terça-feira, 30 de março de 2010

Colisão de partículas e o Big Bang

O Big Bang é uma hipótese. A teoria da criação também. Cada lado busca demonstrar que não é apenas uma teoria hipotética e sim a expressão da verdade. Os criacionistas têm como sustentáculo a fé, o apego à tradição milenar e os livros que embasam suas crenças. Existem criacionistas que se servem de pontos da ciência para mostrar que não é uma questão de hipótese e sim de verdade irrefutável. Por outro lado os ateus, e quem sabe alguns evolucionistas, procuram desenvolver experimentos que permitam solidificar a teoria hipotética e transformá-la em verdade irrefutável. Enquanto não chegam lá afirmam que o Big Bang é uma teoria, é uma hipótese. Quem tem sido mais honesto? Que cada um faça juízo de mérito e de valor.

Por hora recomendo a leitura do tópico "Colisão de partículas simulando Big Bang chega a recorde" publicado no [Universo Online].

Nota: Observem que não faço juízo, mas convoco o amigo leitor para que tenha a mente aberta para a verdade. Não importa qual seja a verdade, bastando, apenas, que seja a verdade.

Enéias Teles Borges

segunda-feira, 29 de março de 2010

OUTRO ANCESTRAL HUMANO?

Outro ancestral humano?
Enéias Teles Borges


A roda da história insta em não parar. Eventos surgem. Análises são refeitas. Descobertas científicas são questionadas. Tudo por conta da roda da história. Quer mais? O que dizer da possibilidade da compravação de que existiu um hominídeo diferente de tudo que se imaginou, que analisou e que se concluiu? Pois parece que temos novidades e o título da reportagem é sugestivo: "Possível nova ancestral humana é encontrada em caverna na Sibéria".

Reparem num detalhe do título do texto: "possível nova... "  É a novidade. Nova ancestral... Sugiro a leitura completa do texto, teclando no link [Estadão].
-

sexta-feira, 26 de março de 2010

Sobre o aquecimento global...

A verdade é que nem sabemos, de forma inquestionável, qual o motivo que proporciona tal aquecimento. Sequer sabemos se há, de fato, aquecimento global (da forma como muitos expõem). Quem sabe se a melhor expressão não deviria ser algo como "mudança climática", "novo ciclo do planeta" ou algo similar? Fato é que só se fala nisso atualmente. Tanto é verdade que o mundo até escolheu uma data para um evento igualmente global: 27/03/2010. As pessoas, do mundo inteiro, caso queiram, apagarão as luzes por um período de uma hora.

O que você pensa e fará, no que tange a essa data?

Link para a reportagem no [Universo Online].

Nota: Nem sei muito o que dizer. Certo é que não participarei do evento. Descreio? Não é bem isso. Chega um momento (na vida) que ficamos na dúvida se compensa participar de algo que mais se parece com um circo...

Enéias Teles Borges
-

quarta-feira, 24 de março de 2010

A PRIVACIDADE NA INTERNET

A privacidade na internet
Enéias Teles Borges


Conviver com o mundo globalizado e informatizado tem suas vantagens e suas desvantagens. Fácil comunicação, o prazer do acesso a dados interessantes e muito mais. As desvantagens também existem e não são poucas. Entre elas está a questão da privacidade. Não adianta querer fugir de certos fatos, a não ser através do afastamento total da internet. Os nomes e históricos das pessoas ficam gravados nas páginas de busca, ainda que em "cache". A conclusão é que, no momento, é impossível fugir de informações que se tornaram públicas. Basta uma postagem num blogue, comentário numa página e o nome de quem teclou algum dado fica "para sempre" registrado.

Essa preocupação está crescendo e a Operação do Direito (falo como advogado) ainda não tem solução prática para oferecer. Como fazer para que o nome de uma pessoa desapareça dos sítios de busca?

Para ter uma ideia do que aqui estou digitando, leia a reportagem no link abaixo. Não é exatamente uma solução, mas é uma boa dica. Tecle sobre o parágrafo abaixo.

-

terça-feira, 23 de março de 2010

CIENTISTAS BRASILEIROS EM AÇÃO

Cientistas brasileiros em ação
Enéias Teles Borges


O Brasil produz bom futebol, mulheres bonitas, música diversificada e muito mais. O Brasil tem sido destaque no campo científico? Tem sim. O Brasil vai bem, obrigado! Não é que saiu uma notícia interessante dando conta de que dois brasileiros questionam a origem do famoso asteroide que extiguiu os dinossauros? É isso aí, Brasil! Precisamos mostrar ao mundo muito mais que alegria, futebol e carnaval. Precisamos mostrar a nossa capacidade intelectual.

Basta teclar no link [Globo].
-

sexta-feira, 19 de março de 2010

História das religiões

Como as religiões surgiram? Por que são dessa forma hoje? Como creram nossos antepassados? Como creremos no futuro? A religião é espelho da verdade ou fruto da criatividade (e necessidade) humana? Perguntas assim, que são simples e objetivas, precisam ser apresentadas às pessoas, especialmente para quem não costuma questionar suas crenças. Leiam, logo a seguir, um "resumo da ópera". É algo bem simples, mas creiam: a maioria nunca parou para pensar em algo tão óbvio.[ETB]

História, origem e crenças das principais religiões

Desde os primórdios, os homens acreditavam que os fenômenos naturais, como por exemplo, as trevas, o calor, o frio, a vida e a morte, eram controlados por deuses e espíritos.

Segundo suas crenças, esses espíritos eram capazes de habitar as rochas, as árvores ou os rios, sendo que cada um deles possuía uma função diferente do outro. Os crédulos acreditavam receber sua benevolência por meio de oferendas, como: canções, danças, sacrifícios e magia.

Ao analisarmos a história das civilizações antigas, como as do Egito, China, Grécia e Roma, percebemos que estas eram politeístas, ou seja, possuíam vários deuses, que, em sua grande maioria, eram temidos por seus adoradores, que sempre se esforçavam para não os ofender ou irritar.

Sacerdotes, especialmente treinados para interpretar a vontade divina, ensinavam ao povo como viver conforme a vontade dos deuses e também como homenageá-los. Esta atividade permitia que os sacerdotes obtivessem um grande poder.

Grande parte das religiões acredita numa existência após a morte, onde os bons são recompensados e os maus punidos. Este é o motivo que fazia com que os egípcios embalsamassem os corpos dos faraós. Já nos funerais do homem primitivo, assim como os de chefes de tribos escandinavas, existia a demonstração de crença numa outra existência.

A idéia de uma força superior às demais, como o deus Sol, a deusa Lua, Zeus ou Odin, formou uma fé comum a muitos povos; contudo, foram os hebreus (e depois os judeus) que introduziram a crença num único Ser Supremo (Jeová), cria­dor de todo o Universo.

Posteriormente surgiu o Cristianismo, onde a partir dos ensinamentos de Jesus Cristo, Filho de Deus, conforme se encontra escrito no Novo Testamento, o homem conhece o evangelho. A religião cristã baseia-se no amor ao próximo.

As religiões orientais são em grande parte bem antigas e seguidas por inúmeros povos, entretanto, uma mesma religião toma rumos diferentes de acordo com o país e costumes de seus fiéis. (grifo nosso)

Você sabia?

- Comemoramos em 7 de janeiro o Dia da Liberdade de Culto. Em 21 de janeiro comemora-se o Dia Mundial da Religião.

Fonte: [suapesquisa]

Enéias Teles Borges - Editor
-

quinta-feira, 18 de março de 2010

Vida extraterrestre - II

Vida extraterrestre - II
Enéias Teles Borges

É sabido que os criacionistas, notadamente os cristãos, têm certeza da existência de vida fora da Terra. Claro que é vida perfeita, que não foi maculada pelos efeitos nefastos do pecado. Sabe-se mais: que o ser humano, em estado atual de pecaminosidade, não terá acesso a esses mundos pois (segundo se crê) em assim ocorrendo o pecado, de forma indireta, estaria adentrando os murais de mundos sadios. Há criacionistas que discordam disso - é bom que fique claro.

Emerge uma questão: a ciência humana tem trazido novidades. Novidades que vêm do espaço. Quanto mais avança o conhecimento humano, mais novidades impressionantes chegam a nós. Até bem pouco tempo era impossível provar a existência de planetas orbitando outras estrelas. Hoje eles são detectados. Agora surge fato novo: pequenos planetas, parecidos com a Terra, estão sendo descobertos. Até que ponto irá o conhecimento humano a respeito desses mundos? Até que ponto avançará o olhar telescópico humano? O que esse olho robótico enxergará além do sistema solar, além da nossa Galáxia?

Quanto mais a ciência avança, mais os mitos recuam. Imaginemos as crenças humanas na idade média, no século XIX e comparemos com o que se crê hoje. Imaginemos mais: o que se crerá nos próximos séculos, diante da evolução permanente da ciência?

É certo que os partidários da fé cega e da faca amolada pensam de forma divergente. Quero me dirigir às pessoas que não temam a verdade independentemente da forma como ela possa se apresentar, quer seja boa, quer seja ruim: que tipo de vida extraterrestre existe lá fora? O que descobriremos mais, ao nos dedicarmos ao estudo dos exoplanetas?

Quem viver saberá. Enquanto isso eu sugiro a leitura do texto "Agência de astronomia europeia anuncia descoberta de planeta extra-solar 'normal'". Link no [G1].
-

terça-feira, 16 de março de 2010

VIDA: MILAGRE OU ACASO?

Vida: milagre ou acaso?
Enéias Teles Borges


Para aquele que crê num poder sobrenatural a vida veio de um milagre: o da criação. Um ser onipotente deu origem a tudo o que se vê e até aquilo que ainda não foi visto. Para aquele que não crê a vida é obra do acaso.

A pergunta que faço, para aqueles que advogam e/ou questionam o acaso é a seguinte: quais as condições para que a vida surja, independentemente de ato milagroso? Pois é: a ciência começa a detectar vida em condições antes tidas como contrárias ao surgimento de qualquer espécie de vida.


Não é algo notável? Sendo a vida um milagre, pergunto: por que esse milagre nos é mostrado em forma de vida num contexto aparentemente absurdo? Não sendo um milagre, pergunto: essa descoberta não faria mais sentido para o que acredita no acaso? Trata-se de assunto interessante e que certamente acirrará ânimos. Ficarei ao lado daqueles que buscam a verdade, não importando qual seja.

Leia a reportagem teclando no link [Folha Online].
-

domingo, 14 de março de 2010

Desvendando a mente humana

Quanto mais a ciência apresenta resultados, mais mitos sucumbem. O que era atribuído a eventos sobrenaturais passa, cada dia mais, a ser computado como fatos naturais. Não é possível saber se a curto prazo todos os mitos deixarão de ser assim compreendidos. É possível afirmar que estamos apenas no começo do entendimento da mente humana.

Alguns passos estão sendo dados. O que me chamou a atenção foi uma pesquisa científica que dá conta do trabalho de cientistas que detectam a memória usando exame de ressonância. É passo pequeno, mas é um passo. Tal passo reafirma um adágio popular: "de grão em grão a galinha enche o papo". De pesquisa em pesquisa a ciência vai derrubando mitos. Vejamos o que representará, no futuro, a possibilidade de "ler" a memória humana.

Leia a reportagem completa teclando no link [Universo Online].

Enéias Teles Borges

terça-feira, 9 de março de 2010

Terremotos e o fim do mundo

Nas duas postagens anteriores procuramos deixar claro que o fim do mundo está adstrito ao fim da vida humana. O assunto de hoje diz respeito a um tema atual. Melhor dizendo: acontecimentos atuais. Terremotos de grande magnitude assustam os humanos. Nos últimos três meses foram 44 registrados e todos de alto grau de destruição. Os plantonistas da fé estão com o estoque cheio. Argumentos apontando o fim do mundo são os temas dos sermões cristãos e de outros segmentos religiosos.

Para quem teme o fim do mundo e, consequentemente, o fim da humanidade, a ciência traz um alento: o mundo não está acabando!

Eis aqui o texto completo no Universo Online.

Nota: Fim do mundo, fim da vida humana. Num ponto os teístas e ateístas pensam de forma parecida, ainda que suas fontes de convicções sejam divergentes. É questão de tempo para a Terra deixar de ser o que hoje é. Pode ser que aconteça em breve, como asseveram os religiosos e pode ser que demore mais, como acreditam os ateus. O certo é que a Terra haverá de mudar. Para pior ou melhor? Depende do ponto de vista. Talvez para o homem seja para pior...

Enéias Teles Borges

segunda-feira, 8 de março de 2010

O HOMEM POR UM FIO

O homem por um fio
Enéias Teles Borges


Quando dizemos que o mundo está por um fio é bom que fique claro: o universo não está por um fio. A vida humana, sim, pode estar por um fio. O fim dos tempos denuncia o fim da humanidade, não proclama, porém, o fim da terra. Não afirma que haverá o fim da vida. Quem está por um fio é o ser humano.

Efeito estufa, mudança climática e afins conspiram contra o vida na terra. Notadamente a vida humana. A terra, entretanto, não está por um fio. Ela continuará existindo dessa ou de  outra forma, podendo, inclusive, ser transformada. A matéria tende a continuar existindo ou se transformará em energia ou qualquer coisa fora do conhecimento humano.

Deixemos claro, portanto, que a vida humana está por um fio e que essa conclusão não se refere à Terra, Sistema Solar, Via Láctea, Universo...

O homem não é o centro do universo. Quem quiser acreditar nisso que o faça, mas não poderá reclamar de uma possível decepção futura.
-

sexta-feira, 5 de março de 2010

O mundo por um fio

Tudo está mudado e não podemos dizer que está errado. O mundo globalizado mostra, a todo minuto, os acontecimentos em todos os rincões da terra. O que mais tem agitado o mundo é a mudança climática. Chuvas violentas, frio arrasador e calor abrasivo. Existem mais eventos: terremotos, maremotos e afins.

O mundo está por um fio. Descarto as previsões dos "profetas de plantão". Não é necessária a crença para saber que o mundo mudou. Para pior? Não sabemos, mas que mudou, isso sim: mudou...

Bastou o assunto Haiti sair da mídia e o Chile entrou no lugar. Notícias de bombas humanas no Iraque nem chamam a atenção. Tudo precisa acontecer por atacado para chamar a efetiva atenção dos homens. Nem mesmo os profetas de plantão assustam o povo com suas profecias catastróficas. Virou rotina e rotina não chama a atenção...

O mundo está por um fio. Mesmo o ateu sabe disso. Seria o início do fim da raça humana?

Enéias Teles Borges

terça-feira, 2 de março de 2010

PENA DE MORTE


Pena de morte
Enéias Teles Borges


As pessoas ligadas a qualquer tipo de religião são, em sua maioria, contrárias à pena de morte. A alegação preponderante é aquela que sugere: "a vida vem de deus (ser superior) e só ele pode outorgar ou tirar..."  Existem países, regidos por constituições que se escudam em religiosidade, que são a favor da pena de morte, em casos específicos e depois do "devido processo legal". De uma maneira objetiva os religiosos se insurgem contra a pena máxima.

A questão que proponho é: uma pesquisa feita exclusivamente entre ateus levaria a qual resultado? Sem o freio religioso o homem seria favorável à pena de morte? O ateísmo essencialmente sugere o quê?

No contexto da fé existirá (conforme se crê) um momento do juízo final e cada um receberá bênção ou punição na justa medida. E no mundo dos ateus, posto que não existe o dia do juízo, como o assunto é visto?

Eis aí uma pesquisa que eu gostaria de ver...
-

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails