texto completo: Leite com Manga faz Mal?  

Nota: Recomendo, como sempre, a leitura completa do texto. Não apenas deste, mas de todos existentes na fantástica página do Carlos Barth.

Enéias Teles Borges

domingo, 5 de junho de 2011

Religião faz o cérebro encolher

O Ciência Maluca adora uma boa banalidade – e não vê problema algum nisso. Mas o papo hoje é um pouquinho mais sério.

Tem um milhão de estudos por aí que apontam uma série de benefícios da religião para o cérebro. Mas, na ciência (ainda mais quando a gente inclui o “maluca” no meio), pouca coisa é unanimidade. Pesquisadores da Universidade de Duke, nos EUA, observaram os cérebros de 268 homens e mulheres com mais de 58 anos e notaram que o hipocampo – região envolvida, principalmente, na formação de memórias – era significativamente menor naqueles que se identificavam com grupos religiosos específicos ou que tinham passado por experiências religiosas de mudança de vida – aquela coisa de estar quase morrendo e “nascer” de novo, por exemplo.

Por quê? 

Hum, ninguém tem certeza ainda. Mas a principal hipótese do estudo é que certos aspectos da religião causem, em algumas pessoas, um estado constante de estresse.

Um indivíduo que faz parte de uma minoria religiosa e sofre preconceito por isso vive num estado de nervos mais delicado. Também pode acontecer com o sujeito que vive com o medo de ser punido por Deus por isso ou aquilo, ou então com o que tem ideias conflitantes com certos dogmas da religião. Ao longo do tempo, a liberação constante dos hormônios do estresse diminuiria o volume do hipocampo.

Tenso, né?


Nota: Quero vera agora. Será que os partidários da Fé Cega, Faca Amolada (FCFA) dirão alguma coisa?

Enéias Teles Borges

Dica: filme X-Man, Primeira Classe

Minhas filhas, esposa e eu fomos assistir a ele, ontem, no shopping center Jardim Sul. Recomendo aos amigos. Trata-se de um filme interessante, que se serve de fatos verdadeiros ocorridos na História, para "encaixar" o enredo bem elaborado. Efeitos especiais exuberantes. Não deixe de ver.

Fica a dica.

Enéias Teles Borges

sábado, 4 de junho de 2011

Vida fora da Terra, cada vez mais perto...

O açúcar orgânico, molécula que está diretamente ligada à origem da vida, foi detectado em uma região da nossa galáxia, onde planetas habitáveis ​​poderiam existir. Utilizaando o rádio telescópio IRAM na França, uma equipe internacional de cientistas descobriram esta molécula em uma região do espaço que é massiva em formação de estrelas, a cerca de 26.000 anos-luz da Terra.

"Esta é uma descoberta importante, primeira vez que o Gliceraldeído, um açúcar básico, tem sido detectado perto de uma região de formação de estrelas, onde os planetas que poderiam abrigar a vida possam existir", disse Serena Viti, uma das autoras da descoberta. 

Gliceraldeído podem reagir para formar a ribose, um constituinte fundamental do ácido nucléico RNA, que se acredita ser a molécula central na origem da vida. Gliceraldeído anteriormente só foi detectada perto do centro da nossa galáxia, onde as condições são extremas em comparação com o resto da galáxia. Mas sua descoberta em uma área distante do centro da galáxia em uma área conhecida como G31.41+0.31 sugere que a produção deste ingrediente chave para a vida pode ser comum em toda a galáxia.

Esta é uma boa notícia em nossa busca por vida extraterrestre, porque uma ampla gama de moléculas aumenta as chances de que outras moléculas essenciais à vida existam nas regiões em que planetas como a Terra podem existir.

O professor Keith Mason, chefe executivo do STFC, disse que "a descoberta de uma molécula de açúcar orgânico em uma região de formação de estrelas no espaço é muito interessante e irá fornecer informações extremamente úteis na busca por vida extraterrestre. Pesquisas como esta, combinado com a vasta gama de outros projetos astronômicos que envolvem pesquisadores do Reino Unido, estão em constante expansão a alavanca o nosso conhecimento do Universo, mantendo o Reino Unido na vanguarda da astronomia. " 

Notas importantes:

[1] A ribose é uma substância usada pelo corpo para produzir o ATP — a fábrica de reposição da energia muscular. Sem a ribose, a capacidade do corpo de produzir ATP cai em até 50%, resultando em menos energia e, conseqüentemente, em uma exaustão prematura. 

[2] O gliceraldeído é um composto orgânico sólido, cristalino e de sabor adocicado. É um intermediário no metabolismo dos carboidratos.


Nota: Basta a localização de vida extraterrestre, em qualquer formato, para derrubar o "forte mito" que diz ser impossível ao homem "pecaddor"  ter acesso à vida fora do nosso Planeta. Segundo se afirma o pecado está circunscrito ao nosso mundo. Deus está impedindo contato com os outros mundos, todos sem pecado, a fim de que não contaminemos outras obras criadas. Está cada vez mais perto da ruina esse arraigado jeito arcaico de pensar...

Enéias Teles Borges

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Débito automático do dízimo...

Não é por falta de criatividade que as igrejas deixarão de arrecadar dinheiro dos seus fiéis. Maior exemplo de inovação é o missionário R.R.Soares, líder da Igreja Internacional da Graça, que acaba de lançar uma nova modalidade de coleta de dízimo, por meio de débito automático em conta-corrente.

Segundo Soares divulgou em seu programa na Band, o membro da igreja poderá fazer suas doações mensalmente de forma mais prática. Para isso o fiel deve preencher um cadastro nos sites da igreja e passar seus dados bancários. É o doador, afirma Soares, quem decide quanto quer doar. Quem se cadastrar, diz ele, ganha "um brinde de Jesus", sem dizer o que é. O missionário garante ainda que, se por acaso o doador não tiver saldo num determinado mês para dar o dízimo automático, ele não será debitado e "o fiel não será incluído no SPC ou no Serasa". A doação mensal voltará a ser debitada no mês seguinte, sem acumular a que não foi paga. Para criar o "dízimo em conta corrente", a Igreja Internacional da Graça firmou parceria com Itaú, Banco do Brasil e Bradesco. 

"Heaven Card" 

Além do dízimo automático, o pastor R.R.Soares também lançou o cartão de crédito da Igreja Internacional da Graça de Deus. Entre outras vantagens, o cartão permite pagar as compras "em até 40 dias, financiar no crédito rotativo e fazer saques de emergência no Brasil e exterior". Segundo a igreja, o cartão "é mais uma forma de você contribuir com as ações e obras sociais da igreja". Além da Internacional da Graça, a Universal e a Mundial também aceitam o pagamento de dízimos e doações por meio de cartão de crédito e débito. As operações são legais.

Romildo Ribeiro Soares, 64, é cunhado de Edir Macedo (casado com a irmã de Macedo, Maria Magdalena) e co-fundador da Igreja Universal do Reino de Deus. Deixou o parente por suposta divergência no final dos anos 70 e criou sua própria igreja em 1980. Sua igreja tem negócios com várias emissoras, de quem compra horários, e também é proprietária de uma operadora de TV paga, cujos pacotes não oferecem nenhum canal que exiba cenas de violência, erotismo ou tenha linguajar chulo.


Nota: Podemos afirmar, sem qualquer dúvida, que esta é uma igreja que está se adaptando à modernidade. Nada de sacolinha! Por que viver na idade da pedra se a tecnologia está à disposição? O "negócio da fé" tende a crescer, crescer e crescer...

Enéias Teles Borges

A morte do "Doutor Morte"

O médico americano conhecido como o "Doutor Morte" pela sua firme defesa da eutanásia e por ter ajudado cerca de 130 pessoas a cometerem suicídio, segundo reconhecia ele mesmo, morreu nesta sexta-feira aos 83 anos de idade. Kevorkian estava internado em hospital do Michigan tratando uma pneumonia e uma insuficiência renal.

Um porta-voz do hospital Beaumont, em Royal Oak, em Michigan, onde o médico patologista estava internado devido a uma pneumonia e a uma insuficiência renal, confirmou a informação à imprensa.

O "Doutor Morte" conquistou fama nacional nos anos 1990, quando foi acusado em várias ocasiões de assassinato por ter ajudado alguns pacientes terminais a cometerem suicídio. Para atender esse grupo, desenvolveu um aparelho, que permitia que o paciente injetasse sozinho uma dose letal de potássio e cloreto.
Após vários julgamentos, Kevorkian foi condenado a uma sentença entre 10 e 25 anos de prisão em 1999 por assassinato em segundo grau de Thomas Youk, de 52 anos, um doente de esclerose lateral amiotrófica, uma doença mortal, a quem administrou uma dose de drogas letais.

O médico gravou as imagens desse momento, que foram transmitidas pela televisão pelo programa 60 Minutes, do canal CBS. Kevorkian foi posto em liberdade em junho de 2007 após cumprir oito anos na prisão. Sua vida foi levada à televisão pela emissora HBO no filme You Don't Know Jack, e Al Pacino, que interpretou o doutor, recebeu um Emmy por seu papel na última edição destes prêmios.

(Estadão)

Nota:
Será que algum outro doutor fez por o ele o que ele fez pelos outros?

Enéias Teles Borges

Deus ou mistério?

Ponto um: uma mente limitada poderia afirmar que deus existe ou deveria se contentar em aceitar que existe um mistério, algo inacessível ao ser humano? Por que a insistência em tentar provar que deus existe? Por que muitos asseveram que possuem a certeza de que ele existe?

Ponto dois: uma mente limitada poderia afirmar que deus não existe ou deveria se contentar em aceitar que existe um mistério no que tange às origens? Por que a insistência em provar que deus não existe? Por que muitos afirmam ter certeza absoluta de que ele não existe?

Acredito que a palavra mistério, no contexto que proponho, é a palavra ideal. A história humana tem demonstrado que os viventes racionais sempre tiveram que rever conceitos, renunciar às situações antes tidas por verdadeiras e imutáveis. Teístas e ateístas tiveram que rever, ao longo dos tempos, muitos pressupostos e conclusões acaloradas.

Não seria humildade ímpar admitir a existência de um mistério fabuloso? Mistério que mantém, em todos nós, o desejo de sempre continuar buscando? Afirmar que “sim ele existe” ou “não, ele não existe” não seria arrogância humana, neste universo “sem fim”? Sim, universo sem fim, no que diz respeito à quantidade de informações existentes, que precisam ser agregadas ao nosso pequeno saber humano...

Pois é: a palavra mistério encerra em si a idéia do desconhecido, que sempre será buscado pelo ser finito, mas que jamais será alcançado. Afinal como o finito poderia entender e alcançar o infinito?

Enéias Teles Borges
Postagem original:10/02/2010

Outra pessoa dentro de mim...

Um amigo meu, advogado com bom tempo de militância, procura colocar o bom humor no que faz. Outro dia, ele que não abre mão de muita cerveja, foi questionado: "por que você bebe tanto?"

Ele respondeu com o bom humor de sempre: "eu bebo pouco, mas o pouco que bebo desperta uma outra pessoa dentro de mim. Essa outra pessoa bebe pra caramba..."

Enéias Teles Borges

Invenção humana está além do Sistema Solar

Que nave espacial da humanidade está mais distante? Lançada em 1977, agora a Voyager 1 detém esta honra a 17,5 bilhões de quilômetros do Sol. Isto corresponde a 16 horas-luz ou 117 Unidades Astronômicas (UA).

A Voyager 2 e a Pioneer 11, ambas também muito além da órbita de Plutão, estão a 14,2 bilhões e 12,4 bilhões de quilômetros do Sol, respectivamente. Ainda em seu longo caminho na direção de Plutão, a nave espacial New Horizons está atualmente a 3 bilhões de quilômetros do Sol e se encontrará com o sistema de Plutão em julho de 2015.

Todas essas naves usaram manobras de assistência gravitacional que as propulsionaram como num estilingue, para aumentar sua velocidade de travessia do sistema solar exterior. A Voyager 1 é a que se move mais rápido, escapando do sistema solar a cerca de 17 quilômetros por segundo. Ambas as Voyagers ainda estão operacionais e se dirigem para os limites externos do sistema solar em busca da heliopausa e do início do espaço interestelar.

(Astrofísicos)

Nota: Aprendi que as atividades deletérias do homem (entre elas atividade extra Sistema Solar), sob o jugo do pecado, não iriam além do nosso Sistema Solar. O pecado estaria adstrito apenas a este nosso contexto no Universo. A Voyager 1 derrubou esse mito...

Enéias Teles Borges

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Buraco negro gigantesco

Um campeão dos pesos pesados universal foi coroado nesta manhã, na reunião da American Astronomical Society, em Seattle: Um buraco negro gigante pesando o equivalente a 6,6 bilhões de sóis, recebendo o título de o maior buraco negro de massa determinada no universo conhecido. Localizado no coração da galáxia M87 cerca de 50 milhões de anos-luz de distância na direção da constelação de Virgem, o buraco negro é tão grande que pode engolir o nosso sistema solar facilmente. Seu horizonte de eventos - o limite em que nada, nem mesmo a luz, pode escapar da sua monstruosa atração gravitacional - é quatro vezes maior que a órbita de Netuno.

Leia todo o artigo em (Astrofísicos).

Nota: Qual o sentido de tudo isso, dessa grandeza, dessa magnitude? Com a palavra os criacionistas e ateus...

Enéias Teles Borges

O futebol e a religião


Há quem diga que futebol e religião se confundem. Torcer por um time é como praticar atos religiosos. Para muitos, no futebol, há mais abnegação. Enquanto o religioso espera a salvação eterna o torcedor espera o sucesso eterno do seu clube do coração.

Como muitos sabem torço para o Botafogo FR, o Glorioso de General Severiano. Mesmo ligado ao time carioca não deixei de prestar atenção ao que ocorria na série B do Campeonato Brasileiro. Vi a luta do Corinthians para retornar à elite do futebol e alegria incontida quando o time conseguiu a almejada classificação. No Pacaembu foi possível ouvir um só coro da música de Roberto Carlos (O Portão) e a frase: “Eu voltei, agora pra ficar, porque aqui é o meu lugar...”

Futebol e religião. Fanatismo em ambos é o que mais se vê! A irracionalidade impera nos dois. A alegria e a tristeza podem vir de ambos. Decepção e desventura, também...

Há quem diga que religião e paixão por futebol não devem ser discutidos. Está muito além da racionalidade. O torcedor fanático nada ganha, em bens materiais, por torcer para um time. E quem disse que ele quer algo a não ser o sucesso do seu time?

Na religião acontece disputa parecida. São vários times correndo em direção ao céu e o vencedor será aquele que tiver o “corpo doutrinário” mais condizente com o propósito divino. Todas as agremiações da fé se arvoram à condição de melhor time!

Num campeonato de futebol o que se espera é a vitória do time mais aguerrido, técnico e perseverante. Na religião não é assim?

Quem sabe a diferença existente não está no altruísmo? O torcedor de futebol nada mais espera para si. Almeja tão somente a glória do próprio time. Na corrida para o céu é cada um lutando por si mesmo e alegando que a salvação é individual. Nesse exercício de egocentrismo o fiel combate contra tudo e contra todos, como se existissem pouquíssimas vagas no céu...

Futebol e religião: vale à pena discutir?

Enéias Teles Borges
Postagem original: 24/11/2008

Mutação genética...

A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmou nesta quinta-feira que a variedade da Escherichia coli (E.coli) que causou o surto na Europa é uma bactéria nunca antes vista. A agência disse que o sequenciamento genético preliminar realizado na bactéria sugere uma mutação de duas formas diferentes da E.coli, com genes letais que poderiam explicar a amplitude e a gravidade do surto na Europa e Estados Unidos.

Reportagem completa na Folha Online.

Nota: O que surpreende é justamente a mutação em si. Quanto mais acesso o homem tem às formas tecnológicas de detecção, mais novidades vêm à tona. Eu me pergunto até que ponto os mitos se manterão firmes, na medida em que a Ciência desnuda os conceitos antes irrefutáveis...

Enéias Teles Borges

quarta-feira, 1 de junho de 2011

A arca de Noé...

Uma réplica moderna da Arca de Noé finalmente foi concluída e pretende fazer sua viagem inaugural em 2012 até o rio Tâmisa, a tempo de prestigiar os Jogos Olímpicos de Londres, no Reino Unido. O dono dessa ideia digna de roteiro de filme, o rico construtor Johan Huibers, ainda vai pintar o colossal navio com três demãos de verniz à prova de fogo - medida de segurança que Noé não tomou quando construiu o original. Atualmente a Arca flutua sobre um rio em Dordrecht, na Holanda.

Leia mais no Universo Online.

Nota: Seria bom se nessa arca, que segundo se afirma é réplica exata da original, fossem ministradas palestras que provassem ser possível acomodar todas as espécies em casais, mais alimento e afins. Seria muito didático...

Enéias Teles Borges

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails