terça-feira, 22 de dezembro de 2009

POBRES PODEM FURTAR?


Pobres podem furtar?
Enéias Teles Borges


Eis aí uma polêmica: padre anglicano aconselha o furto e com uma ressalva: que seja em lojas grandes, que possam diluir os custos e repassá-los à população, em forma de elevação de preços. O que você acha? Eis o texto completo, extraído do Globo.

Padre britânico causa polêmica ao sugerir que pobres furtem

Polícia do norte da Inglaterra considera sermão de sacerdote anglicano 'altamente irresponsável'.

Um padre anglicano britânico aconselhou a seus fiéis que roubem em lojas se tiverem passando necessidade.

O padre Tim Jones, da paróquia de São Lourenço e Santa Hilda, no condado de York, no norte da Inglaterra, disse no sermão de domingo que as pessoas deveriam furtar de grandes cadeias de lojas e não de estabelecimentos pequenos.

Segundo ele, a atitude da sociedade para com os necessitados "deixa algumas pessoas sem outra opção a não ser o crime".

"Meu conselho, como padre cristão, é furtar em lojas", disse. "Eu não faço esta recomendação porque acho que furtar é uma coisa boa, ou porque acho que não faz mal, pois faz."

"Eu pediria que não furtem de lojas pequenas, de negócios familiares, mas de empresas de âmbito nacional, sabendo que os custos acabarão sendo repassados para o restante de nós na forma de preços mais altos."

"Quando as pessoas são libertadas da prisão ou se encontram repentinamente sem trabalho ou apoio da família, deixá-las por semanas e semanas com apoio social inadequado (...) é uma insensatez monumental, catastrófica."

'Irresponsável'

Mas o Arquidiácono de York, Richard Seed, disse: "A Igreja da Inglaterra (anglicana) não recomenda que ninguém furte."

"O padre Tim Jones está levantando questões importantes sobre as dificuldades que as pessoas enfrentam quando o apoio social não é oferecido, mas furto em lojas não é a forma de superar essas dificuldades."

A polícia da região, Yorkshire do Norte, qualificou o sermão como "altamente irresponsável".

Um porta-voz da força disse que, apesar de as pessoas sofrerem dificuldades financeiras, "furtar em lojas ou cometer outros crimes nunca deveria ser a solução".

"Fazer isso seria tornar a espiral (social) descendente ainda mais rápida, tanto para o indivíduo quanto para a sociedade como um todo", afirmou.

Mais tarde, em entrevista à rádio da BBC em York, Jones afirmou que sua intenção não era encorajar as pessoas ao furto, mas a doar mais para a caridade para impedir que os necessitados fiquem desesperados.

"Se uma pessoa esgotou todas as oportunidades dentro da lei para obter dinheiro e ainda está em uma situação desesperadora, a melhor coisa a fazer moralmente é pegar apenas o que precisar e só pelo tempo que precisar", afirmou.

O padre Jones chegou às manchetes dos jornais em maio de 2008, quando fez um protesto contra o uso do logotipo da marca Playboy em material de papelaria destinado ao público infantil. Ele foi a papelarias locais e jogou a mercadoria no chão.

Fonte: [Globo].

Nota: Não é difícil condenar o padre. Complicado mesmo é achar uma solução para problema social envolvendo pessoas necessitadas de um lado e pessoas abastadas de outro.
-

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

SINAL EVIDENTE DE EVOLUÇÃO?



Sinal evidente de evolução?
Enéias Teles Borges


Imagine um animal invertebrado, no caso um polvo, usando ferramentas para se abrigar ou quem sabe se proteger(...). Pois é algo assim mesmo que cientistas australianos detectaram no comportamento de um polvo que usou e usa casca de coco como ferramenta. Cientistas da Austrália se surpreenderam ao flagrar um polvo usando cascas de coco como abrigo.

Leia a reportagem completa no [Globo].

Nota: E se fosse possível observar comportamentos assim durante séculos? Será que finalmente muitos começariam a reconsiderar conceitos e dar crédito à teoria da Evolução? Seria esse caso um fato isolado e que deve ser desconsiderado? Como explicar tal comportamento?

-

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

O FUTEBOL, O PADRE E A CERVEJA


O futebol, o padre e a cerveja
Enéias Teles Borges


Os quatro principais times de futebol de São Paulo (Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos) se reuniram. O conhecido grupo (G4) de futebol anunciou, no dia 09/12/2009, o primeiro patrocinador conjunto para as quatro equipes. Trata-se de uma cervejaria conhecida no Brasil.

Até aí nada demais. A cerveja e o futebol até podem andar de braços dados, a despeito de que cerveja e futebol nos estádios não formam um bom casal (opinião deste blogueiro). Ocorre que surgiu um novo aliado, que inclusive aparece na foto junto com os quatro representantes dos clubes paulistas: o padre Marcelo Rossi!

Creio que não ficou bem (...), afinal não me parece boa postura qualquer religioso, não importando a qual conglomerado da fé pertença, participar de manifestação que possa incutir, sugerir, apoiar o uso de bebidas num contexto que envolvem pessoas e entidades esportivas.

Parece postura de um ultrapassado e/ou moralista de meia pataca? Pode até ser, mas faço questão de externar meu ponto de vista no que tange a esse assunto e nesse momento específico.

Reportagem completa no [futepoca].
-

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

O poder da música

Um assunto sempre me chamou a atenção: a música e seus efeitos no ser humano. A primeira questão a ser definida quanto a isso é a mensuração da qualidade: o que é música boa e o que é música ruim? Aí haveremos de enveredar por caminhos tortuosos. São muitos os estilos musicais. Música sacra, música clássica, popular e afins. Como avaliar o que é música boa ou ruim e como medir seus efeitos na mente humana?

O motivo dessa postagem é uma reportagem, no mínimo, curiosa. Vejam:

Música de Mozart ajuda no desenvolvimento de bebês prematuros

Um estudo recente feito por pesquisadores israelenses do Centro Médico Sourasky, na cidade de Tel Aviv, em Israel, sugere que as músicas de Mozart podem auxiliar na desaceleração do metabolismo de bebês prematuros, ajudando assim no ganho de peso e crescimento dos recém-nascidos.

A pesquisa avaliou o metabolismo em descanso de 20 bebês prematuros saudáveis, baseando-se no pressuposto de que um metabolismo mais baixo auxilia no aumento de peso. Durante dois dias consecutivos, e por 30 minutos, os bebês ouviram as composições Mozart e tiveram o metabolismo medido. Da mesma forma, mediu-se o metabolismo dos bebês em outros dois dias consecutivos durante 30 minutos sem música. Saiba Mais

Após as análises, os pesquisadores identificaram que o metabolismo dos bebês que ouviram cerca de 30 minutos das composições de Mozart diminuiu, em média, 13%.

Segundo os pesquisadores, grande parte das pesquisas que envolviam os efeitos que as músicas de Mozart poderiam causar eram relacionadas aos benefícios que o QI tinha por conta das músicas.

Fonte: [Provedor Uol].

Nota: É muito difícil qualificar a música que ouvimos. Nossa tendência é a de avaliar com base na experiência que tivemos em nossa vida. A música boa, para cada um, é aquela que agrada. Gostar de um estilo não é, ao meu ver, o critério para se avaliar se a música é boa ou não - nesse caso retornamos à experiência de vida que cada um tem. Como saber se uma música é boa ou ruim? Existe conexão direta entre a composição e o misticismo (dos que possuem) humano?

Enéias Teles Borges

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Mudança climática e sexo de graça

Haveria alguma ligação entre os membros da COP-15 e o sexo com mulheres dinamarquesas? Pelo jeito há sim. As prostitutas da capital dinamarquesa estão oferecendo seus serviços profissionais (sexo) aos delegados dos países presentes à cúpula da ONU sobre a mudança climática. E é de graça!

Vejam como funciona ou funcionaria:

As prostitutas dinamarquesas decidiram oferecer sexo de graça aos delegados dos países presentes à cúpula da ONU sobre mudança climática (COP-15), como reação a uma campanha contra a prostituição lançada pela Prefeitura de Copenhague.

As autoridades municipais da capital dinamarquesa distribuíram nos principais hotéis e edifícios da cidade, assim como no centro de congressos Bella Center, sede da COP-15, cartões postais com a mensagem "Seja sustentável: não compre sexo".

O objetivo é convencer os milhares de delegados de que recorrer aos serviços de uma prostituta é moralmente errado, embora esta atividade seja legal na Dinamarca, contanto que não seja coercitiva.

As prostitutas dinamarquesas contra-atacaram oferecendo sexo de graça para quem comprovar que é delegado da COP-15 e mostrar um dos postais da campanha municipal, explicou Susanne Moller, porta-voz da Organização em Interesse dos Trabalhadores do Sexo (SIO, na sigla em dinamarquês), nesta quarta-feira (9).

Moller justificou a medida como uma "ação de protesto" contra as autoridades municipais, "que pretendem chamar a atenção vendendo-se como uma cidade livre de prostituição".

"Devemos nos defender desta campanha discriminatória", afirmou Moller, que destaca o apoio à proposta entre as prostitutas dinamarquesas, respaldo que se estende a organizações similares de todo o mundo, até de países distantes como a Austrália.

Segundo a porta-voz da SIO, a iniciativa não pretende incentivar a prostituição, mas sim divulgar a situação das prostitutas e pedir aos delegados para que se concentrem nos assuntos relacionados ao clima.

O medo de um hipotético crescimento na atividade da prostituição durante a COP-15 é um mito e não há nenhuma evidência que sustente essa afirmação; ao contrário, obedece "a uma concepção errônea" dos movimentos contrários à prostituição, que querem aboli-la a todo custo, "inclusive manipulando a verdade", diz Moller.

A SIO diz ter sido contatada por alguns interessados, mas não tem informações sobre algum delegado da COP-15 que tenha aproveitado a oferta das prostitutas dinamarquesas.

"A Prefeitura de Copenhague fez um papel ridículo no mundo todo. A prefeita, Ritt Bjerregaard, só apareceu uma vez na televisão para debater comigo sobre o tema, e desde então não voltou a se pronunciar. Ela sabe que é um caso perdido", afirmou Moller.

Fonte: [Folha Online].

Nota: Quais estão certos? Os que consideram o sexo uma atividade legal, porém imoral ou as prostitutas, que em sinal de protesto, oferecem seus serviços de forma graciosa? Ou tudo isso não é assunto para que se julgue quem está certo ou quem está errado?

Enéias Teles Borges

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

HOUVE VIDA EM MARTE?



Um pedaço de Marte na Antártida

Em 1996, um time de astrônomos liderados por David McKay, do Centro Espacial Johnson da Nasa, publicou um artigo na afamada revista “Science” anunciando a descoberta de uma evidência de atividade biológica fossilizada no meteorito ALH84001. Esse meteorito foi encontrado na Antártida e é na verdade um pedaço arrancado de Marte. Alguns impactos em Marte devem ter sido tão violentos que ejetaram pedaços de rochas da superfície e os colocaram no espaço. Alguns dos pedaços de rocha foram atraídos pela Terra e caíram por aqui. O processo inverso também deve ter ocorrido, mas como a gravidade de Marte é muito menor que a da Terra, deve haver mais destroços de Marte aqui, do que o inverso.

O meteorito ALH84001, em especial, mostrou ao ser analisado traços de nanocristais de magnetita em pequenos glóbulos de material carbonáceo que poderiam ter origem biológica. A hipótese de MacKay e seus colegas é baseada em processos similares que ocorrem na Terra, onde algumas bactérias encontradas na água e mesmo no solo secretam esses nanocristais. A ideia é que a magnetita encontrada no meteorito tem origem biológica por causa de sua semelhança. Seria a primeira evidência sólida de que teria havido vida em Marte. Seria.

O grande problema da descoberta foi a maneira com que ela foi divulgada. Todo artigo científico precisa passar por uma revisão de outros cientistas que atuam na mesma área. Chama-se revisão por pares (ou peer review). No caso de análises como essa, de meteoritos, uma amostra é mandada para outros grupos fazerem uma checagem semelhante para confirmar (ou não) as afirmações do artigo. Acontece que neste caso tudo foi atropelado. Por causa da importância e o impacto da possível descoberta, o anúncio foi feito antes da revisão por pares e da análise das amostras. O anúncio chegou a ser feito pelo presidente dos Estados Unidos, numa estratégia de marketing para pressionar o Congresso Americano a dar mais verba para enviar sondas à Marte.

Por causa do atropelo, muita gente torceu o nariz. A coisa ficou pior quando outros grupos mostraram que era possível, sob determinadas condições, obter os tais nanocristais de magnetita, tais quais os encontrados no meteorito. A magnetita presente em ALH84001 foi recriada em laboratório em um processo chamado de decomposição térmica de carbonáceos.

Agora, passados 13 anos, o mesmo grupo de astrônomos publicou outro estudo sobre o tema. Dessa vez, usando equipamentos de análise modernos (que não existiam naquela época) e passando por todos os rigores da revisão por pares, eles mostram que a hipótese biológica é a mais provável. Partindo da ideia da origem inorgânica, eles rebatem a noção de que a decomposição térmica de carbonatos pode dar origem aos cristais do meteorito. A conclusão é que a hipótese de origem orgânica é a mais plausível.

A conclusão é que a hipótese de origem orgânica é plausível, mas isso não significa que seja a única. Por enquanto, é a que melhor explica a origem da magnetita. Assim sendo, a teoria de que já tenha havido vida em Marte ganha força. E com ela uma esteira de possibilidades interessantes: se um pedaço de Marte chegou à Antártida com evidências fossilizadas de vida, não poderia um outro pedaço ter trazido um pouco dessa vida à Terra?

Fonte: [Portal Globo].

Nota: o avanço da ciência tem criado e destruído conceitos. A própria ciência vem, sistematicamente, corrigindo a ciência. É a tecnologia contando a história do passado em outro planeta. Fico pensando o que ocorrerá, no mundo do misticismo, quando ficar comprovada a vida em outros mundos. Refiro-me à vida primitiva e que não denote uma perfeição - como afirmam muitos místicos que existe (vida perfeita) nos mundos não atingidos pelo poder devastador do pecado humano.[ETB]
-

domingo, 6 de dezembro de 2009

SOFRIMENTO BOTAFOGUENSE



Sofrimento Botafoguense
Enéias Teles Borges


Hoje foi muito complicado. Teríamos que ganhar do Palmeiras para escapar do rebaixamento. Medo da série "B" do campeonato brasileiro. E foi com muita dor. Gols do Wellington e do Jobson. No finalzinho o Palmeiras descontou e tivemos minutos de sofrimento bravo! No final vencemos, ou melhor, deixamos de perder. Nossa luta foi contra o rebaixamento. Não foi por título o que é uma pena...

Ainda assim eu me sinto orgulhoso! O Engenhão (Estádio Olímpico João Avelange) estava lotado. 40 mil botafoguense empurrando o tíme. Vai Fogão! Garra Fogão! À luta Glorioso!

O Flamengo foi campeão? Pois é... Mas isso não obliterou a glória botafoguense. Não somos coadjuvantes. Somos "o Botafogo FR", com muito orgulho, com muito amor...

Parabéns Glorioso. O seu lugar é sempre na elite!
-

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

POR QUE DEUS NÃO SE MANIFESTA?


Por que deus não de manifesta?
Enéias Teles Borges


O pano de fundo deste texto é a postagem "por que Deus não cura os amputados?" do blogue "a arte de ter razão". São vários os arrazoados em volta desse assunto. Efetivamente é curioso que todo milagre de cura é subjetivo, isto é, não há como se afirmar, peremptoriamente, que houve o milagre. Possivelmente por isso a pergunta "por que deus não cura os amputados?" ficará sem resposta. Sem resposta? Sim, sem resposta plausível. É claro que serão recusadas respostas evasivas. Dizer que "não é possível entender os desígnios divinos" não é resposta para se levar a sério no contexto em que essa postagem está inserida.

Só para exemplificar como a questão dos milagres pode estar alicerçada sobre a areia da subjetividade e da falácia eu chamo a atenção para uma vinheta da Rede Record de televisão. Na vinheta, tendo ao fundo linda paisagem, o locutor pergunta: "você acredita em deus?" e ele mesmo responde: "então você acredita em milagres". Que tipo de milagre é esse? A cura de amputados é que não é!

Fecho o texto externando o seu propósito: por que deus não se manifesta? Por que ele não acaba com a dúvida? Por que, sendo um deus pessoal e pai amoroso, não aparece para dizer: "chega de dúvida, especulação, interpretação! Estou aqui e sou assim!

Não seria tão simples? Não seria uma expressão, no mínimo, de caridade? Não seria uma forma de evitar milênios de perguntas sem respostas ou milênios repletos de respostas obtusas?

É claro que os partidários da "fé cega e da faca amolada" têm um rosário de respostas, mas em nenhuma delas haverá uma prova de que deus cura os amputados.
-

Textos Relacionados

Related Posts with Thumbnails