domingo, 26 de setembro de 2010

O casamento está banalizado?

Depois da promulgação da Lei do Divórcio Direto há quem diga que o casamento ficou banalizado. A questão é que o casamento está banal e faz tempo! O advento do Divórcio Direto irá colaborar para que ele se torne ainda mais banal?

O casamento, o divórcio e a burocracia

Casar não é tão difícil, pelo ponto de vista da burocracia. O divórcio, sim, era complicado. Primeiro seria necessária a ação de separação judicial e depois de um ano seria proposta a conversão para o divórcio. O custo era dobrado. O trabalho do advogado também. Eram duas ações e agora ficou apenas uma.

O que, de fato, ocorreu? A desburocratização encurtou o prazo de algo que já estava acontecendo. Ninguém irá se separar simplesmente porque ficou mais rápido e sim porque, efetivamente, não há mais clima para manutenção do casamento. O mesmo casal que entraria com a separação judicial o fará, por via mais ágil, pelo Divórcio Direto.

Sobre a união estável

Pessoas que não queriam conviver com a burocracia do casamento e da separação optavam e optam pela união estável. É certo que não há mais desculpa para o não casamento oficial. A burocracia acabou e para aqueles que detestam os corredores burocráticos é uma boa notícia.

A tendência é que diminua o contigente de união estável e os casais passem a optar pelo casamento oficial. Pelo menos para os que temiam a burocracia.

Sobre a hipocrisia reinante

É hipocrisia não enxergar o óbvio. Muitos casais simplesmente fingem estar juntos. A maioria por questões sociais, financeiras e religiosas. Não será o Divórcio Direto a principal causa de eventual "banalização" do casamento.

Muitas vezes o divórcio não é vilão. O casamento amparado pelo despreparo é quem promove a separação futura dos casais. O divórcio é apenas consequência do fracasso no casamento. A banalização do casamento, portanto, não está no divórcio e sim no próprio casamento. Não é o fim da burocracia que fará acontecer o que já era esperado. O Divórcio Direto tornará menos traumática a separação de casais que não se deram bem dentro do casamento.

Concluindo

Para os que se insurgem contra o Divórcio Direto há um caminho: o de preparar as pessoas para um casamento sólido. Não será a facilidade para se divorciar que aumentará o número de separações. Os casamentos bem planejados, sem utopias, impedem a banalização do casamento.

Enéias Teles Borges - Autor

Postagem original: 14/07/2010
-

Nenhum comentário:

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails